[News]Fim de ano no CCBB RJ: Dezembro chega com mostras de cinema, batalha de robôs, mais uma edição da Junta Local e música para agitar o mês


 


Fim de ano no CCBB RJ 

Dezembro chega com mostras de cinema, batalha de robôs, mais uma edição da Junta Local e música para agitar o fim de ano 
 
 

Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte

Cybermarinum - Suzete Venturelli

 
Fim de ano no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) com muitas opções para aproveitar o início das férias. A exposição Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte abre as galerias do 2º andar e propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresentação da primeira geração brasileira de artistas digitais. Em algumas peças gráficas há QR Codes redirecionando para o site do projeto e também para um game sobre conhecimentos de criptoarte. 
Duas estreias nos cinemas I e II: Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino e a Mostra de Cinema Peruano. O Festival é dedicado à exibição de filmes dirigidos por mulheres, com o objetivo de incentivar a entrada da mulher no mercado de trabalho audiovisual, especialmente na direção cinematográfica. Já a Mostra traz um recorte da produção cinematográfica contemporânea do Peru, em 4 filmes, tomando como eixos temáticos o meio ambiente, a preservação e a ancestralidade. A mostra é uma parceria com o Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro. 
Do lado de fora, a edição da Junta Local – Mercado de Natal entra no clima das festas em dose dupla, sábado e domingo (16 e 17/12), trazendo, além das barraquinhas com comida boa, local e justa, artesanato e muita música com o Samba da Volta e Marcos Sacramento. 
CCBB Educativo – Lugares de Culturas oferece diversas atividades para toda a família e preparou uma programação especial. Vamos festejar a fraternidade, a união e a paz. No térreo do CCBB, a atividade Entrelaces ocupa o Laboratório de Artes trazendo o bordado, tradição milenar que será o ponto de partida para que histórias e memórias possam nos guiar nos desenhos sobre o tecido. E para festejar, um cortejo cênico musical trará o clima de alegria propondo uma releitura da tradição das Pastorinhas. 
No Espaço Conceito Banco do Brasil RJ 
A 2ª edição da Batalha de Robôs acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, durante todo o dia, e abre o mês no Espaço Conceito BB RJ com diversão, tecnologia e inclusão. Muito além do entretenimento, a competição de robótica desenvolve, entre outras competências tecnológicas, a capacidade de inovação, espírito empreendedor, trabalho em equipe e superação de desafios. Serão utilizadas arenas padronizadas conforme competições internacionais, assim como regras para cada modalidade, como Combate Beetleweight e AntweightRobô Seguidor de Linha e Sumô de Robôs e as equipes são oriundas de diversas universidades – entre elas UFRJ, UERJ e Veiga de Almeida - e escolas de ensino médio – como E.M. João Brasil (Niterói), Colégio Militar, Sesi e IMF (Recreio) - com atuação na área de robótica no sudeste do país.  
 
Na sexta, dia 08 de dezembro, a apresentação do Grupo Negro Mendes agita a galera no último pocket show do ano. O grupo utiliza a criatividade como uma marca para os afrodescendentes se juntarem à cultura andina e espanhola. Misturam diversos estilos musicais, como o jazz, rock, salsa dos anos 1970, tropicália e world music em um único contexto, convidando o público a entrar no clima andino e curtir a exposição do 1º andar - “Tesouros Ancestrais do Peru”. 
 
Atenção: O CCBB não abre nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2023 e 01 de janeiro de 2024. 
 
EXPOSIÇÕES 
 
Entrada gratuita. 
 
TESOUROS ANCESTRAIS DO PERU 
Até 05 de fevereiro de 2024 
A exposição promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitaram o território do atual Peru, antes da chegada dos europeus. As peças de ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis que compõem a exposição abrangem um período histórico que vai desde 900 a.C. até 1600 d.C. Essas peças pertencem a civilizações que se estendiam ao longo da Cordilheira dos Andes e também de civilizações da costa oeste do continente, de Norte a Sul, até a cristalização das fronteiras do Império Inca, a mais vasta civilização da América até a época da conquista europeia.  
Curadoria: Patricia Arana e Rodolfo de Athayde. Acervo: Museu Ouro do Peru e Armas do Mundo. 
Classificação indicativa: livre 
 
