[News]A METADE DE NÓS GANHA MENÇÃO HONROSA DO JÚRI NO FESTIVAL MIXBRASIL

 

Cacá Amaral e Denise Weinberg em cena do filme (Foto: Divulgação)


A METADE DE NÓS, de Flavio Botelho, longa produzido pela Gullane, em coprodução com Trailer Filmes e Clementina e produção associada do Canal Brasil, ganha Menção Honrosa do Júri no 31º Festival MixBrasil. A obra tem distribuição no Brasil da Pandora Filmes.


Os atores protagonistas do filme, Cacá Amaral e Denise Weinberg, receberam o prêmio e agradeceram ao público e ao júri da Festival MixBrasil: “foi com surpresa, alegria e emoção que recebemos juntos a menção honrosa do júri do Festival, demonstrando um respeito enorme pelo nosso trabalho e nossa trajetória como atores/atrizes nesse país tão castigado no setor cultural, onde cada dia é uma batalha que temos que travar.”


Ressaltaram ainda que A Metade de Nós “é um filme sobre a alma humana, que fala de pessoas comuns, não importando de que gênero elas são; é maior que isso, fala das perdas e danos de uma família, como qualquer outra, que teve um de seus membros decepado pela depressão, pela tristeza de viver, pela intoxicação de ‘tarjas pretas’, por múltiplos motivos, hoje em percentual ascendente, estão fazendo os jovens se suicidarem. Um tema que precisa ser falado sem tabus, sem preconceitos, e que está gritando na nossa frente, pedindo socorro. Não sei o que podemos fazer, mas, como artista neste país, é uma obrigação falarmos sobre esses temas e outros tão graves que afetam nossa sociedade, a ponto de provocar feridas profundas, e que muitas vezes guardamos, por ‘vergonha’ de mostrar que somos frágeis, vulneráveis e impotentes diante de tanta falta de humanidade, de amor, de empatia, de compreensão, que assola o nosso planeta.”


O diretor Flavio Botelho conta que foi um privilégio trabalhar com Denise e com Cacá. “Eles são dois atores imensos. Foi lindo ver a dedicação nos ensaios e ver nascer de uma forma tão bonita a Francisca e o Carlos, personagens complexos e profundos.”


O projeto, inspirado numa experiência pessoal do diretor, começou a tomar forma em dezembro de 2014, com o argumento inicial. Depois disso, Flavio Botelho e o outro roteirista, Bruno H Castro, contaram com a colaboração de Daniela Capelato e dos consultores de roteiro Miguel Machalski e Gualberto Ferrari, até chegarem ao oitavo tratamento do texto, ponto no qual começou a ser filmado.


Em A METADE DE NÓS, Francisca e Carlos perdem o único filho por suicídio. Enquanto a mãe, assombrada pela culpa, se dedica a desvendar o enigma do suicídio, o pai se aliena na vida do filho morto e se muda para a casa dele.


“A minha irmã se suicidou em 2007 e quis falar sobre isso, sobre como lidei com essa perda e sobre quão doloroso foi esse processo. Decidi falar por meio de um casal sexagenário, uma mãe e um pai que representam tantos outros, inclusive os meus, nessa longa caminhada do luto.”, conta Botelho. “O tema suicídio precisa ser falado. É uma das principais causas de morte entre os jovens no Brasil. Fizemos uma pesquisa extensa sobre o tema, para mergulhar no universo dos protagonistas”, completa.


Antes do início das filmagens, o ensaio com os atores durou três meses para a construção dos personagens. “Todo esse ensaio, inédito pra mim no cinema, faz uma diferença enorme, chegamos no set de outra forma. A intimidade que se formou entre nós três e a bagagem que trouxemos refletem nas filmagens”, comenta a atriz Denise Weinberg, que vive Francisca. Para o ator Cacá Amaral, que interpreta Carlos, “com esse processo de trabalho que realizamos, com os meses de ensaio, tudo fica mais rico, pois são personagens que foram criados em conjunto”.


