[Resenha] Pérola na Areia

Como uma gentia, marcada por um passado arruinado e de má reputação, pode fazer parte da linhagem de Cristo e se tornar símbolo de fé autêntica e irrepreensível diante de Deus? Seria possível.Alguns podem questionar o fato de Raabe ter sido respeitada, a ponto de ter seu nome escrito nas Escrituras, mas poucos teriam a mesma ousadia. O livro Pérola na Areia quebra alguns tabus acerca da redenção dessa mulher que, embora gentia, reconheceu a soberania do Deus de Israel e ousou enfrentar o seu próprio povo. Ela fez a graça de Deus alcançar sua vida, tornando o pecado como fio escarlate, agora, na pureza mais alva que a neve. Todos conhecem a história de Raabe, a prostituta, mas poucos reconhecem que foram sua ousadia e fé balizadas pela boa obra que salvaram os espiões e os ajudaram a conquistar a Terra Prometida.Pérola na Areia o conduz a uma incrível e emocionante jornada pela história de uma gentia, que, em meio a uma nação pagã destruída, teve a vida poupada como fruto de sua fé sincera. Vemos, também, que Salmom — um grande homem de fé, influente líder de Judá estimado em toda Israel e inimigo dos gentios — fará Raabe redescobrir um sentimento intenso e conflitante que começará em seu próprio coração.Descubra como uma gentia alcançou tal graça diante de Deus e fez parte da genealogia de Cristo.

O que eu Achei?
O livro Pérola na Areia nos conta que ainda menina Raabe foi vendida pelo próprio pai, aos 15 anos, a um comerciante por dois anos, e em troca este comerciante forneceria a família que estava na miséria, o necessário para viver. E após isso os laços que nossa protagonista tinha com todos os membros da sua família é drasticamente cortado.

Passados estes anos, o comerciante devolve/ liberta Raabe, ela não é mais obrigada a servir aos interesses dele, porém ela decide continuar levando esse tipo de vida, em troca de muito dinheiro e relação com homens muito poderosos, e juntando cada um dos seus ganhos ela consegue comprar e montar uma estalagem.
Já estabelecida em sua estalagem surgem dois homens da tribo de Josué que estavam sendo perseguidos em busca de abrigo, ela os oferece abrigo e um deles, Salmon, fica encantado por Raabe e a vê com outros olhos. Ela por sua vez passa a crer mais no Deus deles, e Salmon fica ainda mais fascinado ao ver sua maneira de cultuar seu Deus. Mas é claro que ele precisa partir, então Raabe segue sua vida normalmente mas lembra da promessa feita de que ele voltaria para resgata-la.

Depois da partida dos dois hebreus Raabe se sente diferente, não vê mais sentido na idolatria do seu povo, quanto mais ela via e presenciava aquele tipo de fé, mais ela se voltava para o Deus hebreu, e se apegava e fé de um dia se ver livre daqueles cultos, e ser resgatada pelo amor de Deus e pelo que Salmon despertou em seu coração.

O livro tem uma versão com mais detalhes da história que já conhecemos, e que passa em segundo plano na novela bíblica A Terra Prometida. Em pérola na areia, Raabe é a protagonista e nos mostra que sua história merece grande destaque, no exemplo de conversão e como quando o amor de Deus nos toca, não importa onde estivermos ele vai nos transformar, invadir e dominar a forma que pensamos e agimos.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayara!
    Não tinha ouvido falar desse livro, achei legal utilizar a história de Raabe. Muito bom quando um livro abre seus horizontes sobre histórias já tão conhecidas e debatidas (as da Bíblia)
    Beijo
    Aichha Carolina Pereira
    aichha_carolina_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Não deve ser fácil enfrentar o seu povo como a Raabe fez,quando o assunto é a opção religiosa.
    Não conhecia o livro e não faz muito o gênero de livros que costumo ler.
    Mas com toda certeza eu leria!
    É sempre bom experimentar novas leituras.

    janaina silva
    silvajanaina576@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. eu vi esse livro, acho que na americanas, mas meio que passou batido
    pois não leio muito livros que mexem com questão religiosa...
    não é o tipo de história que eu costumo ler, mas se eu tiver oportunidade eu leria
    espero que acontece em breve

    ResponderExcluir
  5. Eu achei interessante a história de nossa protagonista pelo fato encontrar uma superação apesar de tudo o que passou mas deve dizer que não irei ler esse livro pois livros com temas televisões eu não tenho interesse em ler, mas vou guardar pra dar dica a um amigo.

    ResponderExcluir