DÉCADA DOS OCEANOS – 1ª MOSTRA NACIONAL DE CRIPTOARTE 
Até 26 de fevereiro de 2024 
A exposição propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea, com apresentação da primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação de sua produção. Com uma coleção diversificada e plural, a exposição conta com experiências interativas, mesclando tecnologia e história da arte, promovendo reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro que almejamos para um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico. De acordo com a curadoria, a mostra deverá contar com cerca de 25 nomes, entre eles Gisele Beiguelman, Alexandre Rangel, Adriano Franchini, Carlos Vamoss, Rejane Cantoni, Anaisa Franco, Monica Rizzolli, Takumã Kuikuro e Leandro Lima e outros.  
Curadoria: Marcio Harum  
Classificação indicativa: livre 

ARTES CÊNICAS  
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 
Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.   
A AFORISTA 
Teatro II 
Até 3 de dezembro – quarta a sábado às 19h; domingos às 18h 
Escrita pelo dramaturgo Marcos Damaceno, A Aforista é o segundo espetáculo da trilogia inspirada pela obra do escritor de peças Thomas Bernhard, com produção da Cia.Stavis-Damaceno. Como destaque, A Aforista traz a atriz Rosana Stavis acompanhada de dois pianistas ao vivo, em um texto tragicômico repleto de confusões e perturbações próprias da mente do ser humano contemporâneo e que se desenvolve enquanto a personagem principal caminha rumo ao enterro de um antigo amigo da escola de música que frequentava na juventude.
Texto e direção: Marcos Damaceno; composição e direção musical: Gilson Fukushima; elenco: Rosana Stavis; pianistas: Sergio Justen e Rodrigo Henrique 
Classificação indicativa: 14 anos 
Duração: 70 minutos 
GENTE DE BEM 
Teatro III  
Até 18 de dezembro – sextas, sábados e segundas às 19h; domingos às 18h 
A peça se constrói na intersecção entre as linguagens do Teatro e da Literatura. Criada a partir da seleção de seis contos curtos de João Ximenez Braga, que tratam criticamente de personagens e situações típicas da classe média brasileira. São relatos registrados com uma nitidez que torna possível a qualquer um de nós identificar em cada conto-crônica-fotografia a desumanidade na qual nos metemos enquanto sociedade.   
Texto: João Ximenes Braga, direção: Adriana Maia, direção musical: André Poyart. elenco: Adriana Maia, Alexandre Damascena, Ana Achcar, Anna Wiltgen, Camí Boer, Dadá Maia, Gilberto Goés, José Ângelo Bessa, Mariana Consoli, Miguel Ferrari, Pamela Alves, Stefania Corteletti e Xando Graça 
Duração: 80 minutos  
Classificação: 14 anos 
MÚSICA  
Entrada gratuita 
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
CONCERTOS DE CÂMARA – PETROBRAS SINFÔNICA 
Sala 26 (4º andar) 
07 a 09 de dezembro - Quinta, sexta e sábado – 19h 
 
A Orquestra Petrobras Sinfônica traz ao CCBB uma série de câmara inédita, com repertórios propostos e interpretados pelos músicos da orquestra, em várias formações. Os grupos apresentam o melhor da música de câmara, viajando por vários formatos, estilos e influências.  
 
07 de dezembro – Quinteto de Metais: Vinicius Lugon, trompete; Nelson Oliveira, trompete; Joao Luiz Areias, trombone; Josué Soares, trompa; Eliezer Rodrigues, tuba. 
08 de dezembro – Flautistas in concert: Marcelo Bomfim, flauta; Murilo Barquette, flauta; Luís Cuevas, flauta; Sammy Fuks, flauta; Ricardo Cândido, contrabaixo; Pedro Moita, percussão. 
09 de dezembro – TRIO EN’CANTOS: Juliana Franco, soprano; Flávio Augusto, piano; Cristiano Alves, clarineta.   
Confira a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao  
Classificação indicativa: livre 

MÚSICA NO MUSEU  
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras  
Até 20 de dezembro 
 
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB.    
Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br  
 
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva  
Classificação indicativa: livre 
 
CINEMA  
 
FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO
Cinema I 
Até 09 de dezembro  
Entrada gratuita. 
Realizado desde 2005, o Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo - ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, com o objetivo de promover o cinema do país.  
Em 2023, o Festival retorna ao CCBB para exibir algumas das mais importantes obras do cinema italiano contemporâneo, sem deixar de lado os grandes clássicos, já tradicionais na mostra.  
A retrospectiva contará com obras de Lina Wertmüller, primeira mulher a ser indicada ao Oscar de direção, Giuseppe Bertolucci, Steno e Luciano Salce. Já entre os filmes inéditos, podemos destacar a presença de Grazie ragazzi, de Riccardo Milani, L’ultima notte di Amore, de Andrea Di Stefano, La terra delle donne, de Marisa Vallone, e C’è ancora domani, de Paola Cortellesi, todos pré-selecionados pela Itália para a disputa do Oscar de filme internacional. 
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
 
