[News] CONFIRA A LISTA DE FILMES SELECIONADOS PARA A 3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL BONITO CINESUR

 

Nesta sexta-feira, o BONITO CINESUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO anuncia os títulos que integram a programação da sua terceira edição. A curadoria busca consolidar o evento ainda mais como um espaço de encontro entre culturas, linguagens e territórios.


A programação contempla cinco mostras competitivas com filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, além de co-produções com países fora da América do Sul. São obras que refletem a diversidade estética e temática do cinema sul-americano contemporâneo, de narrativas intimistas a reflexões sociais e ambientais, passando por experiências visuais marcantes e produções voltadas à infância e juventude.


Na Mostra de Longas Sul-Americanos, o Brasil está representado por A MELHOR MÃE DO MUNDO, de Anna Muylaert, e BRASILIANA, musical dirigido por Joel Zito Araújo. Também compõem a mostra o equatoriano CHUZALONGO; a coprodução ORO AMARGO, realizada entre Chile, Uruguai e Alemanha; o argentino QUINOGRAFIA; e o peruano REDENCIÓN.


A Mostra de Curtas Sul-Americanos reúne seis produções, entre ficções e animações: AMOR EN LOS TIEMPOS DE COMO SEA QUE SE LLAME EL PRESENTE (Colômbia), AYAHUANCO (Peru), DESVELO (Venezuela), LA FALTA (Argentina/Uruguai), LAGRIMAR (Brasil) e REVELACIÓN (Chile).


Duas mostras específicas abordam a temática ambiental, um dos pilares do festival. Entre os longas, foram selecionados KARUARA: O POVO DO RIO (Peru), KOPENAWA: SONHAR A TERRA-FLORESTA (Brasil), LA CUENCA (Chile), POR EL PARANÁ: LA DISPUTA POR EL RÍO (Argentina), RUA DO PESCADOR Nº 6, de Bárbara Paz (Brasil), e SINFONIA DA SOBREVIVÊNCIA (Brasil).


Nos curtas ambientais, a seleção inclui os brasileiros INSUSTENTÁVEL: A REALIDADE DO PETRÓLEO NA AMAZÔNIA, SOBRE A CABEÇA OS AVIÕES, SOBRE RUÍNAS e UMA MENINA, UM RIO, além de JICHI: EN BUSCA DEL GUARDIÁN DE LAS AGUAS (Bolívia) e POR LA TIERRA (Argentina).


Responsável por fomentar a economia criativa local desde sua primeira edição, o BONITO CINESUR também dá destaque à produção sul-mato-grossense com uma mostra dedicada a obras realizadas no estado. Foram selecionados seis títulos: A ÚLTIMA PORTEIRA, ELEONORA, ENIGMAS NO ROLÊ, JARDIM DE PEDRA – VIDA E MORTE DE GLAUCE ROCHA, KOI E O RIO e TEMPESTADE OCRE.


“A curadoria desta edição acompanha nosso compromisso com filmes que dialogam com a diversidade cultural da América do Sul e com as urgências do nosso tempo, sempre em sintonia com o território de Bonito, que inspira e acolhe esse encontro entre cinema e natureza”, afirma o diretor Nilson Rodrigues. Em 2024, o Bonito Cinesur exibiu 42 filmes em 120 horas de programação, mobilizou mais de cinco mil pessoas em oficinas, mesas, sessões e debates e impactou positivamente a economia criativa local.


O festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), com a emenda parlamentar do deputado Vander Loubet; conta com patrocínio do Fecomércio, SESC, EMGEA e da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).  Tem o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e do Governo do Mato Grosso do Sul (SETESC) e conta com o apoio cultural da Energisa e da Zoom Publicidade.



 

Realização: Associação Amigos do Cinema e da Cultura

A Associação Amigos do Cinema e da Cultura é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2007, que desenvolve projetos culturais, educacionais e de formação há mais de 15 anos. Entre as atividades realizadas, destacam-se os projetos Cinesurdo; Vídeo Índio Brasil; A Escola no Cinema; Diálogos


Contemporâneos; Circuito Popular de Cinema do Ceará; e Cinema nas Escolas e o Festival da Juventude.


Sua experiência e capacidade técnica para o desenvolvimento e realização de atividades na área do cinema, bem como em formação, educação e cultura em geral, já foram atestadas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela Universidade de Brasília.


Nilson Rodrigues: Diretor do Festival

Produtor dos filmes “O outro lado do paraíso”, de André Ristum (2014) e “O pastor e o guerrilheiro”, de José Eduardo Belmonte (2023). Foi diretor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (1995, 1997, 1998 e 2011) e do Festival Internacional de Cinema de Brasília – Brazilian International Film Festival (2012 a 2017).


Andrea Freire: Coordenadora

Coordenadora do Festival de Inverno de Bonito (2000 a 2006, 2015 e 2016), coordenadora da Mostra Vídeo Índio Brasil (2009) e do Bonito CineSur (2023 e 2024).


Gustavo Castelo (Cegonha): Coordenador

Produtor cultural, coordenador do Temporadas Populares (1999 a 2002), diretor-geral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (2020 a 2022) e coordenador do Bonito CineSur (2024).


José Geraldo Couto: Curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta metragem

É jornalista, tradutor e crítico de cinema. Trabalhou por mais de 20 anos no jornal Folha de S. Paulo. Atualmente é colaborador do Instituto Moreira Salles. Traduziu obras literárias de Henry James, Norman Mailer, Truman Capote, Martin Scorsese e Nelson Mandela, entre outros.


Cecília Diez - Curadora da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta metragem

Professora universitária, produtora geral do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata (2021-23) e do Ventana Sur (2022- 23).


Rodrigo Fonseca - Curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta metragem. 


Curador, crítico e pesquisador de cinema brasileiro, conhecido por seu trabalho na curação de mostras e festivais de cinema, além de sua atuação como jornalista e professor.


Elis Regina: Curadora da mostra cinema ambiental

Jornalista, já atuou em diversas curadorias, como: Mostra Cine Comitiva no Festival Comitiva dos Chefs (2019); Exposição Making Of – O Cinema Está Aqui – Festcine América do Sul (2014); Exposição A Imagem do índio – Vídeo Índio Brasil (2014 e 2015); Festival Comida em Movimento – Cinema e Gastronomia (2023), e Mostra sul-americana do cinema ambiental do Bonito CineSur (2023 e 2024).


Marcos Pierry - Curador da Mostra do cinema Sul-mato-grossense

Jornalista, crítico, curador audiovisual, roteirista, curta-metragista e professor de cinema. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Curador da Mostra do cinema sul-mato-grossense do Bonito CineSur (2024).


Luciana Druzina – Curadora da mostra infanto-juvenil

Diretora da Druzina Content onde há mais de quinze anos produz séries, filmes de animação, ficção e games. Curadora da mostra paralela infantojuvenil do Bonito CineSur (2023 e 2024).






Nenhum comentário