[News] Premiada diretora Juliana Rojas vai participar de debate gratuito em mostra sobre horror brasileiro contemporâneo na CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Esta é a última semana para assistir aos filmes da mostra de cinema gratuita “macaBRo - Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2", na CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Unidade Passeio. Com curadoria do jornalista e produtor cultural Breno Lira Gomes e do pesquisador e crítico de cinema Carlos Primati, a iniciativa apresenta filmes de terror/horror 100% brasileiros, produzidos de 2015 até a atualidade, que exploram o medo e o sombrio, em suas diversas formas, a partir de uma forte experimentação visual e por meio de histórias horripilantes e marcantes. Além disso, o catálogo físico, com artigos inéditos sobre o tema, já pode ser retirado por aqueles que participaram das atividades, assistiram ou vão conferir, até o dia 20 de abril, um ou mais filmes da programação.
Entre os destaques da semana, no dia 17 de abril, a diretora Juliana Rojas, uma das realizadoras homenageadas pela mostra, vai participar do debate após a sessão de “As Boas Maneiras”, que está marcada para começar às 16h30. Elogiado pela crítica e público, o filme é dirigido por ela e Marco Dutra. Mais cedo, nesse mesmo dia, às 14h, o curta “Um ramo” e o longa “Trabalhar cansa”, também dirigido pela dupla, serão exibidos em 35 milímetros, popular formato analógico utilizado no cinema.
Em 2024, Juliana Rojas integrou o júri do Queer Palm no Festival de Cannes após conquistar o prêmio de Melhor Direção na Mostra paralela Encounters no Festival de Berlim por "Cidade; Campo".
No dia 19 de abril, às 17h, será a vez de “Continente”, filme estrelado por Olivia Torres (“Ainda Estou Aqui”) e dirigido por Davi Pretto.
A mostra vai até o dia 20 de abril e os ingressos podem ser retirados na bilheteria 30 minutos antes de cada sessão ou evento. A programação completa pode ser acessada no site da CAIXA Cultural Rio de Janeiro ou no Instagram @blgentretenimento e @caixaculturalrj:
https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=2826
PROGRAMAÇÃO - ÚLTIMA SEMANA
Semana 3
Dia 15 de abril – terça-feira
15h - Palestra “O Macabro: uma dança e um lobisomem” com Roberto Houaiss. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.
17h - Sessão Curta macaBRo 3: Cabiluda (2022, PE, 20’) Direção: aColleto e Dera Santos + Raimundo Quintela: o caçador de vira porco (2018, PA, 15’) Direção: Robson Fonseca. Duração: 35 min. Classificação indicativa: 16 anos.
18h - Sessão Destaque macaBRo 2020: #ninfabebê (2017, MG, 79’) Direção: Aldo Pedrosa. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 16 de abril – quarta-feira
15h – O tio (2021, SP, 103’) Direção: André Borelli. Classificação indicativa: 14 anos
17h30 – Fim de semana no paraíso selvagem (2022, PE, 115’) Direção: Severino. Classificação indicativa: 14 anos.
Dia 17 de abril - quinta-feira
14h - Sessão macaBRo Homenagem: Um ramo (2007, SP, 15’) + Trabalhar cansa (2011, SP, 99’) Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra. Duração: 114 min. Classificação indicativa: 12 anos.
16h30 – Sessão macaBRo Homenagem: As boas maneiras (2018, SP/França, 135’) Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra. Classificação indicativa: 14 anos. A sessão será seguida de debate com a diretora Juliana Rojas.
18 de abril - sexta-feira
16h - Dente por dente (2021, SP, 85’) Direção: Júlio Taubkin e Pedro Arantes. Classificação indicativa: 16 anos.
19 de abril - sábado
15h - Madalena (2021, RJ, 85’) Direção: Madiano Marcheti. Classificação indicativa: 12 anos.
17h - Continente (2024, RS, 115’) Direção: Davi Pretto. Classificação indicativa: 18 anos.
