[Curtas-metragens] O curta “No começo de tudo” faz sessão de pré-estreia dia 8 de novembro
O curta “No começo de tudo" do diretor Felipe Risallah, (premiado pelo Júri Popular no 31º Festival de Cinema de Vitória, com o curta “Fala, Vô!) terá pré-estreia no dia 08 de novembro, na Santa Paciência Casa Criativa, em Campos dos Goytacazes. O evento tem início às 16h, com uma exposição de artistas campistas: Elza Vilela (avó do diretor Felipe Risallah, inspiração inicial da história e artista plástica), Matheus Crespo (artista visual), Leonardo Pereira (artista floral) e Plantaia (artista visual). A casa dispõe de um café bar, que estará aberto ao longo de todo o evento.
No início da noite, será exibido o curta,“No começo de tudo", e a sessão será seguida de um bate papo com a equipe. Para encerrar, pista aberta com set de DJ, em clima de celebração.
O curta “No começo de tudo" é uma produção da Tralha Filmes e foi contemplado no Edital nº 01/2023 de Apoio à Curta-Metragem, promovido com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O curta tem entre suas locações pontos históricos e marcantes da cidade, como: a Casa de Cultura Villa Maria, a Praça São Salvador, o Hotel Amazonas e a Cafeteria FBC.
“No começo de tudo é um curta-metragem sobre esquecimento, aceitação e memória — temas que dialogam com a realidade de Campos dos Goytacazes. Uma cidade cheia de história e de patrimônios, mas carente de políticas públicas e, por isso, de formação cultural. Muitos desses lugares estão se apagando aos poucos, esquecidos e à espera do fim. Exibir o filme aqui, dentro de um casarão histórico, é mais do que simbólico: é um ato de resistência e afeto. É lembrar que ainda é possível fazer cultura em Campos — e que revisitar o começo é, também, uma maneira de manter viva a nossa memória coletiva.” Declara o diretor Felipe Risallah.
Nas palavras da atriz Mavi Mourenço, produtora e protagonista do filme: “Eu acho que o principal ponto de se fazer um filme com um edital local, municipal, como foi o caso da Lei Paulo Gustavo, é poder devolver esse filme à comunidade. Nós fizemos o filme, claro, com o intuito de rodar por festivais e mostras de cinema pelo Brasil. Mas, sendo uma narrativa tão enraizada na cultura de Campos, ela precisa ser mostrada aqui também, principalmente aqui, para que as pessoas vejam o que está sendo produzido na cidade delas e, mais do que isso, para que se reconheçam na tela. Nós conseguimos fazer isso com o verão mais longo da minha vida: recebemos várias mensagens e comentários de pessoas de Cabo Frio dizendo o quanto se identificam com o filme, e esse é nosso propósito aqui também. Por isso, decidimos lançar o filme em Campos dos Goytacazes: a cidade onde o filme nasceu, foi produzido e agora fará sua estreia.”
Para participar do evento por favor se cadastrar https://forms.gle/wLwti2oQRqM6cRtx6
Sinopse
Luiza, uma jovem arquiteta, retorna à sua cidade natal após enfrentar frustrações pessoais e profissionais. Enquanto ela tenta evitar tudo que a lembra de sua origem, Elza, uma artista local que enfrenta perda da memória, tenta preservar o que ainda resta de suas lembranças. Em meio à demolição silenciosa dos prédios históricos da cidade, as duas encontram na arte um abrigo, uma forma de preservar o que ainda importa e aceitar o que já não pode ser retomado.
Duração: 20 minutos
Bio Felipe Risallah
Felipe Risallah é diretor, produtor e artista de efeitos visuais formado em Cinema e Audiovisual pela UFES. Assinou o VFX da campanha de divulgação da série “Arcane” (Netflix) e projetos com nomes como Pedro Sampaio e a gravadora Mainstreet. Como diretor, teve destaque com seu curta de estréia “Fala, Vô!”, premiado pelo Júri Popular no 31º Festival de Cinema de Vitória. Foi diretor de fotografia e responsável por toda a pós-produção do curta "Pas de Deux", de Mavi Mourenço, além de dirigir, produzir, atuar e coordenar a pós-produção do curta “o verão mais longo da minha vida". Em “No Começo de Tudo”, ele experimenta um olhar diferente na direção do curta, e assina a direção de fotografia, montagem, VFX e colorização. É fundador da Fr Visuals, produtora especializada em 3D e pós-produção, onde explora novas formas narrativas na criação de conteúdo digital. E em 2025 lançou a Tralha Filmes, voltada à produção audiovisual com linguagem cinematográfica.
