[News] Formada apenas por meninas, Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga se apresentará no Festival Nos Alive, em Portugal, em 10 de junho

 Formada apenas por meninas, Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga se apresentará no Festival Nos Alive, em Portugal, em 10 de junho

 


A convite da Galp, um grupo de câmara da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga (OSJ Chiquinha Gonzaga), formada exclusivamente por jovens instrumentistas, com idade entre 16 e 22 anos, embarcou para Portugal em julho para se apresentar, no dia 10 de julho, no tradicional “Festival Nos Alive”, que acontece anualmente no município de Oeiras, na grande Lisboa. Esta será a quarta turnê internacional da orquestra.

 

No repertório do concerto, estão obras de Sivuca, Chico Buarque, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Alceu Valença, Ary Barroso e Chiquinha Gonzaga. No festival português, o grupo de câmara da OSJ Chiquinha Gonzaga, composto por estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, se apresentará no mesmo palco de estrelas como Olívia Rodrigo e Parov Stelar.

 

Criada em 2021 com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das instrumentistas femininas, a OSJ Chiquinha Gonzaga tem em sua formação completa 52 integrantes. O grupo já se apresentou com artistas como Elba Ramalho, Alexandre Nero, Toni Garrido, Maria Gadú, Mel Lisboa, Roberta Miranda, Mônica Salmaso, entre grandes nomes da música de concerto como a soprano portuguesa Carla Caramujo e o tenor Eric Herrero. O nome da orquestra é uma homenagem à primeira maestra do país, Chiquinha Gonzaga, uma mulher à frente do seu tempo, que usou sua música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade. O grupo simboliza a luta feminina e incentiva a reflexão sobre questões de equidade de gênero. O repertório da orquestra passeia por obras nacionais e internacionais.

 

Com o patrocínio da Galp/Petrogal Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, uma série de ações são viabilizadas, como aulas de formação musical, compra de instrumentos musicais de qualidade, requalificação dos espaços formativos, bolsas de estudos para as integrantes da orquestra e contratação de professores renomados de universidades e orquestras brasileiras para prepararem as jovens para o ingresso no ensino superior e para a atuação no mercado profissional da música.

 

“Estamos muito contentes com o convite da GALP para tocarmos em Portugal. Essa parceria é estratégica e essencial para o sucesso da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga e para a trajetória acadêmica e profissional das jovens musicistas. Além da orquestra, com a parceria, mantemos sete polos de formação musical, com mais de 700 alunas, em territórios de alta vulnerabilidade no Rio de Janeiro”, conta Moana Martins, diretora executiva da OSJ Chiquinha Gonzaga e de outros cinco grupos musicais que promovem a transformação social e a integração comunitária por meio da educação, da música e da cultura. “Mais do que formação musical, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, graças ao patrocínio da GALP/Petrogal Brasil, oferece caminhos reais para a construção de um futuro com mais equidade, liberdade e representatividade. Meninas que antes não tinham acesso à arte agora encontram na música uma forma de expressão, de sonho e de transformação – de si mesmas, de suas comunidades e da sociedade como um todo”, comemora.

 

 

Redes sociais

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

www.instagram.com/osjchiquinha

www.youtube.com/@osjchiquinha

Nenhum comentário