[Agenda] CCBB- RJ- Março 2017


O CCBB RJ é um daqueles lugares que encontramos um pouco de tudo, te teatro, cinema e exposição, eu adoro esse lugar!
Confiram a programação de março.
Exposição

Abraham Palatnik - A Reinvenção da Pintura
1/2 a 24/4
A obra de Abraham Palatnik (1928) caracteriza-se por uma qualidade inegável: permite não só observar as passagens do moderno ao contemporâneo, mas também reconhecer uma das primeiras associações entre arte e tecnologia no mundo. Esta exposição retrospectiva ultrapassa os limites da pintura e da escultura modernas, intenção que o artista manifestou claramente nos Aparelhos cinecromáticos, nos Objetos cinéticos e em suas pinturas, quando passou a promover experiências que implicam uma nova consciência do corpo.

ENTRE NÓS – A FIGURA HUMANA NO ACERVO DO MASP
De 08/02 a 10/04
A exposição tem como eixo central a representação da figura humana, tema que atravessa as diferentes coleções do acervo do MASP. Da celebrada coleção europeia, passando por acervos pré-colombianos, africanos, brasileiros e latino-americanos, a mostra enfatiza a pluralidade de aspectos que caracterizam a experiência estética ao longo do tempo, com peças da tribo de Yorubá (Nigéria), da cultura Chancay (Peru) e de artistas como Rafael, Ticiano, Renoir, van Gogh, Picasso, Diego Rivera, Burle Marx, Portinari, Djanira e Flávio de Carvalho. Curadoria: Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio.

Música

Festival Sai da Rede - O Som que sai da Web
16 a 19 de março
quinta a domingo 19 h - Teatro I
Série musical com artistas da nova geração que são expoentes do fenômeno de utilização da internet como ferramenta de divulgação e comercialização de suas obras, originários de diversas regiões do país. Curadoria: Pedro Seiler e Amanda Menezes
16/03 - Carne Doce + Julia Vargas
17/03 - Lucas Estrela + Russo Passapusso
18/03 – Mahmundi + Bahia e a Cozinha Mineira
19/03 – 13.7 + Rubel
Classificação indicativa: 12 anos.

Cinema

A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir
Cinema I - 01 a 27 de março
todos os dias - confira a programação no folder da mostra e no site do CCBB
"O maior cineasta do mundo? Pra mim, ele é francês e se chama Jean Renoir". Foi o que disse ninguém menos que Charles Chaplin. Ele não estava sozinho. Renoir sempre atrai os superlativos, de André Bazin a Inácio Araújo, de Glauber Rocha a François Truffaut. Filho do pintor Auguste Renoir, Jean imprimiu uma sensibilidade visual e um apreço pela vida tal como ela é vivida em uma enorme variedade de aventuras cinematográficas, entre os primeiros experimentos com a vanguarda, os grandes e os pequenos orçamentos, entre o realismo, o cinema moderno e Hollywood. A retrospectiva exibe 30 longas dirigidos por Renoir e dois documentários sobre sua obra. Curadoria: Júlio Bezerra

16ª Mostra do Filme Livre - MFL 2017
29 de março a 24 de abril
todos os dias - confira a programação no folder da mostra e no site do CCBB
Vem aí mais uma edição da MFL, sempre focada em exibir e discutir a atual produção nacional de filmes não-comerciais, em longas, médias e curtas-metragens, selecionados entre mais de 1000 inscritos, de todo o Brasil. Acompanhe também os debates e inscreva-se na oficina de vídeo. Mais informações e a programação completa em www.mostralivre.com.
Curadoria: Marcelo Ikeda, Chico Serra, Diego Franco, Scheilla França, Gabriel Sanna e Raquel Junqueira

Teatro

FLUXORAMA
Até 12/3 – 19h
Os dramas de quatro personagens que vivem situações-limite e tornam-se reféns do fluxo de seus pensamentos são o ponto de partida do espetáculo, dividido em quatro monólogos.  Elenco: Emílio de Mello, Debora Evelyn, Luiz Henrique Nogueira e Marjorie Estiano. Direção: Monique Gardenberg. Dramaturgia: Jô Bilac

Sobre Ratos e Homens – 23 de março a 30 de abril, Teatro I
quarta a domingo: 19h
George e Lennie: o primeiro de raciocínio ágil e o segundo tão forte quanto ingênuo, unidos pelo sonho de trabalhar, juntar dinheiro e comprar um pedaço de terra onde possam finalmente viver. Forçados a lidar com a realidade, só a verdadeira amizade permitirá que continuem sonhando.
Texto original: John Steinbeck. Direção: Kiko Marques. Elenco: Ricardo Monastero, Ando Camargo, Natallia Rodrigues, Cássio Inácio, Luciano Schwab, Tom Nunes.
Classificação indicativa: 10 anos
110 minutos