FEMINA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO 
Cinema I 
De 13 a 18 de dezembro - quarta a segunda 
Entrada gratuita. 
O ‘’FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino’’ é um evento dedicado à exibição de filmes dirigidos por pessoas socialmente mulheres (mulheres cisgêneros, mulheres transgênero, travestis, drag queens) e não binárias. O objetivo do festival é valorizar, promover e incentivar a entrada das mulheres e LGBTQIAP+ no mercado de trabalho audiovisual, especialmente na direção cinematográfica, e debater questões de gênero. A 14ª edição do "FEMINA" apresenta uma Mostra Competitiva Nacional, uma Mostra Competitiva Internacional, Programas Especiais, Homenagens e o Seminário Femina. A edição de 2023 homenageia a diretora, produtora e roteirista brasileira Laís Bodanzky. 
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao  
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
MOSTRA DE CINEMA PERUANO 
Cinemas I e II 
De 10 a 17 de dezembro - quinta a domingo 
Entrada gratuita. 
Parceria com o Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro que promove um recorte da produção cinematográfica contemporânea do país em quatro filmes, tomando como eixos temáticos o meio ambiente, a preservação e a ancestralidade. O objetivo é aproximar o público brasileiro, os turistas e a colônia peruana residente no Rio de Janeiro da produção cinematográfica contemporânea do Peru, por meio de quatro obras que abordam temas atuais em conexão com o passado. 
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao  
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
PROGRAMA EDUCATIVO 
1° andar - Quarta a segunda 
O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Professores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura e outros, para experimentar, criar e conviver no CCBB.  
No mês de dezembro, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas preparou uma programação especial. Vamos festejar a fraternidade, a união e a paz. O bordado, essa tradição milenar, será o nosso ponto de partida para que histórias e memórias possam nos guiar nos desenhos sobre o tecido. E para festejar, um cortejo cênico musical trará o clima de alegria propondo uma releitura à tradição das Pastorinhas. 
Entrelaces: 13 a 15 de dezembro de 11h às 17h - Laboratório de Artes - Térreo CCBB 
Cortejo: 13 a 18 de dezembro às 11h e às 15h (duas apresentações)  - Rotunda no 2º andar e Térreo  
 
A programação completa você confere em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo
 
Classificação indicativa: livre. 
Entrada gratuita. 
Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
IDEIAS 

CLUBE DE LEITURA CCBB 2023 – com Paula Tavares 

Biblioteca - 5º andar

06 de dezembro - Quarta-feira – 17h30 

Entrada gratuita. 
O CCBB recebe em dezembro a escritora angolana Paula Tavares, fechando a temporada do Clube em 2023. Nascida em Lubango, província de Huíla, a escritora é neta de uma portuguesa e de um africano do grupo étnico Kwanhma. Graduou-se em Letras na cidade de Angola e em 1992 foi para Portugal, onde cursou História, fez Mestrado em Literaturas Africanas e o doutorou-se em Antropologia com o tema História e memória. Estudo sobre as sociedades de Lunda e Cokwe de Angola (1996). 
Como poetisa, enfatiza a simplicidade e as experiências líricas da ancestralidade, mas condena as tradições que perpetuam o patriarcado e oprimem a mulher. É autora, entre outros, dos livros Ritos de passagem (1985), O lago da Lua (1999), A cabeça de Salomé (2004) e Manual para amantes desesperados (2007). 
O livro escolhido pelo público no Instagram foi ‘’Manual para amantes desesperados’’. 
O evento acontece na Biblioteca Banco do Brasil, criada em 1931, especializada nas áreas de artes, literatura e ciências sociais, com um acervo de cerca de 200 mil exemplares e aproximadamente 1.400 m². 
Curadoria e mediação: Suzana Vargas 
Classificação indicativa: 14 anos 
Confira a programação completa do Clube em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao 
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura 
 
