[Resenha] Heide, A Menina dos Alpes - Volume 1

Heidi, órfã desde muito pequena, mora numa cidadezinha da Suíça com sua tia Dete. Quando recebe uma excelente proposta de trabalho em Frankfurt, na Alemanha, a tia decide entregar a menina, agora com 6 anos, ao avô, um velho zangado com o mundo, rabugento, que vive isolado no alto de uma montanha dos Alpes suíços. Ao chegar ao novo lar, Heidi logo se apaixona pelas maravilhosas paisagens, pelas flores e pelos animais dos vales e das montanhas, além de ganhar um novo amigo, Pedro das Cabras, um menino pastor. Com o passar do tempo, a menina conquista os moradores do vilarejo e, principalmente, o coração do avô, mostrando-lhe que é possível ser feliz e reencontrar a paz. Mas essa felicidade desaparece quando tia Dete volta para levá-la para Frankfurt. Escrito em 1880, “Heidi, a menina dos Alpes” mostra o contraste entre a vida selvagem e livre nas montanhas, com seus valores simples e essenciais, e a vida na cidade grande, com costumes, regras e valores muito diferentes. A narrativa acompanha o crescimento e as aprendizagens de Heidi, e, sem perder de vista os 136 anos que separam nossa vida hoje, no século XXI, da vida dos personagens, é uma fonte de descobertas e reflexões importantes para todos nós.

O que eu achei? 

Apenas me julguem: Eu assisto Disney Channel. Sim, tenho quase 20 anos e continuo vendo, também, o Disney Junior. Foi aí que ouvi falar de Heide e me apaixonei pelo desenho, e estava totalmente alheio que ele era inspirado nas histórias de Johanna Spyri. Quando eu vi que o Grupo Autêntica relançou os dois volumes, eu pirei completamente e enchi o saco da Maisa. Deu certo, e agora sou um adulto infantil feliz! 😊

Este livro para crianças é um dos melhores que já li. Como é informado desde o começo: Temos que levar em conta que muitas coisas que são ditas ali é por conta da época em que foram escritos. O mundo ainda estava se recuperando da Segunda Guerra Mundial, e, sem falar, no lado religioso que é envolvido. 

Heide é uma órfã doce, que compreende o mundo a sua maneira. Quando ela tem que morar com seu tio avô rabugento nos Alpes, foi uma grande adaptação e momento de grandes descobertas. Ela fica encantada com toda a natureza que não tinha na cidade grande e fica amiga de Pedro e sua avó.


Acho que deve ser um dos livros obrigatórios para crianças começarem a ler. Uma linguagem simples e que consegue passar toda a ideia do que Heide pensa em sua inocência, sobre o mundo. Além disso, também deve ser algo para adultos lerem com certa obrigatoriedade: Aprender que crianças conseguem ser mais inteligentes e perceptivas que a gente. 


Não digo que é um livro que todo mundo deve ler, porque talvez você não curta o estilo, ou a história por um todo. Porém, se você gosta de histórias infantis, com aquele grande fundamento, assim como ocorre em O Pequeno Príncipe, você vai se apaixonar por Heide e as cabras dos Alpes. 


4 comentários:

  1. Olá Sérgio!
    Não conhecia esta história, achei a premissa bem linda. Com certeza será uma história de superação e aprendizado. E com certeza na torcida para que Heide fique com o avô nesse lugar que é tão especial para ela.
    Beijos
    Oi Maisa
    Que edição linda, essa capa roxa está maravilhosa. Eu tenho um livro beeeem antigo com os contos dos Irmãos Grimm, Perrault e Andersen. É o tipo de livro que todos devemos ter na estante, seja para ler para crianças, para decorar e até mesmo para fazermos uma leitura descomprometida.
    Aichha Carolina Pereira
    aichha_carolina_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa em ler o livro pela empogação que senti na resenha.
    E mesmo sendo infantil,acho que vale muito a pena ser lido por um adulto.
    Existem tantas histórias fascinantes e que nos fazem refletir ...
    E se der vou ler com toda certeza!

    janaina silva
    silvajanaina576@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu li esse livro a anos atrás!!! tem um monte de coisas que eu nem lembro mais
    justamente por causa do filme que tem que é muito fofo!!!
    é um clássico, junto com o pequeno principe e o peter rabbit e seus amigos (que por um acaso, já que você gosta de histórias infantis eu super indico)

    ResponderExcluir
  4. Olá companheiro de desenhos porque eu também ainda assisti alguns desenhos do Disney Chanel, mas esse particulamente eu não assisti por causa dos horários. Eu sabia que era baseado em um livro mas não tinha procurado sobre ele então a sua resenha foi uma surpresa porque eu já tinha esquecido esse desenho. Acho que vou procurar pra ler esse livro já que não vou ver o desenho kkk

    ResponderExcluir