Gisberta – 2 de março a 30 de abril, Teatro III
Quinta a domingo: 19h30
A história de Gisberta, transexual brasileira que foi torturada e assassinada em Portugal, em 1996. O caso ganhou destaque nas discussões sobre a transfobia e Gisberta se tornou ícone na luta para a erradicação dos crimes de ódio contra gays e transexuais, em Portugal.
Dramaturgia: Rafael Souza-Ribeiro. Direção: Renato Carrera. Elenco: Luis Lobianco.
Classificação indicativa: 14 anos
75 minutos

Ideias

RIO DE VERSOS
15/03 a 17/04
Projeto multidisciplinar que, ao abordar a poesia visual, promove diversas ações e desdobramentos de modo a permitir a interação, aprofundamento e reflexão. Por meio de exposição, mesa redonda, performance e espetáculo, o visitante pode experimentar as diversas facetas dessa arte que e situa no campo intersemiótico entre a Literatura e as Artes Visuais.
Direção Geral e Artística: Sady Bianchin

HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS - O DUPLO
27 de março às 18h30
Local: Teatro I
Em sessão especial, o Histórias Extraordinárias traz um dos contos fantásticos mais conhecidos do escritor francês Guy de Maupassant: O Duplo (Le Horla), com apresentação do ator Norival Rizzo e direção de Eduardo Tolentino, que também assina a adaptação do texto. Logo após a apresentação teatral, que terá em torno de 40 minutos, a escritora e filósofa Marcia Tiburi comanda bate-papo com o ator, o diretor e o público presente.
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

Programa Educativo
Quarta a segunda, de 9h as 21h – Gratuito
3808-2070 | 2254.
O programa CCBB Educativo realiza, gratuitamente, visitas mediadas às exposições e atividades diversas para famílias, grupos e público espontâneo, além de atendimentos agendados para escolas, instituições e pessoas com deficiência.
Destaque do mês: “Entre Nós – A Figura Humana no Acervo do MASP”
Em sintonia com a exposição “Entre Nós”, que tem por tema central a figura humana, as ações educativas trazem um olhar poético e artístico sobre pinturas, esculturas, instalações e fotografias considerando todas as idades (bebês a adultos), provocando reflexões e curiosidades e descobrindo várias formas que temos de estar “Entre Nós”.

Biblioteca
Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h - entrada franca
Considerado um dos mais importantes acervos disponíveis em Artes, Literatura, Ciências Humanas e Sociais no Brasil, a Biblioteca conta com cerca de 160 mil volumes. Sala de leitura e espaço para literatura infantil estão disponíveis para o público que interessado em consultar o acervo no local. Empréstimos podem ser feitos mediante intercâmbio entre bibliotecas e convênios. 

Exposições Permanentes

Galeria de Valores
Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h - entrada franca
Cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil estão presentes em um espaço interativo que conta a história da moeda no Brasil e no mundo. Na sequência expositiva é possível ver raridades, curiosidades, o ciclo do ouro, segredos das notas, além da linha do tempo que vai da moeda ao cartão de crédito.

O Banco do Brasil e Sua História
Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h - entrada franca
Composta por peças do acervo do Museu e do Arquivo Histórico, a mostra apresenta a História do Banco do Brasil de forma cronológica, num paralelo com a história financeira e econômica do País. Os quatro últimos módulos recriam, com mobiliário de época, o ambiente que abrigou a Presidência do Banco do Brasil no período de 1937 a 1960

Serviços

Restaurante e Cafeteria Verso
De quarta à segunda – andar térreo
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.
Livraria da Travessa
De quarta à segunda – andar térreo
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays. 

5 comentários:

  1. Já visitei a exposição permanente do acervo numismatico, da História do Brasil e a biblioteca. Uma ótima opção cultural no Centro do Rio, bem próximo do Museu do Amanhã.
    Fernandabaocorreia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui ao Rio de Janeiro.
    Com certeza este local estará no meu itinerário numa viajem futura <3
    Beijos
    Aichha Carolina Pereira
    aichha_carolina_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa,que lugar lindo!!!!
    É uma pena que em minha cidade não tenha essa variedade de lugares para serem visitados...
    E com toda certeza,eu adoraria participar de algumas dessas programações.

    janaina silva
    silvajanaina576@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. nunca fui no rio, mas adorei conhecer esse local.
    pode ter certeza que quando eu for, colocarei no meu roteiro

    ResponderExcluir
  5. Seria meu sonho morar no Rio pra poder ter acesso a todo esse conteúdo cultural ?? Porque não que em Manaus não tenha mas geralmente não é um conteúdo que eu gosto. Mesmo assim obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir