[News] Feliz Dia da Mulher! A origem do feriado



 A origem do dia internacional das mulheres 

  Em primeiro lugar, se você for uma mulher lendo esse texto, feliz dia internacional da mulher! E se for homem, espero que nos trate de maneira respeitosa! Que o dia internacional da mulher é comemorado no dia 8 de março, todo mundo sabe. Mas você sabe da onde e por quê essa data foi criada 
?
No final do século XIX e início do século XX, quando estava acontecendo a Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, a mão-de-obra feminina em massa foi incorporada à indústria. Alguns membros do Partido Socialista da América tiveram a ideia de celebrar o dia da mulher para lembrar as operárias de uma fábrica de roupas em Nova York  que tinha péssimas condições de trabalho. Foi comemorado pela primeira vez em 28 de fevereiro de 1909.
Em 1911, houve um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em NY, matando 123 mulheres e 23 homens. Na Rússia, as revoluções lideradas pelas mulheres levaram ao início da Revolução Russa.Em 8 de março de 1917, houve uma greve das funcionárias da indústria têxtil que tiveram como resultado a Revolução de Fevereiro. Pouco tempo depois, uma da líderes do movimento, Alexandra Kollontai, convenceu o líder comunista Lênin a tornar um dia oficial.
Nos países ocidentais, a data caiu em desuso e só foi recuperada pelas feministas na década de 60 e a ONU a declarou feriado mundial em 1977.
Atualmente, a data é comemorada em mais de 50 países. 


9 comentários:

  1. Tenho esperança de que, um dia, consigamos comemorar o Dia Internacional da Mulher com direitos iguais e sem mimimi.
    Fernandabapcorreia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Essa data é cheia de simbolismo e traz uma luta de gerações.
    Parabéns a nós mulheres e que nós possamos ter direitos iguais todos os dias!
    Beijos
    Aichha Carolina Pereira
    aichha_carolina_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Maisa!
    Acredito que todo dia é dia da mulher e devemos ser bem tratadas a todo momento, porém como designaram uma data especial, devemos aproveitar a simbologia do dia e nos tornarmos mais empoderadas.
    Obrigada pela homenagem.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente,diariamente basta ligarmos a tv em reportagens sensacionalistas,que vemos a quantidade de mulheres que são agredidas ou mortas no país.
    Sem contar a história de outras tantas que não conhecemos,e que sofrem outros tipos de abusos.
    Essa é uma data para que as mulheres reflitam sobre os seus direitos. E para que os homens aprendam a nos respeitar.

    janaina silva
    silvajanaina576@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu adorei o post me irrita quando alguém pensa que é só data para ganhar presente (e me irrita mais ainda mulheres pensarem desse jeito)
    realmente é uma data na verdade de luto, se não me engane as mais de 100 funcionárias da fábrica que começaram a brigar por melhores condições foram trancadas e atearam fogo no prédio, todas morreram
    e por um acaso um dos paises que não comemoram o dia das mulheres no dia 08 de março é os estados unidos
    então é um dia de lembrar da luta que por um acaso não acabou...

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro que aprendi sobre o dia da mulher por uma professora ainda não alfabetização por uma professora que explicava a importância desse dia pra gente é o porquê de ele ser uma data internacional. Eu espero o futuro das mulheres ainda seja melhor do que está agora.

    ResponderExcluir
  7. Eu já conhecia a história da data. E fico feliz que ela esteja ligada à tantas revoluções. Vivemos em uma época que muito se fala sobre o empoderamento feminino, mas que também, o machismo não tem medo de mostrar suas piores faces.

    ResponderExcluir
  8. Houve algum erro que a matéria saiu sem meu nome, fui eu que escrevi, fico feliz que tenham gostado!

    ResponderExcluir
  9. HOJE é sempre a mulher tem que ser respeitada ,valorizada .já que temos o nosso dia vamos aproveitar. Salve o Dia Internacional da a Mulher, Parabéns para todas Nós

    ResponderExcluir