[News]Na 18ª edição, Festival América do Sul integra culturas, história e sustentabilidade

 

 

Na 18ª edição, Festival América do Sul integra culturas, história e sustentabilidade

 

Shows de artistas como Alcione, Isabel Filardis, Xamã, Pedro La Colina(Chile), Mayra Sánchez(Colômbia), Buena Vista Social Club Tribute(Cuba), Duduca&Dalvan, Guga Barbosa, Pixote, Júlio Ruschel, Circo Internacional Zulpeta, Cias.de Dança, Teatro Artes Visuais e todas as manifestações culturais da região.

 

GRATUITO

 

 

Mulher segurando microfone

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Pessoa falando no microfone

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

      Alcione- crédito Barbara Reis                                        Isabel Filardis- crédito divulgação

 

 

Na histórica e bela Corumbá, arte e natureza se incorporam mais uma vez. De 15 a 18 de maio o 18º Festival América do Sul reunirá 96 atrações culturais gratuitas que valorizam a integração Brasil – América-Latina e o patrimônio sul-mato-grossense.

 

Realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fundação de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal, o Festival América do Sul vai muito além dos grandes palcos. Tendas, escolas, praças, associações e tablados ressaltam a pluralidade de produções e representatividades: o FAS abraça a arte negra e indígena, a infância e percorre bairros periféricos de uma cidade de múltiplas identidades.

 

Rica em diversidade e história, Corumbá será celebrada com projeções no Casario do Porto Geral, conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico e cultural do Brasil.

 

Grandes atrações da música, das artes visuais, dos saberes tradicionais, do teatro e dança se apresentam neste cenário, que remete ao início da trajetória de desenvolvimento do Sul de Mato Grosso e às belezas do Rio Paraguai e do Pantanal.

 

Promovendo mais uma vez o recolhimento de resíduos recicláveis, o Festival também valoriza a sustentabilidade em Corumbá, coração da América do Sul e destino de milhares de turistas. Celebração da integração cultural e do valor da economia criativa.

 

O  Festival América do Sul é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura de MS (FCMS), com apoio da Prefeitura de Corumba. Com execução realizada pela Associação dos Artistas do MS e produção das empresas, Segue o Groove (Nayara Campos), Tony Prada Cultura, CEBRACEN, Fabrik (Alex Faria) e Mundo Digital (Alexandre Lima), o responsável técnico é o reconhecido produtor cultural, José Mauro Gnaspini, criador da Virada Cultura da cidade de São Paulo.

 

 

Palco com banda pessoas cantando e tocando

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Buena Vista Social Club Tribute (Cuba)

 

 

O que vem por ai

 

Grandes atrações da música brasileira estarão no palco do Porto Geral de Corumbá. Duduca & Dalvan, ícones da música sertaneja “raiz”, se apresentam dia 15 de maio (quinta); Xamã, destaque da atual safra do rap nacional, faz o som no dia 16 (sexta); Alcione, uma das mais exponenciais vozes do samba é a atração do dia 17 (sábado); encerrando a programação, no dia 18 (domingo) o grupo Pixote e Isabel Fillardis unem carisma e clássicos do pagode e MPB.

 

Tem também muita cultura latino-americana: os músicos Pedro de La Colina (Chile) e Mayra Sanchez (Colômbia) são atrações de sexta (16) no Palco do Porto; Buena Vista Social Club Tribute (Cuba) e Fiesta Cuetillo (Bolívia) se apresentam no sábado (17).

 

Grupo de pessoas posando para foto com bicicleta

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Imagens de edição anterior

 

A arte produzida em Mato Grosso do Sul promove a diversidade. Já na abertura se apresentam Matu Miranda e Bebê Kramer, Cia. do Mato, com o espetáculo de dança "Chafica", Escolas de Samba de Corumbá e a banda Exilados; Na sexta (16) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com "As Miragens do Asfalto", do Grupo de Dança Estrela do Pantanal, do som de SoulRa e Karla Coronel e da música clássica de Catedral Erudita; No sábado (17) é a vez da Cia. Tarsila de Artes Cênicas com "Balança, mas não cai!"e o músico Júlio Ruschel; Já no domingo (18) tem batalha de rap no Porto, Grupo Urbe, Orquestra Ocamp e Guga Borba.

 

Multidão de pessoas

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Edição anterior

 

Programação do Festival América do Sul

 

Além da música, teatro e artes visuais, o evento contará com programação especial: oficinas, saraus, contação de histórias e rodas de conversa que mergulham em nossa diversidade cultural. Tudo gratuito.

 

Os eventos ocorrem em diferentes locais: IFMS, Tenda dos Saberes, Moinho Cultural Sul-Americano, Escola Municipal Ângela Maria Perez, Biblioteca Heloísa Urt, Casa da Memória Sebastião Brandão, Iphan e Porto Geral.

 

Confira a programação completa aqui

https://mscultural.ms.gov.br/festival/festival-america-do-sul/#festival_programacao

https://www.instagram.com/fundacaodeculturams

Site oficial do festival 

https://mscultural.ms.gov.br/festival/festival-america-do-sul/

 

Informações para imprensa

 

Maria Inês Costa

 

MAIC Comunicação

maiccomunicacao@gmail.com

maic@maiccomunicacao.com.br

Nenhum comentário