[News]TRILHA SONORA DE “NOSSO SONHO” SERÁ LANÇADA NO DIA 1º DE DEZEMBRO
TRILHA SONORA DE “NOSSO SONHO” SERÁ LANÇADA NO DIA 1º DE DEZEMBRO
Álbum reúne sucessos de Claudinho & Buchecha nas vozes dos atores
Juan Paiva e Lucas Penteado, além de músicas inéditas
Maior sucesso de bilheteria nacional nos cinemas em 2023, o filme “Nosso Sonho” conta a história da dupla Claudinho & Buchecha e terá sua trilha sonora original lançada dia 1º de dezembro nas plataformas digitais. Companhia que acompanhou a carreira dos artistas desde seu primeiro disco, “Claudinho e Buchecha”, em 1996, a Universal Music comanda o lançamento do álbum, que reúne sete faixas originais, sendo quatro regravações de sucessos da dupla, interpretados pelos atores Juan Paiva e Lucas Penteado, uma música inédita de Buchecha (“Urubu Sarado”), uma nova versão para “Coisa de Cinema”, feita pelo DJ Zullu, e a canção-tema do longa, o rap melódico “Sonhei com Ela (Só Love)”, que também ganhou um lyric video para o YouTube criado por Vinicius Harder.
A faixa “Sonhei com Ela” traz os hits “Só Love” e “Quero te Encontrar” como músicas incidentais e apresenta uma letra inspirada em homenagem a Claudinho e Buchecha, escrita pelos protagonistas do filme em parceria com os MCs Gabriel do Borel, Wanderson Chagas, Palma e os produtores musicais do álbum, Pedro Mamede e Gabriel Salles. A letra traz versos em alusão à vida e obra da dupla, como “Antes de te conhecer eu não sabia sonhar / Antes de sonhar com ela era só pesadelo / Eu só queria te encontrar, era Coisa de cinema / Te conheci numa viela lá pelo Salgueiro”.
“A música surgiu durante uma tarde no estúdio. A ideia era criar algo original que pudesse ser usado quando o filme estreasse e a música ficou excelente”, conta André Izidro, da Atabaque, responsável pela estratégia de marketing e pela supervisão musical da trilha sonora ao lado do produtor do longa, Leonardo Edde. “Trabalhar com tantos talentos é muito mais fácil. O respeito, o carinho e o afeto nortearam todo o trabalho de reconstrução dessa fase linda da história do funk. Liderados pelo incrível Pedro Lima, em parceria com Pedro Mamede no Estúdio Fibra, os meninos tiveram a segurança necessária para brilhar, marcando as novas versões com suas personalidades”, afirma o produtor. Izidro ainda destaca a participação do DJ Zullu, que remixou algumas das novas versões das músicas com destaque para “Coisa de Cinema”, que abre o disco.
A trilha de “Nosso Sonho” faz a gente viajar ainda mais na emocionante história real de Claudinho e Buchecha. Se o funk tem hoje uma projeção nacional em termos artísticos e de representatividade social, uma grande parcela deste sucesso se deve aos caminhos abertos e conquistados pela dupla, que rompeu divisas geográficas e sociais e levou o funk a diferentes patamares da sociedade. “Eles eram autênticos, ícones de uma época e abriram a porteira pra gente poder ser diversificado hoje”, disse Lucas Penteado.
Músicas como “Fico Assim sem Você” (2002), “Coisa de Cinema” (1999), “Só Love” (1998), “Quero te Encontrar” (1997) e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos, relançada por Claudinho e Buchecha em 1996, fazem parte da trilha sonora e estão no imaginário de jovens e adultos há mais de 30 anos.
O funk inédito “Urubu Sarado” tem uma história à parte. “Eduardo Albergaria e Leonardo Edde buscavam uma faixa para usar em uma cena de baile funk, chegaram a encontrar uma no YouTube, mas era difícil achar a matriz. “Um dia no estúdio conversando sobre essa informação, o Buchecha começou a escrever e muito rápido saiu com os versos; Mamede logo sacou uma MPC, montou o beat e em uma hora estava pronta a música que faltava para o filme. E, claro, foi perfeita para a trilha também”, lembra André Izidro.
Como a história real bem nos mostra, a vida é rara e pode ser rápida, mas as canções permanecem. E as mensagens também. “A gente viveu um sonho de verdade. Cantávamos que nossa história iria parar nos cinemas. E aconteceu. Vale a pena acreditar”, afirma Buchecha.