20 de abril - domingo
16h - Propriedade (2023, PE, 100’) Direção: Daniel Bandeira. Classificação indicativa: 16 anos.
SERVIÇO
Mostra “macaBRo - Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2”
Data: 1º a 20 de abril
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Classificação etária: consulte a programação
Retirada de ingressos para os filmes: 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada
CURSO: TRAJETÓRIA DO HORROR NO CINEMA BRASILEIRO e palestras: distribuição de senhas 30 minutos antes de cada evento
Horários da bilheteria: Terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 18h
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita
Para mais informações sobre a programação, acesse:
CAIXA Cultural:https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/RiodeJaneiro.aspx
Telefone: (21) 3980-3815
Instagram: @caixaculturalrj
SOBRE OS CURADORES
Breno Lira | Coordenação geral e curador
Jornalista e produtor cultural, com passagens pelo curso de cinema da Universidade Estácio de Sá, pela Pipa Produções, pelo Ponto Cine e pela Mostra Geração do Festival do Rio. Em 2012 fundou a produtora BLG Entretenimento. É curador do Festival Maranhão na Tela desde 2007, e já assinou a mesma função no Festival Curta Cabo Frio por 9 anos. Assinou a curadoria e coordenação geral das mostras El Deseo - O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar; Cacá Diegues - Cineasta do Brasil; A luz (imagem) de Walter Carvalho, Simplesmente Nelson, O maior ator do Brasil - 100 anos de Grande Othelo, Pérola Negra: Ruth de Souza; Monstros no Cinema, Fábrica de Sonhos - Mostra de Animação, Stephen King: O medo é seu melhor companheiro, Mostra de filmes A beleza sombria dos monstros: 10 anos de A arte de Tim Burton, macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo e O Cinema de Tim Burton. Assinou a produção executiva da mostra Os Melhores Filmes do Ano, organizada pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), de 2010 a 2017, e em 2018 assinou a Coordenação Geral. Foi produtor executivo das mostras Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes; Filmes à mesa; Dario Argento e seu mundo de horror; James Dean - Eternamente jovem; Claudio Pazienza, o encontro que nos move; Neville D’Almeida - Cronista da beleza e do caos; Cine Doc Fr - Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo; Carlos Reichenbach – O cinema de autor brasileiro; George A. Romero - A crônica social dos mortos vivos; O cinema de Murilo Salles – O Brasil em cada plano; Luís Buñuel - Vida e obra; Cine Uruguai; Rock Terror; O cinema político de Ken Loach e do curso Questão de Crítica. Coordenou a produção do Curso de Crítica Cinematográfica com Mario Abbade e das mostras John Waters – O papa do trash; Jornada nas Estrelas: Brasil – A fronteira final; David Lynch – O lado sombrio da alma, Steve McQueen – The king of cool, da 1ª Mostra Cine Literário e Terry Gilliam – O onírico anarquista. Fez a direção de produção do 18º Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Trabalhou na produção dos espetáculos Chopin & Sand: Romance Sem Palavras, O Gato de Botas O Musical, Vertigem Digital e foi produtor executivo do espetáculo Agnaldo Rayol - A Alma do Brasil. É pesquisador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, desde 2012.
