[News] Italianos Angela Papale e Fabio Marra homenageiam o centenário de Maria Callas com recital no Teatro Sérgio Cardoso

 

 

A grande intérprete da música lírica Maria Callas (2 de dezembro de 1923 - 16 de setembro de 1977) será homenageada no mês em que se celebra seu centenário. O Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, recebe os italianos Angela Papale (soprano) e M° Fabio Marra (pianoforte) com o recital Angela Papale e Fabio Marra - Homenagem aos 100 anos de Maria Callas, que será realizado dia 1 de dezembro, sexta-feira, às 20h30. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.



Maria Callas é uma das grandes vozes da história da ópera. Soprano de grande vocação dramática, dotada de uma excepcional extensão vocal e timbre particular, foi protagonista da época de ouro da ópera italiana, se apresentando nos principais teatros e salas de concerto de todo o mundo. Ainda hoje é lembrada por suas grandes interpretações, tendo sido homenageada com biografias e prêmios – como o Prêmio Maria Callas, realizado anualmente desde 1993 pela Cia Ópera São Paulo.



O soprano Angela Papale concluiu seus estudos musicais no Conservatório de Milão e aperfeiçoou sua preparação vocal sob a orientação de Magda Olivero, Paolo Montarsolo e Fiorenza Cossotto. Mantém uma intensa atividade concertística na Itália, na Europa, nos Estados Unidos, no México, na China, no Japão, na Indonésia e na América do Sul, despertando em todo lugar o entusiasmo da crítica internacional e o sucesso de público na interpretação do repertório operístico.



M° Fabio Marra, formado “cum laude” em piano, composição e direção de orquestra, atua como pianista, diretor do repertório sinfônico e operístico e compositor. Realizou vários concertos e turnês na Europa, nos Estados Unidos, na China, no Japão e na América do Sul, para importantes associações e fundações musicais, como Amici della Musica, Radio Televisione Italiana, Festival Rossiniano e Merano Opera. Entre as orquestras dirigidas, destacam-se a Accademia Strumentale Italiana, a Sinfonica de Bari, a Nuova Sinfonica de Milão, a Orquestra de Câmara de Merano e a Orquestra de Câmara de Lugano.



Após o recital em São Paulo, Papale e Marra partirão em turnê por cinco capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife – com o concerto em homenagem a Maria Callas. A turnê é uma realização dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da rede diplomático-consular, com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília.



Programa



G. Verdi                                        Un ballo in maschera


                                                        Ária de Amélia


                                                        « Morrò, ma prima in grazia »



G. Donizetti                                 Roberto Devereux


                                                         « Quel sangue versato »



G. Puccini                                     Manon Lescaut


                                                         « Sola, perduta, abbandonata »



                                                         Tosca


                                                         « Vissi d’arte »



                                                         Madama Butterfly


                                                         « Un bel dì vedremo »                                                      


                                                     


U. Giordano                                 Andrea Chénier


                                                        « La mamma morta »


 


P. Mascagni                                Amico Fritz


                                                       Ária de Suzel


                                                       « Son pochi fiori »                               


     


G. Puccini                                   Due Romanze:


                                                        Sole e Amore


                                                        Morire ?



F.P. Tosti                                     Tre Romanze:


                                                        Se tu non torni


                                                        Malìa                            



Serviço


Angela Papale e Fabio Marra. Homenagem aos 100 anos de Maria Callas

Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Nydia Licia

Endereço: R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo

Data: Dia 01 de dezembro ,sexta-feira, às 20:30

Ingressos: Gratuito | Os ingressos serão retirados somente na bilheteria 1h antes do evento

Duração: 60 minutos (+ 10 minutos de intervalo)

Capacidade: 827  lugares

Classificação: Livre


Instagram | Facebook | Site  



Sobre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo


O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.



Facebook  | Instagram  | Twitter | YouTube




Sobre o Teatro Sérgio Cardoso



Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 



Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.




Sobre a Amigos da Arte


A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. 



Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.





Nenhum comentário