[Documentário] O documentário "3 Atos de Moisés", dirigido por Eduardo Boccale, chega aos cinemas no dia 4 de dezembro

 

O documentário "3 Atos de Moisés", dirigido por Eduardo Boccaletti, entra em cartaz nos cinemas no dia 4 de dezembro. O filme mostra a vida do pianista Moisés Mattos, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Desde muito novo Moisés cultivou uma determinação sem igual para superar preconceitos e origem extremamente humilde, para se tornar um pianista formado pela Universidade de Bremen e tocar em grandes salas da Europa. O documentário é estruturado em três pilares que refletem as fases mais significativas de sua vida: seu início em Juiz de Fora, sua trajetória na Alemanha e seu retorno triunfante à sua cidade natal, a cidade mineira de Juiz de Fora. O filme é produzido pela É Pra Ontem Filmes e distribuído pela Pipa Pictures.

Dividido em três fases da vida de Moisés, o filme começa com o pianista relembrando sua trajetória de resiliência e determinação para aprender a tocar o instrumento. A narrativa entrecortada, ambientada entre Brasil e Alemanha - sempre em movimento, assim como seu protagonista - nos leva ao segundo ato, mostrando como ele, que aprendeu alemão por conta própria ainda em Juiz de Fora, conseguiu se mudar para a Europa e continuar seus estudos no país natal de seus maiores ídolos musicais. Mesmo enfrentando numerosos desafios na Alemanha, Moisés Mattos nunca parou: formou-se na Universidade de Bremen, aprendeu seis novos idiomas e iniciou sua carreira como solista, tornando-se um símbolo de persistência, perseverança e acima de tudo, amor pela música. Equilibrando aulas, estudos e concertos diários, sua carreira se consolidou na terra dos grandes compositores, mas ainda havia um desejo a ser realizado: um recital em Juiz de Fora, sua cidade natal.

O terceiro e último ato do filme mostra o retorno às origens. Depois de mais de 15 anos no exterior, o pianista, que desenhou as teclas pretas e brancas do piano em um banco de madeira quando tocar em um instrumento real parecia um sonho distante , se apresenta pela primeira vez no Cine-Theatro Central, o maior palco da cidade. Pela primeira vez, seus pais o veem fazendo o que mais ama, em um concerto que ele considera um dos mais importantes e emocionantes de sua vida.


SINOPSE

Moisés, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, superou a pobreza, o racismo e a homofobia para se tornar um pianista prestigiado. Sem acesso formal à educação musical, ele começou praticando piano em teclas desenhadas em um banco de madeira. Determinado, Moisés aprendeu sozinho a tocar, o que o levou a estudar na Universidade de Bremen, na Alemanha, onde se formou e iniciou sua carreira como solista. Após anos na Europa, retorna triunfante à sua cidade natal, realizando um recital no Cine-Theatro Central, onde seus pais o viram tocar pela primeira vez.

Trailer


FICHA TÉCNICA

Produtora:  É Pra Ontem Filmes

Produtoras Associadas: Catiripapo Filmes e Tarannà Films

Montagem: Leonardo Gouvea

Diretor de fotografia: Pedro Castro

Técnico de som: Douglas Vianna

Música: Moisés Mattos

Idealização e produção: Carolina Pernisa

Produção executiva: Carolina Pernisa 

Roteiro e direção: Eduardo Boccaletti

Fotografia Still: Luiza Barreto

Distribuição: Pipa Picttures


EDUARDO BOCCALETTI | Diretor e Roteirista

Eduardo Boccaletti é diretor, roteirista e produtor e o filme "3 Atos de Moisés" é o seu primeiro longa-metragem como diretor e roteirista. Seus curta-metragens foram selecionados e premiados em festivais na Europa, Brasil e Estados Unidos. Bocca também escreveu programas de TV como "80 e Tal, Nalu Pelo Mundo, Diário das Ilhas, Brazilian Storm.



É PRA ONTEM FILMES | Produtora

A É Pra Ontem Filmes está na produção executiva da série documental A Máfia do Apito, que estreou em setembro de 2025, no Sportv/Globoplay, é também produtora associada do novo documentário da diretora Carla Camurati. Mesmo antes de criar a produtora, já vinha trilhando um caminho intenso nesse mercado. A produtora Carolina Pernisa trabalhou e assinou a produção de longas como Dois Filhos de Francisco, Até que a Sorte nos Separe 2 e O Candidato Honesto, e de mais de 20 programas de TV para os canais da TV Globo. 

Foi em 2018 que a É Pra Ontem começou a ganhar força como produtora independente, com os curtas A Arte é Meu Lugar e o documentário 3 Atos de Moisés (2024). O filme foi selecionado para a Seleção Rodadas de Negócios | DOCSP 2023, para o East & West | Co-Production Inspirational Lab 2024 e ao Anima Spirit | Animation Inspirational Lab 2024, como única representante brasileira.

"3 Atos de Moisés" passou pelo 5º Manaus Filme Fantástico (2024), pelo 29º Inffinito Brazilian Film Festival (2025) e foi premiado como Melhor Longa-Metragem no 13º Festival de Cinema de Pinhais (2025).

PIPA PICTURES | Distribuidora

A Pipa Pictures é uma empresa de distribuição com mais de 20 anos de mercado lançando filmes Brasileiros. Os filmes distribuídos pela Pipa são frequentemente premiados em festivais e aclamados pela crítica. Pioneira na promoção, distribuição e lançamento de filmes independentes de forma criativa, a Pipa busca viabilizar a exibição de filmes brasileiros em todo o país, promovendo eventos, mostras e festivais, além de ser a primeira empresa do setor a ter um diagnóstico do circuito independente no Brasil. O caráter sócio-cultural e a contribuição para a formação de público são os grandes diferenciais que tornam a empresa única. Nos últimos anos consolidou parcerias em projetos audiovisuais com Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Canal Brasil, Turner, Curta, EBC, Prime Box, Netflix, entre outros. Mais recentemente, expandiu suas fronteiras atraindo o mercado internacional, em coproduções e sales worldwide.






Nenhum comentário