Carlos Primati | curador, mediador debates e professor curso
Jornalista, crítico membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), editor, tradutor e pesquisador, especializado em cinema fantástico em todas suas vertentes, épocas e cenários. Fez curadoria como convidado para mostras e festivais como Fantaspoa (Porto Alegre) e Cinefantasy (São Paulo), e é responsável pela curadoria dos eventos anuais Crash (Goiânia), CineCaos (Cuiabá) e Rio Fantastik Festival (Rio de Janeiro). Especializado em cinema fantástico brasileiro, criou a mostra O Horror no Cinema Brasileiro (2009), realizada pela Heco Produções, a mostra Macabros: O Novo Cinema de Horror Brasileiro (2016), para o Sesc, e foi cocriador, junto de Breno Lira Gomes, da mostra macaBRo: Horror Brasileiro Contemporâneo (2020), do CCBB. Participou de inúmeras mostras de cinema patrocinadas pelo Banco do Brasil, como palestrante, debatedor, articulista ou professor de cursos livres, destacando Pérola Negra: Ruth de Souza, Monstros no Cinema, George A. Romero: A Crônica Social dos Mortos-Vivos, Rock Terror, Stephen King: O Medo é Seu Melhor Companheiro, Estúdio Hammer: A Fantástica Fábrica de Horror, Terry Gilliam: O Onírico Anarquista, O Cinema de Tim Burton, entre outros. Como pesquisador de cinema, escreve críticas, artigos e ensaios para inúmeras publicações em livros, catálogos de mostras e livretos de lançamentos em home video. Pesquisou a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, para o livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, coproduziu, em parceria de Paulo Duarte, a coleção de filmes do cineasta em DVD e colaborou no catálogo da mostra retrospectiva José Mojica Marins: 50 Anos de Carreira (1957), produzida por Eugênio Puppo. Ministra cursos e palestras sobre cinema, com destaque para a obra de Alfred Hitchcock, Expressionismo Alemão, Ficção Científica da Década de 1950, A História do Horror, Horror no Cinema Brasileiro, Horror na Nova Hollywood, O Cinema de Horror Negro, Apocalipse Zumbi, Vampiros no Cinema, Vampiros no Cinema Escandinavo, Terry Gilliam e as Distopias, Tim Burton e o Cinema Fantástico, Crítica de Cinema Fantástico, Cinema de Horror Italiano, Slashers: Os Filmes de Matança, sendo estes três últimos em parceria da crítica e pesquisadora Beatriz Saldanha. Foi redator dos textos da mostra Hitchcock: Bastidores do Suspense (2018), exibida no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, para a qual também emprestou itens originais relacionados ao cineasta, ministrou um curso e escreveu um artigo para o livro-catálogo.
SOBRE A PRODUTORA
Sobre a BLG Entretenimento
A BLG Entretenimento é uma produtora voltada para a realização e promoção de mostras e festivais de cinema, além de espetáculos teatrais. Fundada em 2012, pelo jornalista Breno Lira Gomes, produziu e/ou coproduziu os seguintes projetos de mostras: El Deseo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar;Cacá Diegues – Cineasta do Brasil; Simplesmente Nelson; A luz (imagem) de Walter Carvalho; Irmãos Coen – Duas mentes brilhantes; Claudio Pazienza, o encontro que nos move; John Waters – O papa do trash; Cine DocFr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo; David Lynch – O lado sombrio da alma; O maior ator do Brasil – 100 anos de Grande Othelo; Pérola Negra: Ruth de Souza; Tim Burton e suas histórias peculiares; Monstros no Cinema; Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação; mostra de filmes A beleza sombria dos monstros: 10 anos de A arte de Tim Burton; Stephen King – O medo é seu melhor companheiro; macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo; Steve McQueen – The king of cool, Terry Gilliam: O onírico anarquista, O cinema de Tim Burton, A magia dos pixels – Espelhos animado da realidade e Mestras do Macabro - As cineastas do horror ao redor do mundo. Em 2019, 2020 e 2024 assinou a produção da mostra Os Melhores Filmes do Ano, organizada pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Realizou a produção local no Rio de Janeiro das mostras Retrospectiva Carlos Hugo Christensen, Jean-Luc Cinema Godard e Anime – O fantástico mundo das animações japonesas. Fez a produção de cópias das mostras África, Cinema e Cine Design, edição Rio de Janeiro e Florianópolis, e do 10º Festival Cine Música em Conservatória. No teatro atuou na produção dos espetáculos Chopin & Sand – Romance sem palavras; O Gato de Botas – O Musical; Vertigem Digital e Agnaldo Rayol – A alma do Brasil. Foi responsável pela produção local no Rio de Janeiro da exposição imersiva Monet à beira d’água. No momento produz o documentário Cacá Diegues – Cineasta do Brasil, com direção de Léo Barros.
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