[News] Histórias de mulheres brasileiras inspiram o infantil “Conta a Minha História?”
Inspirar novas possibilidades de existência, recriar imaginários, plantar sementes para o futuro. Baseado na trajetória de oito notáveis mulheres brasileiras nas artes, o espetáculo para crianças “Conta a Minha História?” será apresentado em julho em três espaços públicos da capital paulista: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (dia 5), Centro Cultural Olido (dia 12) e Museu Catavento (dia 27). Após circular com sucesso por diversas escolas públicas de SP, o infantil é destaque na programação de férias da cidade.
As histórias de Elza Soares, Ruth de Souza, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva, Carolina Maria de Jesus, Tarsila do Amaral, Cora Coralina e Rita Lee permeiam fábulas encenadas e cantadas ao vivo pelas multiartistas Jhonnã Báo, Lê Nor e Mel Duarte. “A ideia do espetáculo é trazer o tema da ancestralidade enquanto uma voz que não se cala, justamente porque é ouvida", explica a diretora e poeta Luz Ribeiro, vencedora de diversas competições de slams.
Encenado para crianças e jovens, “Conta a Minha História?” pretende fomentar nesse público um olhar mais atento a temas como igualdade de gênero, inclusão, empatia, e, principalmente, encorajar a autonomia e a autoconfiança para que essas meninas e meninos acreditem em seus sonhos.
“Nós lembramos que essas mulheres que cantam, dançam, pintam, atuam são nomes que ajudam a construir a estrutura do país, independentemente da cor, de suas idades, do território em que nasceram. Elas são vozes-sementes que frutificam gerações", fala Luz Ribeiro. “É importante trazer para o imaginário da menina preta periférica que é possível ser uma bailarina como a Ingrid Silva, hoje um grande nome da dança mundial", completa a diretora.
Oito canções compostas por ela e pelo diretor musical Felipe Parra norteiam o espetáculo e tornam a experiência da plateia envolvente e divertida. “A gente consegue dizer com a música coisas que nem sempre conseguimos com palavras. Mesmo que nem todas essas mulheres sejam cantoras, a própria história delas inspira essa musicalidade", afirma Parra.
Após a estreia no Centro Cultural Grajaú , “Conta a Minha História?” ainda irá passar pelos centros culturais Tiradentes (5/7) e Olido (12/7) e pelo Museu Catavento (27/7), sempre com apresentações gratuitas.
Sobre o projeto
“Conta A Minha História?” foi idealizado por Arlete Cardoso e Ive Caceres, da Nós, Arte e Cultura, e faz parte de uma ação continuada de projetos culturais com foco no desenvolvimento, valorização e inclusão de mulheres no mercado das artes e da cultura. A Nós, através da plataforma TODAS, realizou 2 edições do TODAS LAB, ciclo de formação para mulheres; o FESTIVAL TODAS, com foco no desenvolvimento pessoal e profissional, e o infantil “Conta A Minha História?”, com propósito de formação de plateia através da valorização de personalidades femininas consideradas referências da cultura brasileira.
FICHA TÉCNICA:
Direção e dramaturgia: Luz Ribeiro
Direção Musical: Felipe Parra
Elenco: Jhonnã Báo, Lê Nor, Mel Duarte
Produção executiva: Camila De Castro
Coordenação de produção: Arlete Cardoso e Ive Caceres
Patrocínio: Grupo GPS
Realização: Nós, arte cultura (@nosartecultura)
Assessoria de imprensa: Katia Calsavara
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC).
12 de julho
15h00- Centro Cultural Olido - sessão com audiodescrição e LIBRAS
Av. São João, 473
27 de julho
14h00- Museu Catavento - sessão com audiodescrição e LIBRAS
15h00- Museu Catavento
Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n,



Nenhum comentário