Sobre Antonio Candido A obra de Antonio Candido (1918-2017), um dos intelectuais mais destacados do Brasil, é equiparável à de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr. e Celso Furtado. Crítico literário, historiador e teórico da literatura, Antonio Candido foi também professor e orientador de várias gerações de alunos nas cadeiras de Ciências Sociais e de Teoria Literária e Literatura Comparada, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Socialista desde jovem, manteve-se fiel a essa orientação política, tendo sido fundador do PT – Partido dos Trabalhadores, em 1980. É autor de cerca de duas dezenas de livros entre os quais Formação da literatura brasileira, momentos decisivos 1750 – 1880 e Os Parceiros do Rio Bonito, ambos publicados em 1959. Em 2004, foi publicado O Albatroz e o Chinês, seu último livro. Sobre Eduardo Escorel Eduardo Escorel dirigiu, entre outros, “Antonio Candido, anotações finais” (2024), “1968 – Um ano na vida” (2023), “SARS-CoV-2 / O Tempo da Pandemia” (2021, codireção de Lauro Escorel), “1937 – 45 Imagens do Estado Novo” (2015) e “Paulo Moura – Alma brasileira” (2013). Realizou seu primeiro documentário – “Bethânia Bem de Perto” – como fotógrafo, co-diretor e montador, em 1966, seguido de “Visão de Juazeiro”, em 1970. Dirigiu “Lição de amor”, seu primeiro longa-metragem de ficção, em 1975, seguido de “Ato de violência”, em 1979 e “O Cavalinho azul”, em 1984. Montou, entre outros, “Terra em Transe” (1967), “Macunaíma” (1969), “Cabra marcado para morrer” (1984), “Santiago” (com Letícia Serpa, 2006) e “No intenso agora” (com Laís Lifschitz, 2016). Publicou Adivinhadores de água, editado pela Cosac Naify, em 2005. Escreve coluna no site da revista piauí desde 2009. Sobre o Instituto Moreira Salles Fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto Moreira Salles está presente em três cidades brasileiras: São Paulo, Poços de Caldas e Rio de Janeiro (a sede carioca está temporariamente fechada para reforma). Seu acervo está distribuído em quatro áreas principais: fotografia, música, iconografia e literatura. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições de fotografia e de artes visuais de artistas brasileiros e estrangeiros, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas: a ZUM, sobre fotografia contemporânea, e a serrote, de ensaios sobre arte, política e literatura. Sobre a Superfilmes Desde 1983, a produtora paulista Superfilmes viabiliza projetos próprios e de realizadores independentes, tornando-se uma das principais produtoras no Brasil. O propósito da Superfilmes é apoiar os diretores e diretoras, acatando suas personalidades artísticas, seus temas prediletos e estilos próprios. Colaboramos, ao longo dos anos, com uma rica variedade de talentos: André Klotzel, Aurélio Michiles, Chico Teixeira, Lina Chamie, Ricardo Dias, José Roberto Torero, Evaldo Mocarzel, Flavio Frederico, Jeferson De, Eduardo Nunes, Helena Tassara, Julia Zakia, e mais recentemente Lauro Escorel com o longa “Fotografação”, Carolina Markowicz com o longa “Carvão” e Eduardo Escorel com o longa “Antonio Candido, anotações finais”. Sobre Bretz Filmes Com mais de 30 anos de presença no mercado cinematográfico, a Bretz Filmes já distribuiu filmes de renomados diretores como Walter Salles, Karim Aïnouz, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Nelson Pereira dos Santos, Ricardo Calil, Renato Terra e Heitor Dhalia e seus filmes participaram ou foram premiados nos principais festivais brasileiros e internacionais como os de Gramado, Rio de Janeiro, São Paulo, Cannes, Berlim, Veneza, IDFA e HotDocs. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil. Recentemente distribuiu longas como os indicados ao Oscar "Honeyland" e "For Sama", além dos belos documentários nacionais “Sinfonia de um Homem Comum" e "Nelson Pereira dos Santos - Vida de Cinema". Ficha Técnica Direção e roteiro: Eduardo Escorel Narrador: Matheus Nachtergaele Montagem: Laís Lifschitz e Eduardo Escorel Direção de Fotografia e Fotos: Carlos Ebert e Guilherme Maranhão Edição de Som e Mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues Produtores: Zita Carvalhosa, Patrick Leblanc e Eduardo Escorel Produção: Superfilmes - Cinefilmes Coprodução: SescTV Produção associada: Afinal Filmes Patrocínio: Itaú Apoio no desenvolvimento: Lei Aldir Blanc / ProAC Duração: 87 min. Ano de produção: 2024 Distribuição: Bretz Filmes Classificação indicativa: 12 anos |
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