[News] Peça eXílio recebe a jornalista palestino-brasileira Soraya Misleh e a advogada especialista em Direito Econômico e Social congolesa Hortense Mbuyi, para um bate-papo sobre imigração

 Peça eXílio recebe a jornalista palestino-brasileira Soraya Misleh e a advogada especialista em Direito Econômico e Social congolesa Hortense Mbuyi, para um bate-papo sobre imigração

 

https://lh7-rt.googleusercontent.com/docsz/AD_4nXe-4JwlXbRHuZ7AP-4LUAs23N70sWoAwBDm0W4gsTHLyLlr7dAslf7SI4E0zlzA37tvq2ANEvsYsc4TTWRnQE-UEqFgL1P3Y8dHPSb0ykCi0JLMwfI_NG2n-moTwmf2PcTmIdL514EINPOphACt76Q?key=2SM8D46jhDVpP8U6OAdjDghttps://lh7-rt.googleusercontent.com/docsz/AD_4nXfwQ-0eCcrsvMpEHl845_aEIOl7cbMb6n4gW2fSRNMmcAeKKZZpAWwMDClmJndSQ3ZxZg-yJPyWE12SXH1Vp2_RP3AuPsJU8wEIiT2xYbq3jctKKbKR5kbY9eyyfoBxM48mqVx7r_ML9MDIDNFlww?key=2SM8D46jhDVpP8U6OAdjDg

 

O espetáculo eXílio, em cartaz no Teatro Paulo Eiró, tem canções em vários idiomas, incluindo purepecha e tamazight, línguas do atual México e do norte da África, respectivamente, além de músicas brasileiras.

 


 

Para o Coletivo Comum, os deslocamentos forçados de pessoas por conta de guerras, violações de direitos humanos, condições climáticas e perseguições de qualquer tipo são um dos principais temas da atualidade, envolvendo questões individuais e coletivas, políticas e subjetivas. O grupo decidiu, então, fazer desses deslocamentos o seu material de pesquisa para construir o espetáculo “eXílio”, que fica em temporada no Teatro Paulo Eiró entre 30 de maio a 15 de junho de 2025, com sessões de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 18h.

 

Para ampliar as discussões propostas pela dramaturgia do espetáculo, após a apresentação do dia 8/6, o elenco recebe Soraya Misleh (Palestina) e Hortense Mbuyi (Congo) para uma conversa.

 

Soraya Misleh é jornalista palestino-brasileira, mestre e doutora em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (USP), autora do livro “Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina” (Ed. Sundermann). Coordena a Frente em Defesa do Povo Palestino-SP.

 

Hortense Mbuyi é mãe e advogada especialista em Direito Econômico e Social. Coordenadora Jurídica da comunidade Congolesa no Brasil, idealizadora do Espaço WEMA Cultura e Gastronomia Africana, membro do capelão internacional da Universidade da Flórida. Foi conselheira Municipal por quatro anos, eleita também presidente do conselho Municipal de Imigrantes de São Paulo na gestão 2021-2023. Integrante do Canal Fronteiras Cruzadas, é membro do Centro Internacional da Civilização Bantu (CICIBA) e participa do Programa de Pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades na USP.

 

eXílio - Mantendo a tradição de fazer teatro documental, o Coletivo Comum estruturou 30 cenas para dar conta da multiplicidade de abordagens referentes ao tema do exílio. São quadros independentes, nos quais o elenco formado por Fernanda Azevedo, Maria Carolina Dressler, Ícaro Rodrigues, Renata Soul e Roberto Moura narra diferentes dimensões que envolvem migração, refúgio e exílio.

 

SERVIÇO

eXílio
Duração: aproximadamente 140 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

 

TEATRO PAULO EIRÓ

Temporada: 30 de maio a 15 de junho de 2025, de quinta a sábado, às 20h30, e, aos domingos, às 18h.

Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo - SP

Ingresso: GRATUITO

Debate após apresentação: 08 de junho. Convidadas: Soraya Misleh (Palestina) e Hortense Mbuyi (Congo)

Sessão com intérprete de libras: 13 de junho

 

RESERVAS: circulacaoexilio@gmail.com / IG: @coletivocomum

 

Redes Sociais e site

www.coletivocomum.com.br

Instagram @coletivocomum

 

Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário