[Festival] Festival do Rio 2025: conheça os longas da programação que disputam uma indicação ao Oscar de filme internacional

 

O Festival do Rio chega à sua 27ª edição reafirmando duas marcas registradas: ser a casa do cinema mundial no Brasil, exibindo produções de dezenas de países há quase três décadas, e apresentar em primeira mão o que há de mais relevante no cinema contemporâneo. Muitas vezes, os títulos exibidos no festival já chegam laureados em grandes eventos internacionais e seguem repercutindo no circuito de prêmios. Um dos melhores termômetros dessa curadoria é o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Em 2024, por exemplo, quatro dos cinco indicados passaram no Festival do Rio: Emilia Pérez (França), A Garota da Agulha (Reino Unido), A Semente do Fruto Sagrado (Áustria) e o nosso grande vencedor, Ainda Estou Aqui (Brasil). Nos últimos 15 anos, o festival exibiu 8 longas que ganharam o Oscar da categoria: Drive My Car (Japão, 2022), Druk - Mais Uma Rodada (Dinamarca, 2021), Ida (Polônia, 2015), A Grande Beleza (Itália, 2014), A Separação (Irã, 2012), Em um Mundo Melhor (Dinamarca, 2011) e O Segredo de Seus Olhos (Argentina, 2010). A lista fica ainda maior se considerarmos todos os indicados ao longo desse tempo.

Esse recorte endossa a aptidão dos curadores do Festival do Rio para captar as tendências, novidades e joias do cinema atual — e, ao que tudo indica, essa sensibilidade estará refletida novamente no Oscar 2026. Apontado pela crítica como um dos melhores do ano e favorito na categoria inaugural de melhor elenco no Academy Awards, Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, foi exibido pela primeira vez no Brasil, na última quinta-feira (18), em uma sessão especial do festival. E o filme de encerramento, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, também deverá ganhar muitas indicações importantes — por exemplo, para a atriz Jessie Buckley, para o ator coadjuvante Paul Mescal e de roteiro e direção para Chloé Zhao, dentre outras.

Dentre os longas pré-selecionados por seus países para representá-los no Oscar 2026, Querido Trópico (2024), exibido na 26ª edição do Festival do Rio (e disponível no Prime Video), foi selecionado pelo Panamá para o Prêmio da Academia no ano que vem. E outros 14 longas-metragens você poderá conferir no Festival do Rio 2025, entre os dias 2 e 12 de outubro. Confira a lista completa:


O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho

Aquilo Que Você Mata (The Things You Kill), de Alireza Khatami

Um Fantasma Útil (A Useful Ghost), de Ratchapoom Boonbunchachoke

Franz Antes de Kafka (Franz), de Agnieszka Holland

Kokuho - O Mestre Kabuki (Kokuho), de Sang-il Lee

Fernão de Magalhães (Magellan), de Lav Diaz

O Olhar Misterioso do Flamingo (La misteriosa mirada del flamenco), de Diego Céspedes

Órfão (Orphan), de László Nemes

Um Pai (Father), de Tereza Nvotová

O Pavão (Peacock), de Bernhard Wenger

Pequenos Pecados (Little Trouble Girls), de Urška Djukić

Reedland (Rietland), de Sven Bresser

Valor Sentimental (Sentimental Value), de Joachim Trier

A Voz de Hind Rajab (The Voice of Hind Rajab), de Kaouther Ben Hania

Dentre esses 15 títulos, a Variety destaca 3 filmes entre os favoritos a uma indicação ao Oscar em janeiro: o docudrama tunisiano A Voz de Ben Hania, que corre por fora na disputa neste momento; o thriller brasileiro O Agente Secreto, que é um forte concorrente e cujo protagonista Wagner Moura é apontado hoje como um futuro indicado na categoria de melhor ator; e o drama dinamarquês Valor Sentimental, que deverá render mais uma indicação ao prêmio de roteiro original para Joachim Trier e Eskil Vogt, vem forte com seu elenco — estrelado por Renate Reinsve, Elle Fanning e Stellan Skarsgård — e desponta como o grande favorito ao prêmio.


Esses filmes estão distribuídos entre diversas mostras do Festival do Rio 2025, como Première Brasil, Panorama Mundial e Expectativas. 


*****


Sobre o Festival do Rio


O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.


*****


Sobre a Shell Brasil

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.


*****


Para imagens e trailers:

Em breve, as fotos e os trailers dos filmes estarão no site do festival. Para acessá-los, entre no site do Festival, busque à direita na tela o filme que interessa à você. Na página do filme, você pode fazer o download das fotos clicando com a tecla direita do mouse, ou acessar o trailer hospedado no Youtube na aba trailer. Para fotos de cobertura de eventos, tapete vermelho e outros, acesse este link.




Siga o Festival do Rio nas redes sociais:


Instagram


TikTok


Twitter


Facebook





Nenhum comentário