A marcante frase do filme “Quem tem talento não tem patrão” hoje inspira os jovens atores que protagonizam o longa e milhares de MCs espalhados pelas comunidades e periferias pelo Brasil. “Sou favelado; as músicas fazem parte da minha vida, da minha família. A gente sempre cantou Claudinho e Buchecha nas festas em casa e na comunidade”, contou Juan Paiva. “Eu também ouvi muito eles em São Paulo. Sou apaixonado por funk e nos bailes que eu ia com meus pais, no início dos anos dois mil, tocava muito samba rock e funk melody”, lembra Lucas Penteado, que é ótimo de improviso e já participou de batalhas de rimas.
Assim como o filme, a trilha respira realidade e nostalgia a cada faixa. Leve, emocionante, divertida e realista, a compilação de músicas faz uma viagem no tempo e na sonoridade da nossa música popular, com teclados, sintetizadores e batidas eletrônicas da época, comandadas pelos então produtores musicais DJ Memê e Sergio Carvalho. O trabalho de reconstrução musical atual, aliado à preparação dos atores para o filme, conferem um exímio resultado à trilha sonora. Lucas e Juan mergulharam na essência de Claudinho e Buchecha em cada regravação e a alegria e emoção estão garantidas. “Conseguimos as bases originais das músicas, refizemos e chegamos muito próximos dos tons originais”, comemora Izidro, destacando ainda a participação dos MCs Gabriel do Borel e FP do Trem Bala nos papéis de Cidinho e Doca. “Claudinho iria amar muito esse trabalho”, opina Buchecha.
A partir do dia 1º de dezembro, os fãs de Claudinho & Buchecha poderão escutar nas plataformas de streaming as novas versões que homenageiam as músicas originais, levando adiante a bandeira erguida pela dupla carioca há quase 30 anos: Se divertir, viver e se defender na vida através da arte. “É um filme inspirador. A trilha também”, afirma Buchecha.
“A trilha sonora de ‘Nosso Sonho’ nos leva a um emocionante mergulho na trajetória da dupla Claudinho e Buchecha, que em meados dos anos 1990 trouxe o funk para um novo patamar, levando o gênero a ter projeção nacional e conquistando crianças, jovens e adultos de todas as classes e idades”, disse Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.
Dezembro de 2023
Por Kélita Myra
Fogo no Paiol Music Hub (@fogonopaiol)
LETRA DE “SONHEI COM ELA”
¹ Citação de “Só Love”
² Citação de “Quero te Encontrar”
"Só Love, só Love, Só Love, Só Love
Só Love, só Love, Só Love, Só Love" ¹ (2x)
Antes de te conhecer eu não sabia sonhar
Antes de sonhar com ela era só pesadelo
Eu só queria te encontrar, era Coisa de cinema
Te conheci numa viela lá pelo Salgueiro
Ela toda marrentinha, famosa xereta
Carrossel de emoções quando fico contigo
Toda linda, afrodite de vermelho e preto
Ela não sai da minha cabeça, eu não ando sozinho
Nosso primeiro encontro, praça da Playboy
Eu pedi ela em namoro lá em Niterói
Fiquei igual barata tonta quando dei o primeiro beijo
Nossa primeira casinha, construí no Coe
E do nada brigou comigo, não quis me atender
Fico assim sem você, não paro de chorar
Não importa por quanto tempo que eu espero você
Pra dizer que o Nosso Sonho não vai terminar
"Só Love, só Love, Só Love, Só Love
Só Love, só Love, Só Love, Só Love" ¹ (2x)
Solto na pista com a minha favorita
No dia dezessete, na suíte sete, a noite é de festa
Ela se diverte (Sexy, Sexy) onde todo o mal se afasta
De qualquer jeito, ela fica mais bela que a vista do alto
Com bálsamo raro, aplausos, feliz aniversario
Do bolo ela é a cereja, minha rima, o verso e a prosa
Modelo e na passarela do beco ela passa, eles dizem "nossa"
Ela é minha gostosa, trouxe um vinho rosé
Pro nosso fuzuê começar, que noite maravilhosa
Se eu tô com ela, perco a noção do tempo
Como se o mundo só existisse aqui dentro
"Quero te encontrar, quero te amar, você pra mim é tudo" ²
Só me fala que horas posso te buscar
Cheia de marra, mas eu gosto assim
Essa gostosa me ganhou facin
Ela movimenta, ela não se aguenta
Ela desce me olhando nos olhos
Ela sabe legal quando o clima esquenta
"Só Love, só Love, Só Love, Só Love
Só Love, só Love, Só Love, Só Love" ¹ (4x)
Nenhum comentário