[News]O Corsário - um dos clássicos mais remontados no mundo - está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro




















Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Associação dos Amigos do Teatro Municipal e Petrobras, patrocinador oficial do Theatro Municipal, apresentam




O Corsário




Música de Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes e Riccardo Drigo



Libreto – Vernoy de Saint-Georges, Joseph Mazilier segundo Lord Byron



Com Ballet e Orquestra Sinfônica do TMRJ



Regência: Jésus Figueiredo



Direção Geral: Hélio Bejani










(Arte: Carla Marins)






(fotos: Daniel Ebendinger) – montagem de 2023 no TMRJ






Com o Patrocínio Oficial Petrobras, o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentam um dos clássicos mais remontados no mundo, O Corsário, com música de Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes e Riccardo Drigo. A remontagem e adaptação são de Hélio Bejani e Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa. Com regência de Jésus Figueiredo, o espetáculo terá a direção geral de Hélio Bejani, cenografia de Manoel dos Santos e Pará Produções, figurino de Tânia Agra e iluminação de Paulo Ornellas. A estreia será na quinta-feira, 14 de agosto, às 19h, e ainda haverá récitas nos dias 15,16, 20, 21, 22 e 23, às 19h, dias 17 e 24, às 17h, e 19 será a vez do Projeto Escola, às 14h.











Sinopse: Inspirado no poema de Lord Byron, O Corsário é um ballet de repertório clássico que conta a história de amor e aventura do pirata Conrad, que se apaixona pela Medora, a bela escrava do poderoso Paxá. A trama, cheia de reviravoltas, se desenrola em torno da luta de Conrad para salvar sua amada.



O Corsário foi apresentado pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 20 de junho de 1968, com o Ballet do Teatro Stanislavski, de Moscou. Em novembro de 2014, o Municipal mostrou a versão original completa de O Corsário com o Balé do Teatro Mariinsky. Em 2022, o público carioca pôde assistir ao balé completo no palco do Theatro com a Cia Bemo, da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. E em 2023 foi a primeira vez que o Ballet do Theatro Municipal dançou a obra completa de O Corsário.




“É um grande prazer abrir o palco do Municipal, mais uma vez, para o ballet O Corsário. Com o patrocínio da Petrobras, conseguimos trazer um título que está entre os queridinhos do público, é certeza de casa cheia. Esperamos todos vocês!”, destaca Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.



"O Corsário é um importante ballet do repertório clássico mundial. A história traz um enredo repleto de aventuras, conflitos e romance girando em torno de um pirata chamado Conrad, que se apaixona por Medora, uma bela escrava. Papéis que nossos primeiros bailarinos Marcia Jaqueline, Juliana Valadão e Cícero Gomes irão interpretar pela primeira vez no palco do Theatro Municipal. Essa versão assinada por mim e pelo mâitre Jorge Texeira foi pensada e elaborada como uma experiência para encantar o público, celebrando sempre, a beleza e a complexidade do ballet clássico” – ressalta Hélio Bejani, diretor do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.









Manuela Roçado no papel de Gulnara






o maestro Jésus Figueiredo



Sobre Jésus Figueiredo

Maestro Jésus Figueiredo é mestre pela Haute École de Musique de Genève (Suíça), com especialização em música antiga, regência, órgão e cravo. Atualmente é maestro colaborador da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde atua na preparação de óperas, concertos e regência de balés. Foi maestro titular do Coro do Theatro Municipal por vários anos, participando de inúmeras produções operísticas. Entre as óperas que regeu destacam-se Orfeo (Monteverdi), Dido and Aeneas (Purcell), O Chalaça (Mignone), La Serva Padrona (Pergolesi), L’elisir d’amore (Donizetti), La tragédie de Carmen (Bizet/Brook), Theodora (Handel) e Rei Arthur (Purcell). Recebeu o Prêmio APCA pela preparação do coro em Don Quixote, de Massenet, O Colombo e Lo Schiavo, de Carlos Gomes, e esta última com destaque internacional pela crítica especializada. Na regência de balés, conduziu títulos como O Quebra-Nozes, Don Quixote, O Corário, Giselle, Les Sylphides, Copélia, Raymonda, Le Spectre de la Rose e Catulli Carmina, com companhias como o Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Cia Brasileira de Balé. Em 2022, regeu a estreia mundial do balé Macunaíma, de Ronaldo Miranda, transmitido pela TV Brasil. Vencedor do Concurso Nacional de Ópera de San Juan (Argentina, 2010), já regeu diversas orquestras no Brasil, Argentina e Suíça. Desde 2022, dirige o Ensemble Gravidades, com o qual vem divulgando repertórios barrocos e brasileiros na Europa. É também diretor musical da Associação de Canto Coral.








O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro



Datas:

“O Corsário”

Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ballet em 2 atos

Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes, Riccardo Drigo.

Libreto: Vernoy de Saint-Georges, Joseph Mazilier a partir de Lord Byron

Dia 13 – Ensaio Geral

Dias 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23, às 19h

Dias 17 e 24, às 17h

Dia 19 às 14h (Projeto Escola Arte Educação Petrobras)








Marcela Borges e Rodrigo Hermesmeyer



Elenco:

MEDORA – Márcia Jacqueline (14, 17, 19, 21/8), Juliana Valadão (15, 20, 23/8) / Marcella Borges (13, 16, 22, 24/8)

GULNARA – Manuela Roçado (13, 14, 17, 19, 21/8) / Tabata Salles (15, 20, 23/8) / Ana Luíza Azer (16, 22, 24/8)

CONRAD – Cícero Gomes (14, 15, 17, 19, 20, 21, 23/8) / Alyson Trindade (13, 16, 22, 24/8)

ALI – Luiz Paulo (14, 15, 17, 19, 20, 21, 23/8) / Mateus Imperial (13, 16, 22, 24/8)

LANKENDEM – Mateus Imperial (15, 20 e 23/8), Rodrigo Hermesmeyer (13,14,17,19 e 21/8), Michael William (16,22,24/8)











Ficha Técnica:

Música: Adolphe Adam, Cesare Pugni, Leo Delibes, Riccardo Drigo.

Libreto: Vernoy de Saint-Georges, Joseph Mazilier a partir de Lord Byron

Concepção e adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira a partir de Marius Petipa

Ensaiadores: Jorge Texeira, Mônica Barbosa, Celeste Lima, Deborah Ribeiro, Filipe Moreira e Hélio Bejani.

Figurino: Tania Agra

Fotos: Daniel Ebendinger

Cenografia: Manoel dos Santos (criação) e Pará Produções (execução)

Iluminação: Paulo Ornellas

Design Gráfico: Carla Marins Regência: Jésus Figueiredo

Direção Geral: Hélio Bejani

Direção Artística Temporada 2025: Eric Herrero

Presidente FTM: Clara Paulino

Classificação: Livre

Acessibilidade

Palestras gratuitas antes dos espetáculos



Patrocinador Oficial Petrobras



Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Amadança, Bloch, Gaynor Minden, Vult, Ma Ballet, Fitting Ma Ballet

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal



Lei de Incentivo à Cultura

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução

Vale Mais Cultura


Nenhum comentário