[News] Teatro Sérgio Cardoso recebe os semifinalistas da 22ª Edição do Festival Callas - Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

 

Foto Arquivo Cia. Ópera São Paulo – Vencedores da 21ª Edição do

Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas (2023)

O Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será o palco da fase semifinal da 22ª edição do Festival Callas – Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas a partir do dia 17 de março, com recital dos vencedores marcado para o dia 24 de março, domingo, às 11h. O concurso, idealizado por Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo, destaca-se como um dos mais renomados eventos líricos do país.


 


Criado em 1993, o concurso passou por diversas edições bianuais até 2011, quando iniciou sua trajetória anual até os dias atuais. Destinado a cantores líricos brasileiros e latino-americanos entre 18 e 40 anos, o evento oferece prêmios em dinheiro, oportunidades de atuação em óperas realizadas pela Cia Ópera São Paulo, recitais, concertos e outras premiações oferecidas por parceiros.


 


Neste ano, o concurso atraiu 116 inscritos de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e 14 países da América Latina. A fase semifinal, que ocorrerá em março de 2024, contará com a participação de 47 candidatos selecionados. 


 


O júri presencial, composto por personalidades destacadas na cena lírica nacional e internacional, será presidido pelo Maestro Luiz Fernando Malheiro. Integram o júri a soprano italiana Patrizia Ciofi, o diretor cênico francês Vincent Boussard e o professor, crítico musical e libretista brasileiro Jorge Coli. A banca contará também com membros da Cia Ópera São Paulo, de Robson Tirotti – presidente da Amigos da Cia Ópera – e de Fabiana Crepaldi.


 


O Festival Callas busca não apenas premiar talentos líricos, mas também promover a difusão e a valorização da música clássica, consolidando-se como um marco no cenário cultural brasileiro. 



Sobre o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas


Criado por Paulo Abrão Esper em 1993, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo e do Festival Callas, o concurso realizou 10 edições bianuais até o ano de 2011. No ano de 2013 começou sua trajetória anual e, até 2017, realizou o concurso para um título de ópera, além dos primeiros grandes prêmios masculino e feminino. Os títulos produzidos durante esses cinco anos foram “Rigoletto” (G. Verdi – 1813-1901), “Il Barbiere di Siviglia” (G. Rossini – 1792-1868), “Carmen” (G. Bizet – 1838-1875), “La Bohème” (G. Puccini – 1858-1924) e “La Traviata” (G. Verdi).

 


Em 2018, o concurso percebeu a necessidade de mudança em sua estrutura e passou a oferecer três prêmios masculinos e três femininos, bem como premiações para qualquer candidato efetivamente inscrito e que se apresente presencialmente ao menos na fase semifinal, concorrendo a papéis de ópera em títulos realizados pela Cia Ópera São Paulo, recitais e concertos, além dos prêmios oferecidos por parceiros da Cia Ópera São Paulo e do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

 


Serviço:

22ª Edição do Festival Callas - Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Sala Nydia Licia


Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas 


Data: 17 de março, domingo, às 11h


Sala Paschoal Carlos Magno


Recital de Vencedores: Canto e Piano com os vencedores do Concurso


Data: 24 de março, domingo, às 11h


 


Ingressos: retirada 01 hora antes da apresentação na bilheteria do teatro, limitada a 2 por CPF 


Local: Teatro Sérgio Cardoso - R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo


Classificação: 12 anos 


 


Instagram | Facebook | Site  



Sobre o Teatro Sérgio Cardoso


Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 



Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.



Sobre a Amigos da Arte


A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. 



Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.



Assessoria de Imprensa do Teatro Sérgio Cardoso – Pevi 56


Angelina Colicchio | (11) 99299-2877 | angelina@pevi56.com


Diogo Locci | (11) 99906-0642 | assessoria@pevi56.com





Nenhum comentário