[News] 'O Pai da Rita': Filme de Joel Zito Araújo ganha o prêmio CineB do Cinema Brasileiro

 

Ailton Graça, Jéssica Barbosa, Wilson Rabelo estrelam - crédito: Casa de Criação Cinema


"O Pai da Rita", longa de Joel Zito Araújo, foi um dos vencedores da 9ª edição Prêmio CineB, que aconteceu na noite do último sábado (28/06). O evento é um reconhecimento a quem faz o audiovisual nacional acontecer: diretores, artistas, universidades e entidades sociais que fortalecem o cinema e a cultura no Brasil. Araújo divide a produção do filme com sua filha, Luiza Botelho, que representou o pai na cerimônia de premiação, junto com o ator Ailton Graça. A cerimônia aconteceu no auditório azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O filme conta a história de dois velhos amigos (Ailton Graça e Wilson Rabelo) que compartilharam um amor em comum com uma passista no passado e agora travam uma disputa para saber quem é o pai da filha (Jéssica Barbosa) da mulher (Elisa Lucinda). A produção conta ainda com as participações de Elisa Lucinda, Léa Garcia, Francisco Gaspar e Paulo Betti.

Considerado um dos grandes cineastas e pensadores negros do país, Joel Zito Araújo transita com desenvoltura entre o cinema documentário e de ficção, colocando o negro em cena no Brasil e no mundo. É dele o drama "Filhas do Vento" (2004), vencedor de oito Kikitos no Festival de Gramado, incluindo o prêmio de melhor diretor, e melhor filme no Festival de Tiradentes.

 Também dirigiu os documentários "A Negação do Brasil" (2001), vencedor do É Tudo Verdade, e "Meu Amigo Fela" (2019), que estreou no Festival Internacional de Roterdã (IFFR) e ganhou o prêmio especial do júri na Competição Internacional no É Tudo Verdade, os prêmios de Melhor Filme da Diáspora Africana do FESPACO/Burkina Faso, e de Ja’Net Documentário no Pan African Film Festival-PAFF (EUA), entre outros.

Produzido pela Casa de Criação Cinema, coproduzido pela Globo Filmes, "O Pai da Rita" tem distribuição da O2 Play e pode ser assistido nas plataformas digitais (Telecine, YouTube, Apple TV e outras). Araújo divide roteiro com Di Moretti, que teve inspiração na canção "A Rita" do cantor e compositor Chico Buarque.



Instagram

@joel_zito_araujo 





Nenhum comentário