[Filmes] O longa-metragem “Não Nasci Pra Esta Cidade” começa suas filmagens na cidade de Assis em novembro
O longa-metragem “Não Nasci Pra Esta Cidade” começa suas filmagens na cidade de Assis em novembro. A direção do filme é de Gabriel Di Giacomo, (Comédia MTV, Quinta Categoria, Furo MTV, Marcha Cega, Memória Sufocada), com roteiro de Gabriel e Fred Di Giacomo, produção executiva de Guilherme Xavier Ribeiro e Luciana Coelho, e direção de produção de Igor Rossato. O filme, que será gravado depois de integrar o renomado laboratório de roteiros mexicano Cine Qua Non Lab, é uma coprodução entre a Oeste Cinema, a Maria Faz Filmes, e a Meu Quintal, com a distribuição da Filmes do Estação.
Verão de 1999, interior profundo de São Paulo. Três jovens periféricos lidam com um futuro incerto enquanto terminam o colégio, e projetam numa banda de rock a superação de suas dificuldades. A história de João Rato, Gilvan e Alice, protagonistas do filme Não Nasci Para Esta Cidade, será gravada em Assis-SP durante o mês de novembro, e contará com grandes nomes do cinema nacional em seu elenco. As gravações acontecerão em diversos bairros e pontos conhecidos da cidade, como o Jardim Santa Amélia, a Vila Ribeiro, a antiga linha férrea e o camelódromo. A produção será realizada no âmbito das ações do Polo Audiovisual do Velho Oeste, gerando mais de 50 postos de trabalho diretos, além de fomentar a economia local nos setores da agricultura familiar, transportes, hospedagem, produção cultural e serviços.
Elenco
Carlos Francisco, ator que se projetou nacionalmente ao integrar o elenco de Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, estará pela segunda vez na cidade, depois de gravar “O Filme do Medo", de Thiago Mendonça, no mês de junho. Desta vez, irá interpretar Seu Olímpio, um pai de família que fica espiando a construção de uma piscina no quintal de seu vizinho enquanto lida com tensões sociais crescentes em sua vizinhança.
Gilda Nomacce, uma das mais brilhantes carreiras do cinema nacional, irá interpretar a freira Irmã Lurdes, a autoridade máxima do colégio católico onde os jovens estudam e planejam se apresentar com a banda.
Já Maurício de Barros, da série Carcereiros (Globoplay), Hebe, A Estrela do Brasil, e 7 Prisioneiros, interpreta Batata, o conservador e mau-humorado pai de João Rato, dono da piscina em construção, que tenta impedir o filho de se misturar com os jovens transgressores do punk ou do hip hop.
Entre os demais nomes que desembarcam em Assis para as gravações estão Helena Albergaria (Lavoura Arcaica; Que Horas Ela Volta?; Ilha de Ferro; Ainda Estou Aqui), Carlota Joaquina (Unidade Básica; 3%; Meu Nome É Bagdá), Lucelia Machiaveli (A Marvada Carne; O Meu Pé De Laranja Lima; O Rei Do Gado; Beleza Fatal), além dos três protagonistas Pedro Goiffman (Califórnia, Garota do Momento) como João Rato, Julia Miranda (A Caverna de Pedra; De Volta Aos 15) como Alice, e Allan Vorenos, como Gilvan.
O elenco ainda será composto por atores e atrizes da região de Assis que se destacaram nos curtas-metragens realizados no município nos últimos anos, e que ganharam projeção nacional através de festivais de cinema, como são os casos de Kawan Matos, Thayan Martins e Silas Pinheiro, do curta “Marmita”, Ricardo Bagge e Isabella Guido, do curta “Arame Farpado" e Daniel Rone, do curta “Ainda Restarão Robôs Nas Ruas Do Interior Profundo". Também participam Gabriel Lujaro, Cesário de Oliveira, Sasá Carvalho, entre outros nomes.
As filmagens ocorrem de 28/10 a 30/11/2025 e todas as locações serão em Assis-SP.
