[News] 14º Olhar de Cinema destaca obras de Agnès Varda, um dos maiores nomes do cinema francês



Festival Internacional de Curitiba reapresenta na tela grande dez produções da premiada diretora Agnès Varda, nome fundamental para a história do cinema mundial, na Mostra Olhar Retrospectivo



De 11 a 19 de junho, o 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba reunirá curtas e longas-metragens de todo o mundo nas salas de cinema de Curitiba. A grande homenageada da edição é a diretora Agnès Varda, cineasta cujo trabalho é referido como um dos marcos do cinema moderno, do cinema realizado por mulheres, dos filmes-ensaios e dos documentários subjetivos.

 

As obras de Varda compõem a Mostra Olhar Retrospectivo, espaço dedicado a um grande nome do cinema mundial, que apresenta um panorama de suas produções e uma reflexão sobre sua trajetória. Foram selecionados 10 filmes da cineasta francesa, sendo seis longas e quatro curtas-metragens, em uma temática intitulada “Derivas por Varda”, em referência aos personagens “em deriva” da realizadora e ao percurso do público pela mostra.

 

Falecida em 2019, Agnès Varda lançou o seu primeiro longa-metragem em 1955, “La Pointe-Courte” (Dir. Agnès Varda | França | 1955 | 81’), filme que inovou pela sua estrutura narrativa e atenção ao cotidiano, sendo considerado um precursor do nouvelle vague, movimento que tinha o intuito de ir contra as grandes produções francesas do momento e apresentar um cinema mais pessoal e desafiador conhecido como “cinema de autor". Ela ainda foi a única mulher a ganhar a Palma de Ouro Honorária e a primeira a ganhar o Oscar honorário pelo conjunto da obra. 

 

“Queremos celebrar o legado de uma das maiores e mais importantes cineastas do cinema mundial, destacando a obra de Varda e sua trajetória artística. Apostamos em uma seleção que combina tanto os filmes clássicos da cineasta, assim como obras menos vistas, promovendo a descoberta ou redescoberta de seu catálogo para o público”, comenta Antonio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema. 

 

Em sua vida, Agnès Varda foi acompanhada por uma constante movimento de reinvenção, em que sua inquietação autoral percorreu diversas trilhas e linguagens, sem construir fronteiras estanques entre umas coisa e a outra, passando pela ficção e o documentário, pela fotografia e a vídeo-instalação, pela produção em diferentes países e pelo trânsito entre o íntimo e o social. 

As produções que compõem a “Derivas por Varda” na Mostra Olhar Retrospectivo são:

 

- “Saudações aos Cubanos” (“Salut les Cubains / Dir Agnès Varda | França / 1964 / 29’) Sinopse: A partir de mais de mil fotografias tiradas por ela mesma em uma viagem a Cuba em 1963, Agnès Varda monta um documentário vibrante que celebra a cultura cubana pós-revolução. Com narração envolvente e ritmo dinâmico, o filme mistura informação, simpatia e crítica em um olhar afetuoso sobre o povo cubano.

 

- “La Pointe-Courte” (“La Pointe-Courte | Dir. Agnès Varda | França | 1955 | 81’) 

SinopseNo vilarejo pesqueiro de La Pointe Courte, um casal em crise revisita sua relação enquanto os habitantes locais enfrentam dificuldades cotidianas. Primeiro longa de Agnès Varda, o filme combina elementos documentais e ficcionais, antecipando a estética da Nouvelle Vague com um olhar lírico e social.

 

- “A Ópera-Mouffe” (“L'Ópera Mouffe” | Dir. Agnès Varda | França | 1958 | 17’)

Sinopse: Neste curta-metragem documental-poético de Agnès Varda, uma mulher grávida caminha pelas ruas do bairro Mouffetard, em Paris, observando cenas da vida cotidiana com sensibilidade e estranheza. Misturando realidade e sonho, o filme capta personagens marginalizados e revela o olhar terno e crítico da cineasta sobre a condição humana.

 

- “Cléo das 5 às 7” (“Cléo de 5 às 7” | Dir. Agnès Varda | França | 1962 | 90’) 

SinopseEm tempo quase real, o filme acompanha duas horas na vida de Cléo, uma jovem cantora que espera ansiosamente o resultado de um exame médico. Enquanto vaga por Paris, confronta sua vaidade, seus medos e sua visão da morte. Um retrato sensível da feminilidade e da existência, marcado pelo estilo inovador de Agnès Varda.

 

- “Tio Yanco” (“Oncle Yanco” | Dir. Agnès Varda | França | 1967 | 19’) 

SinopseNeste documentário leve e encantador, Agnès Varda encontra um tio artista que vive em uma casa-barco em Sausalito, Califórnia. A reunião entre os dois, que não se conheciam, dá origem a um retrato afetuoso e lúdico sobre identidade, arte e laços familiares.

 

- “Documentira” (“Documenteur” | Dir. Agnès Varda | França | 1981 | 65’) 

Sinopse: Ambientado em Los Angeles, este filme mistura ficção e realidade para retratar a solidão de uma mulher francesa que vive com seu filho nos Estados Unidos após o fim de um relacionamento. Com tom melancólico e poético, Agnès Varda explora o exílio emocional e a busca por pertencimento em terras estrangeiras.

 

- “Uma canta, a outra não” (“L'une chante l'autre pas” | Dir. Agnès Varda | França | 1977 | 122’) 

Sinopse: O filme segue a amizade entre duas mulheres, uma cantora e ativista política e a outra, dona de casa, que vivem experiências muito diferentes durante a Revolução Sexual e os movimentos feministas dos anos 1970. Agnès Varda explora temas de liberdade, feminismo e a complexidade da escolha e da identidade feminina.

 

- “Ulysse“ (“Ulysse” | Dir. Agnès Varda | França | 1983 | 22’) 

SinopseAgnès Varda revisita a ilha grega de Chios, onde filmou seu marido, o cineasta Jacques Demy, no passado. Em uma reflexão sobre o tempo, a memória e o cinema, ela explora o legado da obra de Demy e sua própria jornada como cineasta. Através de imagens poéticas, Varda investiga as conexões pessoais e culturais com  o mito de Ulisses.

 

- “Os Catadores e Eu“ (“Les glaneurs et la glaneuse” | Dir. Agnès Varda | França | 2000 | 82’)
Sinopse: Agnès Varda percorre a França filmando catadores — pessoas que recolhem sobras, objetos ou alimentos descartados. Ao mesmo tempo, reflete sobre o envelhecimento, o consumo e sua própria condição de cineasta que também “colhe” imagens.

 

- “As Praias de Agnès“ (“Les Plages de Agnès” | Dir. Agnès Varda | França | 2008 | 108’) - Sinopse: Neste documentário autobiográfico, Agnès Varda revisita sua vida e carreira por meio de memórias afetivas e lugares marcantes — especialmente praias. Com humor, sensibilidade e invenção visual, ela costura passado e presente em um autorretrato lírico e criativo.

 

Com sessões no MON, Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba é um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, sendo composto por 10 mostras, cada uma propondo um olhar diferente sobre as produções apresentadas e a forma de consumir o cinema.

 

Para mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br ou as redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema, pelo Tik Tok @olhardecinemaX-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema

 

A 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e Campari, e apoio da Sanepar, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.

 

Serviço:
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data
: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br 

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Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos, Campari
Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual


 

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