Junta Local - Mercado de Natal 
Praça da Pira 
16 e 17/12 - sábado e domingo das 12h às 20h 
Entrada gratuita. 
Encerrando mais um ano de parceria, a Junta Local preparou uma edição especial para o último mês do ano: o Mercado de Natal. A edição acontecerá no sábado e domingo, em clima de verão natalino, com muita comida, boa, local e justa. Pensando nos presentes, a curadoria incluirá opções de artesanato e moda. E, claro, vai ter muito samba. 
No sábado, 16 de dezembro, a partir das 16h, o ritmo contagiante do Samba da Volta tomará o palco. Nascido de encontros na Rua do Ouvidor, em 2021, o projeto cresceu e encontrou seu lar no Espaço Luís Gama, na Rua da Constituição. Inspirados pelo Grupo Fundo de Quintal, o Samba da Volta, composto por Artur Jr., CH, Eryck Quirino, Hudson Santana, Igor Trindade, Lucas Cardoso, Osmar Fernandes e Thay Carvalho, já reuniu mais de 100 mil pessoas ao longo de sua trajetória. 
No domingo, 17 de dezembro, às 16h, a celebração musical continua com o renomado cantor Marcos Sacramento. Com 37 anos de carreira e 17 discos lançados, Sacramento é aclamado por seu domínio vocal absoluto e composições excepcionais. Seu álbum mais recente, "Caminho para o Samba" (2022), em parceria com o poeta português Tiago Torres da Silva, antecipa seu próximo projeto em 2023. 
Classificação indicativa: livre 
EXPOSIÇÕES PERMANENTES 
Entrada gratuita 
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a segunda 
Narrando os 214 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.  Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.   
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio.  
Classificação indicativa: livre   
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio    
 
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL 
Museu Banco do Brasil - 4º andar – Quarta a Segunda  
Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.    
Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.   
A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.    
Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.  
Curadoria: M’Baraká    
Classificação Indicativa: livre   
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio 
 
CCBB PATRIMONIAL 
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando o projeto de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.  
Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático no mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e, depois, à Agência Primeiro de Março.  
No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias, e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.  
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. Juntamente com o Arquivo Histórico, Museu e Biblioteca – que possui mais de 250 mil exemplares em seu acervo –, o CCBB RJ é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.  
Saiba mais sobre a história do BB no Arquivo Histórico Banco do Brasil agendando sua visita pelo ccbbrio@bb.com.br  
Regras de visitação da Biblioteca Banco do Brasil em www.bibliotecasbb.com.br 

ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL 
Entrada gratuita. 
Térreo - Quarta a domingo 
O Espaço Conceito Banco do Brasil apresenta um modelo único de agência, que alia atendimento bancário a ambientes de interação, informação e programação cultural. Um espaço de convivência com arena, coworking, vitrine empresa, laboratório maker, salas de reunião para clientes e terminais de autoatendimento bancário para clientes Banco do Brasil, e ainda conta com o tradicionalíssimo Café Confeitaria Colombo. 
Atendimento bancário em dias úteis, das 9h às 17h. 
 
Programação de dezembro: 
BATALHA DOS ROBÔS - 2ª EDIÇÃO 
02 e 03/12 - sábado e domingo, 10h às 17h30 

A ‘’Batalha de Robôs’’ chega em sua 2ª edição trazendo diversão, entretenimento e inclusão. A competição contará com a participação de times de universidades e do ensino médio. Muito além do entretenimento, a competição de robótica desenvolve, entre outras competências tecnológicas, a capacidade de inovação, espírito empreendedor, trabalho em equipe e superação de desafios. Serão utilizadas arenas padronizadas conforme competições internacionais, assim como regras para cada modalidade. Além disso, para fins de entretenimento, o público poderá utilizar gratuitamente óculos de realidade virtual. 

Classificação indicativa: livre. 
 
POCKET SHOW - GRUPO NEGRO MENDES 
08/12 - sexta-feira às 18h 
 
Para agitar o fim de ano, o Espaço Conceito BB RJ apresenta seu último pocket show de 2023 com o Grupo Negro Mendes, formado por cinco integrantes com nacionalidades peruana, brasileira e uruguaia. O som composto por esses cantores engloba a música afro peruana, com estilo ora regionalista, ora modernista. O grupo utiliza a criatividade como uma marca para os afrodescendentes se juntarem à cultura andina e espanhola. 
 
Retire seu ingresso 1h antes do evento na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
Classificação indicativa: livre. 
  
Sobre o CCBB RJ  
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes. 
 
 
SERVIÇO   
Funcionamento no fim de ano 
O CCBB não abre nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro de 2023 e 01 de janeiro de 2024. 
Centro Cultural Banco do Brasil   
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)   
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br    
Ingressos:   
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.    
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura .   
Funcionamento:    
De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).    
  
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).   
  

Nenhum comentário