DIRETOR E ROTEIRISTAS Bios
DIRETOR E ROTEIRISTA | Gabriel Di Giacomo Rocha: roteirista, diretor e produtor atuante desde 2008. Dirigiu o documentário "Memória Sufocada” (2021) que recebeu menção especial do júri no Festival de Málaga e foi selecionado para a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e para o Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar. Em 2023, o filme foi distribuído nos cinemas pela Embaúba Filmes. Gabriel é um dos roteiristas da comédia "Abestalhados 2" (2022), lançada pela Buena Vista International e disponível na Star+. Foi produtor e diretor de segunda unidade da segunda temporada da série "Auto Posto" (2023) exibida no Comedy Central e Paramount +. Dirigiu e roteirizou o documentário "Marcha Cega” (2018), selecionado para os festivais Cine PE 2018, Cine y Derechos Humanos Madrid, Visions du Réel (Media Library), entre outros. O filme foi distribuído nos cinemas pela Elo Company, teve exibição no Canal Brasil e ficou disponível na Amazon Prime Video. Foi produtor e roteirista da série documental "Viajo Logo Existo” (2020) exibida no Travel Box Brazil. Em 2016, ao lado de Marcelo Botta, dirigiu e roteirizou a série de comédia "Foca News" e foi produtor do "Último Programa do Mundo", ambas exibidas no FX. Sua carreira na televisão começou em 2008 no núcleo de humor da MTV Brasil, trabalhando na equipe de direção e roteiro de programas como "Comédia MTV", "Quinta Categoria" e "Furo MTV”. Com o projeto de “Antes que o Futuro Chegue”, foi selecionado para participar do Histórias que Viajam, um programa de desenvolvimento de roteiros patrocinado pela SPCine, Projeto Paradiso e Ventana Sur voltado para o mercado internacional e coproduções que culmina com a participação do projeto na sessão "El Principio del Film" no Ventana Sur 2023. No evento, foi ganhador de dois prêmios: Final Draft e Fantástica Audiovisual - Special Mention Best Genre Story. Participou do laboratório de roteiro Cine Qua Non Lab - Líneas Argumentales com o longa metragem de ficção "Não Nasci Pra Esta Cidade”.
CORROTEIRISTA | Fred Di Giacomo: Criado em Penápolis, sertão paulista, Fred Di Giacomo é escritor e roteirista de premiados projetos transmídia. Doutorando em literatura e cultura na Freie Universität - Berlin. Escreveu roteiros para o programa "Conversa com Bial" da rede Globo e foi um dos responsáveis pela série de infográficos animados "O Brasil em Números", exibida pelo Guia do Estudante, e premiada em Nova York com a medalha de prata no SPD (Society of Publication Designers). É autor dos romances "Desamparo" (2018) -- finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2019 e vencedor do edital para publicação de livros da cidade de São Paulo -- e "Gambé" (Companhia das Letras, 2023). Foi coordenador e editor do projeto "Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas de SP", finalista do Prêmio Jabuti, maior prêmio da literatura nacional. Fred foi editor de conteúdo em veículos como UOL, Cult, Énois e Datalabe; além de redator-chefe na Editora Abril, maior editora de revistas da América Latina, coordenando projetos multimídia (vídeos, infográficos e games) que receberam mérito no SPD (Society of Publication Desginers), foram selecionados para o FILE (Festival Internacional da Linguagem Eletrônica) e chegaram à final do BIG (Brazilian Indie Games). Tem sido convidado para ministrar palestras e workshops em eventos e instituições como Campus Party e Social Media Week.
PRODUTORA E DISTRIBUIDORA -Bios
OESTE CINEMA - PRODUTORA
A Oeste Cinema é uma produtora brasileira independente fundada em 2017 com sede em Assis-SP. Produziu os curta-metragem de ficção 'Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo' (Guilherme Xavier, 2022 / Prêmio Canal Brasil de Curtas - 33º Curta Kinoforum, Melhor Roteiro - 24º Festival Kinoarte, Troféu da Crítica de Melhor Curta - 9ª Mostra de Cinema de Gostoso, International Competition - 45º Festival Du Court Métrage de Clermont-Ferrand, Finalista Melhor Curta-metragem - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023; Melhor Filme Nacional - 15º LoboFest; Finalista Melhor Curta-Metragem - 28º Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro; Prêmio Melhor Curta-Metragem Latino Americano - Miradas Medellín 2023); o curta histórico 'Despovoado', com participação especial de Rolando Boldrin (Guilherme Xavier, 2023 / 34º Curta Kinoforum, 25º Festival Kinoarte de Cinema, 13ª