[Crítica] Saudosa Maloca


Sinopse:

Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo "pogréssio".

   

                                                                   O quê eu achei?

Adoniran, a maloca e a construção da sua história com o samba paulista.

Seja você um grande admirador do estilo musical ou não, vale o convite pra conhecer mais profundamente a trajetória do artista e todas as dificuldades que fizeram de João Rubinato, o artista Adoniran Barbosa.


Suas vivências e conexões foram cenário de muitas de suas músicas que são contadas através do filme. Saudosa Maloca tem uma veia cômica através dos amigos Joca e Mato Grosso, que juntos levam uma vida boêmia pelos bares da região e não querem saber de trabalhar, segundo eles faz mal. E ao mesmo tempo, tem um quê dramático, até triste sobre a realidade que muitas vezes está distante de nós.


A história é contada através das lembranças de Adoniran no mesmo bar onde no passado ele encontrava os amigos, cantava, compunha e vivia a remoção dos moradores da Maloca em troca de uma quantia talvez duvidosa.


O filme mostra a chegada do progresso ao mesmo tempo que os menos favorecidos se veem sem história, sem rumo, sem futuro. Mas nunca sem esperança e até bom humor.


No fim das contas, depois de muitos contratempos, Adoniran chegou lá! Já Joca e Mato Grosso não foram mais vistos, não se sabe que rumo a vida deles tomou depois da despedida ou, até, se de fato, o encontro um dia existiu. A despedida veio quando finalmente o dia chegou e eles foram despejados da maloca para o tal “futuro/progresso” que ali foi construído.


Produção nacional muito bem feita. Daquelas que dá gosta de ver, pagar e indicar a todos. Fotografia, figurino e cenários que dão saudade da velha boêmia. Musicalidade de qualidade, atuações bacanas. Um resgate a MPB! Um resgate a música de verdade!


Escrito por Marcelle Soares Ribeiro


                         Trailer:




Nenhum comentário