“A sensação de chegar no primeiro dia de filmagem com um elenco super afinado, uma equipe extraordinária e um plano de filmagem preciso nos trouxe uma segurança e um sentimento de colaboração maravilhoso. Estamos todos juntos contando essa história”, explica o diretor.


Sinopse

Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.


Sobre o diretor


Flavio Botelho é diretor, roteirista e produtor. A METADE DE NÓS é seu primeiro longa-metragem. Também assina a direção do premiado curta-metragem “O Táxi de Escher”, com o roteirista Aleksei Abib; do média-metragem “Crônicas de uma Cidade”; e do curta-metragem “Graeme 1949”. Foi produtor executivo e assistente de direção dos longas-metragens de Carlos Nader: “A Paixão de JL”, “Homem Comum” e “Pan-Cinema Independente” (premiados no É Tudo Verdade nos anos de 2015, 2014 e 2008). Foi produtor delegado do filme “Jean Charles” (Henrique Goldman), a primeira coprodução entre Brasil e Reino Unido. Fez o desenho de produção do longa-metragem “As Duas Irenes” (Fabio Meira). Foi consultor do programa Histórias que Ficam, realizado pela Fundação CSN (2015/2106).


Sobre a Gullane


Em 1996, os irmãos Caio e Fabiano Gullane fundaram a Gullane, hoje somando mais de 40 filmes com destaque no Brasil e no exterior, 25 séries de televisão, inúmeros especiais e documentários. “Carandiru”, “Bicho de sete cabeças”, “O ano em que meus pais saíram de férias”; a franquia “Até que a sorte nos separe”; “Que horas ela volta?”, "Como nossos pais”, "Bingo, O rei das manhãs”; as séries “Alice” (HBO), “Unidade Básica” (Universal) e “Carcereiros” (TV Globo) são algumas das obras realizadas pela Gullane nos últimos anos. Uma produtora ativa no crescimento do audiovisual brasileiro que compõe seus projetos com os melhores talentos e parceiros do entretenimento. Sua capacidade e empenho em todas as etapas de realização a garantiu importantes coproduções internacionais e a comercialização de suas obras para mais de mais de 60 países, levando a identidade do cinema nacional mundo a fora.


Caracterizada por sensibilizar e movimentar reflexões através de suas histórias a Gullane já acumulou mais de 500 prêmios e nomeações em sua carreira, além de ter seus projetos reconhecidos nas seleções oficiais dos festivais mais importantes do mundo como: Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy.


Sobre a Trailer Filmes


A Trailer Filmes foi fundada em 2008 pelo diretor, roteirista e produtor Flavio Botelho, pela roteirista Iana Paro e pelo editor Leopoldo Nakata. É uma produtora que tem em seu currículo longas, médias e curtas-metragens, ficção e documentários, programas de televisão, vídeos instalações para museus e exposições, entre outros. O principal objetivo da produtora é dar suporte ao cinema independente, original, relevante e que tenha potencial para estabelecer diálogo com o público. Dentre os últimos projetos realizados pela Trailer Filmes destacam-se: “Quem Tem Medo das Mulheres no Audiovisual?”, produzido pelo coletivo vermelha; produção do documentário média-metragem “Em Busca de Alamoa”; produção do curta-metragem “Graeme 1949”; conteúdo audiovisual para a exposição “Futebol na ponta da língua”; conteúdo audiovisual para a exposição “Millôr, 90 anos de nós mesmos”; coprodução do média-metragem “Crônicas de uma Cidade”; coprodução do premiado curta metragem “O Táxi de Escher” (Bienal de Mikonos, Grécia, Pelicano de Mármore, Jul/15; Miami Short Film Festival, EUA, Filme de abertura, Dez/14; 7º FestaFilm Montpellier, França, Melhor Montagem, Dez/14; Delhi Shorts International Film Festival, India, Menção Honrosa, Out/14; Indian Cine Film Festival, Mumbai, Melhor Edição, Set /14; 25º Festival Int. de Curtas Metragens de São Paulo, Brasil, Prêmio Aquisição Porta Curtas e Canal Curta!, Ago/14).


Sobre o Canal Brasil


O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.


Sobre a Pandora Filmes


A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.


Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.





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