Mostra Ecofalante de Cinema e 9º FIIK Janela Caipira); 'Maremoto' (Cristina Lima e Juliana Bezerra, 2024 / Prêmio Aquisição TV Cultura - 35º Curta Kinoforum, Menção Honrosa - 23ª Goiânia Mostra Curtas, 57º Festival de Brasília, 34º Curta Cinema); e ‘Veredas’ (Igor Rossato, 2025 / 25ª Mostra de Tiradentes, Market Picks 47º Clermont Ferrand Film Festival, 17ª Mostra Ecofalante de Cinema, Melhor Trilha e Melhor Direção de Arte - 18º Curta Taquary, 8ª Mostra Sesc de Cinema, 4º Festival Internacional de Itabaiana, 36º Curta Kinoforum, 26º Festival Kinoarte). Produziu as obras seriadas 'Diário dos Nossos' (#CulturaEmCasa) e 'Touros' (Guilherme Xavier e Tulio Belo, 2025, em distribuição. É co-produtora, junto à Memória Viva, do longa-metragem 'O Filme Do Medo', de Thiago B. Mendonça, em finalização. Na publicidade, foi vencedora por duas vezes do Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo (2019 e 2021). É a mantenedora do Polo Audiovisual do Velho Oeste, projeto de fomento ao cinema no Oeste Paulista que já atendeu mais de 720 alunos e produziu 36 curtas-metragens por meio de oficinas. É a produtora do Festival de Curtas do Interior do Brasil - Curta Velho Oeste, em sua quarta edição, e da Mostra Itinerante de Cinema do Vale do Paranapanema (2023), realizada em parceria com o Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Curta Kinoforum.
MARIA FAZ FILMES - PRODUTORA
Maria Faz Filmes: Com mais de 20 anos de experiência em produção cinematográfica entre suas integrantes, a Maria Faz Filmes é uma produtora brasileira fundada em 2023 valendo-se de currículos pessoais que somam mais de 50 obras, com projetos premiados e de destaque no cenário nacional e internacional para MTV, Globo, Globo Play, Paramount +, Nickelodeon, Comedy Central, Disney, Netflix, Amazon, Star +, dentre outros. Desde sua fundação, a produtora vem construindo um line-up diverso, reunindo projetos de roteiristas e diretores em diferentes estágios de carreira, e valorizando tanto talentos emergentes quanto nomes já consolidados no mercado. Esse compromisso com a pluralidade se reflete nas obras que atualmente trabalha em coprodução: o curta-metragem Picolé Sabor Lilás (ProAC 2023), de Nathalia Ferrán e Mari Neris; o longa-metragem Deu Branco (ProAC 2024), criado por Verônica Debom e dirigido por Naína de Paula, em desenvolvimento; o documentário Wladimir: Memórias Além do Futebol (ProAC 2024), criado por Pedro Riera e dirigido por Diogo Leite, em pós-produção; e o longa Não Nasci pra Esta Cidade, criado e dirigido Gabriel Di Giacomo, atualmente em produção.
FILMES DO ESTAÇÃO - DISTRIBUIDORA - Bio
Filmes do Estação, a distribuidora do Grupo Estação, fundada em 1990, é responsável por inúmeros lançamentos de filmes independentes, brasileiros e internacionais, de sucesso de público e crítica. Neste período lançou mais de 300 títulos e relançou diversas coleções de clássicos. Em 2024, três dos seus lançamentos fizeram parte das listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire - praticamente unanimidade entre o público e a crítica, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no Festival do Rio e conquistou três prêmios no Grande Otelo 2025, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema: Melhor Primeira Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha.
No primeiro semestre de 2025, lançou quinze filmes internacionais, com destaque para o indiano “Sempre Garotas”, da diretora Suchi Talati, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz no Festival Sundance de 2024, e para o mais recente filme do renomado diretor Costa-Gavras, “Uma Bela Vida”, - uma delicada e iluminadora reflexão sobre o fim da vida, que já ultrapassou 35.000 espectadores. Entre os clássicos, começou com "Em Busca do Ouro", de Charlie Chaplin, e agora retoma seu projeto de coleções com a recém-lançada mostra Truffaut Por Completo, e o lançamento da coleção Agnès Varda ainda em 2025. Para 2026, a Filmes do Estação prepara o lançamento de grandes títulos, como o “As Vitrines”, novo longa da diretora e roteirista Flavia Castro, “A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes e o longa documental Palestino "Put Your Soul in Your Hand and Walk”, que estreou na Mostra ACID Cannes. A distribuidora possui diversas parcerias com projetos ainda em fase de desenvolvimento, de forma a pensar estratégias de lançamento dos filmes desde o seu início.



Nenhum comentário