Bio Mavi Mourenço
Mavi Mourenço é cineasta e atriz, formada em Cinema e Audiovisual pela UFES. Atua em roteiro, direção, produção e interpretação. Dirigiu Pas de Deux, curta infanto‑juvenil contemplado pela Lei Paulo Gustavo e selecionado para o Festival OffCine 2024. Em o verão mais longo da minha vida, assinou o roteiro, a produção e a assistência de direção, além de dar vida à protagonista. Integrante da equipe de elenco de Fala, Vô!, premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular no 31º Festival de Cinema de Vitória, participou ainda, durante a graduação, de elencos e equipes técnicas de diversos curtas e longas independentes. Em No Começo de Tudo, reúne suas competências técnicas e artísticas como produtora, assistente de direção e intérprete da protagonista, Luiza. Integra a FR Visuals como diretora de produção e operações, e é co-fundadora da Tralha Filmes.
Bio Tralha Filmes
A Tralha Filmes é uma produtora independente do Rio de Janeiro, fundada em 2025 pelos jovens realizadores Felipe Risallah e Mavi Mourenço. Com vocação para a linguagem autoral e foco em narrativas que unem afeto e propósito, a produtora nasceu com a missão de contar histórias que importam, criadas com tempo, escuta e atenção. Dedicada à criação de filmes, documentários e campanhas publicitárias com linguagem cinematográfica, seu trabalho parte da crença de que comunicar vai além de vender: é provocar reflexão, reconhecimento, emoção e memória. Após estrear com o curta-metragem o verão mais longo da minha vida, que retrata Cabo Frio a partir de um olhar sensível sobre pertencimento e identidade, a Tralha Filmes apresenta agora No Começo de Tudo, um curta que valoriza o patrimônio material e imaterial de Campos dos Goytacazes e reafirma o seu compromisso com histórias que resistem no tempo e no afeto.
Links
Filmes:
“Fala, Vô!” – Fala, Vô! - Award-Winning Animated Short Film
“o verão mais longo da minha vida” – o verão mais longo da minha vida | curta-metragem
Redes sociais:
IG Tralha Filmes
IG Felipe Risallah
IG Mavi Mourenço
Sites produtoras (portfólio):
https://tralhafilmes.com.br/
https://www.frvisuals.com.br/
Artistas da exposição:
Matheus Crespo
Leonardo Pereira | Florário
Plantaia
Ficha técnica | Créditos
Produção Executiva: Felipe Risallah
Produção: Mavi Mourenço
Diretor de Produção: Vinicius Paes Dias
Assistência de produção: Fabiano Torres
Consultoria de produção: Arthur Fiel
Direção: Felipe Risallah
Assistência de Direção: Mavi Mourenço e Vinicius Paes Dias
Direção de Fotografia: Felipe Risallah
Assistência de Fotografia: Brenno Belletti
Direção de Arte: Matheus Crespo
Assistência de Arte: Siano Cardoso
Figurino e Beleza: Petra Villela
Técnico de som: Levi Soós
Montagem, VFX e Colorização: Felipe Risallah
Edição de som e Mixagem: Levi Soós
Trilha sonora: créditos ao performer de cada música
Assessoria de Imprensa: Sandra Villela
Design e Identidade Visual: Giovanna Cavalcante
Elenco:
Mavi Mourenço
Phellipe Rangel
Eliana Carneiro
APOIO:
FBC - Full Beard Coffee
Casa de Cultura Villa Maria
Ateliê Matheus Crespo
Agradecimentos:
Marcelo Trindade
Dora Villela
Elza Villela José
Família Villela
Marinete Pereira
Sandra Villela
Mauro Heitor
Arthur Fiel
Alexandre Curtiss
Bruno Gomes
Universidade Federal do Espírito Santo
Luiza Freire
Felipe Póvoa
Leonardo Pereira
Isabela Cherfen
Clarissa Belletti
Irene Magda Belletti
Restaurante Lider



Nenhum comentário