[Show] Favela Orquestra celebra o Dia da Consciência Negra no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

Foto de Henrique Passos

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Favela Orquestra realiza um concerto especial no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 17h, no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação, com entrada gratuita, integra a programação do Boulevard de Portas Abertas, iniciativa promovida pelo próprio Theatro Municipal que tem como objetivo aproximar o público das expressões artísticas que compõem a identidade cultural do país.

Sob a regência do maestro Vinicius Louzada, a orquestra apresentará um repertório que celebra a diversidade da música brasileira e as influências afro-brasileiras em sua formação. No programa, clássicos que atravessam gerações como “Jubileu” (Anacleto de Medeiros), “Olhos Coloridos” (Sandra Sá), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Maria, Maria” (Milton Nascimento) e “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), além de homenagens a Bob Marley, Tim Maia e outros grandes nomes da música popular e mundial.

Composta por 30 integrantes, a Favela Orquestra é um projeto de educação musical e inclusão social voltado para estudantes da rede pública, famílias e comunidades. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), a Favela Orquestra promove formação artística, cidadania e oportunidades profissionais por meio da música, valorizando os talentos e as potências culturais das comunidades do Rio de Janeiro. O projeto tem o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, CAIXA e Governo Federal

Desde sua estreia no palco do Teatro Nelson Rodrigues, em maio de 2025, com o concerto “Pagode Sinfônico”, o grupo tem se destacado por unir a excelência técnica à emoção popular, em apresentações que já prestaram homenagens a Patativa do Assaré e Bob Marley.



Repertório:


Jubileu – Anacleto de Medeiros

No Woman, No Cry – Bob Marley

Olhos Coloridos – Sandra de Sá

Carinhoso – Pixinguinha

Aquarela do Brasil – Ary Barroso

Maria, Maria – Milton Nascimento

Só Danço Samba – Tom Jobim

Seleção Tim Maia – Tim Maia

Pé na Areia – Diogo Nogueira



Serviço

Favela Orquestra – Concerto em celebração ao Dia da Consciência Negra

Local: Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Data: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 17h

Entrada gratuita

Regência: Maestro Vinicius Louzada

Patrocínio: Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, CAIXA e Governo Federal

Apoio: Theatro Municipal do Rio de Janeiro






Nenhum comentário