[News] Instituto Oi Futuro anuncia segunda edição do ‘Nave em Órbita’, iniciativa com cursos gratuitos de programação e desenvolvimento de games
![]() |
| A primeira edição do Nave em Órbita, em 2024, impactou mais de 2.200 estudantes de todo o Brasil - foto: Thais Magalhães |
Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2025 - Após o sucesso da primeira edição, que apresentou o universo de programação e desenvolvimento de jogos digitais a mais de 2.200 estudantes de todo o Brasil, o Instituto Oi Futuro anuncia a segunda edição do Nave em Órbita. Oferecida em dois formatos distintos: online e presencial. Voltado para jovens a partir de 13 anos, a iniciativa consiste na oferta de cursos gratuitos de introdução a ferramentas e conceitos para a criação de games. As inscrições para a nova turma presencial serão abertas no dia 26 de agosto durante evento de lançamento na sede do Programa NAVE – Núcleo Avançado em Educação, no Andaraí.
Com vagas limitadas, o curso presencial “Criando Meu Primeiro Jogo Digital” conta com carga horária de 16 horas distribuídas em atividades práticas e colaborativas sobre game design, arte visual e sonora para jogos e programação, além de discussões temas contemporâneos relevantes como cidadania digital, saúde mental, e uso consciente da tecnologia. Para participar, basta que o aluno esteja regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental ou médio da rede pública e tenha disponibilidade para frequentar as aulas presenciais. O local e a data das aulas e um link para inscrições, que seguem até 1 de outubro, serão divulgados em breve.
Participante da primeira edição do Nave em Órbita, em 2024, a aluna Gabrieli Maria, de 16 anos, destaca como o curso expandiu seus conhecimentos sobre o mundo dos jogos digitais: “Gosto muito de desenhar e, durante o Nave em Órbita, aprendi a usar ferramentas como o Pixel Arte e o Scratch, que me permitiram criar meus próprios personagens e a trabalhar em seus desenhos, movimentos e falas. Acredito que eles podem até se tornar protagonistas de jogos que eu quero desenvolver no futuro. Também tenho um sonho de trabalhar como dubladora, inclusive de jogos, e o curso me ajudou a ter um primeiro contato com este universo do desenvolvimento de games.”
O NAVE em Órbita é uma experiência adaptada do currículo de Programação Full Stack e de Jogos Digitais do NAVE – Núcleo Avançado em Educação, programa de ensino do Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Completando 19 anos em 2025, já formou mais de 4 mil alunos e oferece formação profissional aos jovens do ensino médio que desejam atuar nas áreas de tecnologia e criatividade. A iniciativa busca apresentar essa experiência de curta duração, desenvolvendo habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para atuar na indústria criativa e digital.
Segundo relatório da Newzoo Global Games Market 2023, a indústria de games movimenta mais de R$13 bilhões por ano no Brasil, com 100 milhões de jogadores e cerca de 1.040 empresas desenvolvedoras. Para Aline Almeida, Gerente de Educação e Comunicação do Oi Futuro, o Nave em Órbita é uma porta de entrada para um mercado cada vez mais em alta: “Queremos não apenas formar profissionais capacitados para atender às demandas da indústria, mas também apoiar o desenvolvimento de cidadãos criativos e aptos para formar a próxima geração do mercado profissional de inovação e tecnologia. Ao vincular o interesse por games a oportunidades reais de carreira, o Nave em Órbita ajuda a combater a evasão escolar, reconectando os alunos com a escola e ressignificando suas relações com o aprendizado.”
O projeto NAVE em Órbita II conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Ipiranga, Iconic, SulAmérica, Rede D’Or, Allos, Artplan, Eletromidia, Bemobi, GlobalTera e Lightfarm Studios por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Além disso, conta com apoio institucional da Nova Rio e Wilson Sons. A trilha de cursos “Criando Meu Primeiro Jogo Digital”, que compõe o projeto, também é desenvolvida pelo projeto Decola Nave, que conta com o copatrocínio da TCS, apoio da Bemobi, da Wilson Sons e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Todos esses parceiros integram a Aliança NAVE, uma rede de impacto na educação que busca inspirar políticas públicas e ampliar o ensino de qualidade no país.
Evento de lançamento
Com entrada franca e aberto ao público, o lançamento da segunda edição do Nave em Órbita vai contar com duas mesas de discussão sobre temas relacionados ao universo dos jogos digitais e seus impactos no cotidiano de milhões de jogadores. O primeiro debate, “Indústria de Jogos: panorama sobre o ecossistema”, traçará um panorama do atual cenário do mercado e os caminhos para trabalhar no mercado de jogos digitais, com ênfase no cenário carioca. A cofundadora da Diversigames, Mariana Uchôa; a desenvolvedora de jogos antirracistas, Thaís Xavier; o fundador da Lightfarm, Rafael Vallaperde e o ex-aluno e atual professor de programação do NAVE, Gabriel Fabri, são alguns dos confirmados.
Em um cenário em que os games ocupam papel central no entretenimento de milhões de jovens, a segunda mesa do dia, “Design de Jogos: Construindo Experiências Saudáveis”, propõe uma reflexão sobre os caminhos para a criação de jogos digitais que contribuam para o consumo saudável, especialmente para a saúde mental e segurança de jovens jogadores. Especialistas como Emanuella Ribeiro, analista de políticas públicas do Instituto Alana, Maíra Moraes, Diretora-presidente da MultiRio; Kim Kaznowski, Desenvolvedor da Double Dash Studios; e Flávia Garcia, Professora e Pesquisadora da Fiocruz, irão discutir temas como as responsabilidades éticas, criativas e técnicas dos desenvolvedores de jogos digitais. Para participar do evento, basta retirar os ingressos gratuitamente pelo Sympla.
Sobre o Programa NAVE
Desenvolvido há 19 anos pelo instituto Oi Futuro em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o Programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa. O NAVE desenvolve, implementa e compartilha metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, fazendo uso pedagógico de novas tecnologias. Com cursos de Multimídia e de Programação Full Stack e de Jogos Digitais, o programa oferece aos jovens uma educação integral: para o mercado de trabalho e para a vida.
Em 2025, novos parceiros se juntam ao NAVE, que passa a contar com o patrocínio da Wilson Sons, TCS e Bemobi, e apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, para oferecer o curso Programação Full Stack e de Jogos Digitais. O projeto NAVE em Órbita conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, SulAmérica, Rede D’Or, Bemobi, Ipiranga, Eletromidia, Iconic, Allos, Artplan, Globaltera Lightfarm Studios, Nova Rio e Wilson Sons, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Todos esses parceiros integram a Aliança NAVE, uma rede de impacto na educação que busca inspirar políticas públicas e ampliar o ensino de qualidade no país.
Sobre o instituto Oi Futuro
Fundado em 2001, o instituto Oi Futuro desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. No campo da cultura, a entidade é gestora do Futuros - Arte e Tecnologia, centro cultural carioca com galerias de arte, teatro multiuso e o Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades, que exibe parte do maior acervo da história das comunicações no país e oferece experiências interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O instituto Oi Futuro também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, além do Programa NAVE, o instituto é gestor da plataforma Órbita, que tem o propósito de oferecer formações gratuitas para profissionais que trabalham com Educação em todas as redes de ensino do país. Os cursos remotos e autoinstrucionais oferecidos dialogam com os desafios do nosso tempo e apoiam caminhos em torno do pleno desenvolvimento dos estudantes.
Sobre a Ipiranga
A Ipiranga está presente na jornada de mobilidade dos brasileiros, abastecendo a vida em movimento de milhões de pessoas diariamente. São mais de 87 anos em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, valorizando o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana. São cerca de 6 mil postos e 6,8 mil grandes clientes que aplicam o portfólio pioneiro e completo de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Reconhecida por diversos rankings, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo, a AmPm e o Jet Oil, além do KMV, o programa de fidelidade completo dos postos Ipiranga, com mais de 38 milhões de participantes. A Ipiranga é uma empresa comprometida com as agendas de diversidade e inclusão social, além de promover qualificação profissional, oportunidades para entrada de jovens no mercado de trabalho, voluntariado, iniciativas de carbono neutro e o Saúde na Estrada, um dos maiores projetos nacionais para cuidados e bem-estar do caminhoneiro. A empresa é signatária do Pacto Global e atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sobre a Iconic
A ICONIC é uma joint venture formada pela Chevron e pela Ipiranga. A empresa é líder na comercialização de lubrificantes no Brasil, atuando no desenvolvimento, produção, comercialização e distribuição de lubrificantes, graxas e fluidos de arrefecimento. Possui duas unidades de fabricação e realiza a distribuição de óleos básicos por meio de um terminal no porto do Rio de Janeiro. A ICONIC criou uma nova estrutura de negócios totalmente dedicada à comercialização de óleos básicos, gerida de forma independente do segmento de lubrificantes. A operação conta com uma equipe técnica altamente qualificada, um terminal exclusivo no Porto do Rio de Janeiro para desembarque de navios e diferentes locais de armazenamento que permitem prazos de entrega mais curtos aos clientes.
Sobre a Sulamerica + Rede D’Or
Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados do Brasil com presença em doze estados, além do Distrito Federal. O Grupo opera com 73 hospitais. A Rede possui cerca de 11,7 mil leitos operacionais. São, ao todo, 73,4 mil colaboradores e 106 mil médicos credenciados, que realizaram cerca de 5,5 milhões de atendimentos de emergência, 498 mil cirurgias, 43,3 mil partos e 5,0 milhões de atendimentos ambulatoriais nos últimos 12 meses, além de 28 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há sete anos. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico.
Sobre a Allos
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.
Sobre a Artplan
Sob a liderança do sócio e presidente Antonio Fadiga, a Artplan é uma das maiores agências brasileiras com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui cerca de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A CEO Gláucia Montanha está à frente do escritório de São Paulo, enquanto os diretores-gerais Ana Paula Sanchez e Duda Moncalvo lideram as unidades do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Desde 2016, a agência figura entre as 10 agências mais bem avaliadas por seus próprios clientes, segundo o Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes. Certificada dez vezes pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina.
Sobre a Eletromidia
A Eletromidia conversa mensalmente com mais de 53 milhões de pessoas através de quase 65 mil pontos de contato, sendo 47 mil ativos digitais – o maior inventário digital do país. Levamos conteúdo, serviços e experiências com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade por meio da transformação das cidades. Somos a única companhia do setor com atuação nas cinco verticais do Out Of Home – ruas, edifícios, shoppings, aeroportos e transportes – presente nos 11 maiores mercados do Brasil. Desde 2024, somos uma empresa controlada pelo Grupo Globo, ampliando nossa capacidade de inovar e transformar o ecossistema publicitário.
Sobre a Bemobi
Nascida no Brasil, mas com atuação global, a Bemobi é uma empresa de tecnologia pioneira com foco na oferta de soluções e plataformas móveis para pagamentos digitais, engajamento de clientes, microfinanças e serviços digitais.
Sobre a GlobalTera
A GlobalTera é sinônimo de inovação e confiabilidade no setor de tecnologia. Com um portfólio completo de soluções em TI, automação, inteligência artificial e sistemas de gestão, a empresa atua como parceira estratégica de negócios em todo o Brasil. Mais do que entregar tecnologia, a GlobalTera entrega resultados, conectando dados, pessoas e processos para transformar desafios em oportunidades. Onde há futuro, a GlobalTera já está presente."
Sobre a Lightfarm Studios
A Lightfarm é um estúdio criativo premiado que transforma ideias em experiências visuais marcantes, de stills a animações cinematográficas. Há mais de uma década, nosso time internacional de artistas e desenvolvedores colabora com marcas, agências e estúdios de entretenimento no mundo todo, unindo excelência técnica, craft e uma cultura baseada na clareza. Oferecemos uma produção completa, do conceito à entrega, que inclui animação 2D e 3D, publicidade em CGI com efeitos visuais de qualidade cinematográfica, experiências interativas em tempo real com Unreal Engine, fotografia, live action e muito mais. Com base no Rio de Janeiro, damos vida a grandes histórias e as levamos para o mundo. Let’s make it real.
Sobre a Nova Rio
Com 40 anos de história, a Nova Rio é referência em multisserviços, oferecendo soluções completas em manutenção predial e industrial, áreas verdes, facilities, limpeza e conservação. Com uma equipe qualificada e foco em eficiência, segurança e qualidade, atuamos de forma personalizada para atender às necessidades de cada cliente, gerando impacto positivo nas pessoas e no futuro da cidade. Nova Rio – 40 anos transformando o Rio.
Sobre a Wilson Sons
Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.



Nenhum comentário