[News] SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA CINEMATECA BRASILEIRA

 

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, a Cinemateca Brasileira oferece ao seu público nove filmes dirigidos por cineastas negros. Do dia 22 ao 24 de novembro, a programação especial Semana da Consciência Negra irá exibir seis curtas e dois longas metragens que revelam a diversidade de olhares da cinematografia nacional.  

A sessão de curtas inclui o clássico de Zózimo Bulbul, Alma no olho (1973), baseado no livro Alma no exílio de Eldridge Cleaver dos Panteras Negras, e com trilha sonora de John Coltrane. Zózimo utilizou os restos dos negativos do filme em que foi dirigido por Antunes Filho, Compasso de espera (1969), para criar uma potente metáfora da colonização e da libertação proporcionada pela identidade cultural. A ele, juntam-se novas vozes do cinema negro brasileiro na sessão: Sabrina Fidalgo, com as duas primeiras partes de sua trilogia do carnaval, Rainha (2016) e Alfazema (2019), e os suspenses políticos de Elton de Almeida Preto (2016) e Mato adentro (2019). 

Os longas-metragens também mostram a multiplicidade de talentos de realizadores negros. O documentário A negação do Brasil de Joel Zito Araújo foca na história da telenovela brasileira, analisando como atores negros foram restritos a papeis estereotipados e negativos. Já o drama de André Novais Oliveira, Temporada, aborda de forma implícita temas como racismo e feminismo e aposta na beleza do cotidiano para conquistar 6 indicações e 5 troféus Candango no 51o Festival de Brasília. 

Antes do longa de Joel Zito, será exibido ainda o curta-metragem Carolina de Jeferson De, em que Zezé Motta vive o papel da escritora Carolina Maria de Jesus. O filme faz parte do movimento Dogma Feijoada, uma ironia ao movimento dinamarquês Dogma 95 que se inicia com a publicação do manifesto Gênese Cinema Negro Brasileiro, escrito pelo cineasta.


A Programação Especial Semana da Consciência Negra reitera a importância e o compromisso e da Cinemateca Brasileira em preservar e difundir todas as memórias, histórias e vozes da cinematografia nacional. 



A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão. 




CINEMATECA BRASILEIRA


Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana


 


Horário de funcionamento


Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h


Salas de cinema: conforme a grade de programação.


Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados


 


Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)


Sala Oscarito (104 lugares)


Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão


 


 


Quarta-feira, 22 de novembro, na sala Grande Otelo


 


18h - ALMA NO OLHO 


Brasil (RJ), 1973, 12 min, p&b, 10 anos


Direção: Zózimo Bulbul 


Elenco: Zózimo Bulbul 


Sinopse: Uma reflexão sobre a experiência da população negra no Brasil por meio da mímica e da linguagem corporal, com enfoque na origem africana, na colonização europeia e na libertação proporcionada pela identidade cultural.  


ALFAZEMA 


Brasil (RJ), 2019, 24 min, cor, 14 anos


Direção: Sabrina Fidalgo 


Elenco: Shirley Cruz, Elisa Lucinda, Bruna Linzmeyer, Bianca Joy-Porte, Victor Albuquerque, Sabrina Fidalgo 


Sinopse: É carnaval e Flaviana vive um difícil dilema: como se livrar do amante que se recusa a sair de seu chuveiro? 


RAINHA 


Brasil (RJ), 2016, 30 min, p&b, 12 ano


Direção: Sabrina Fidalgo 


Elenco: Ana Flavia Cavalcanti, Marilia Coelho, Bianca Joy-Porte, Jerry Gilli, Ana Chagas, Marco Andrade, Felipe Frazão, Sabrina Fidalgo, Eduarda Teixeira, Gabriela Patrocínio, Vitoria Lima, Eugênia Branco, Cecilia Bueno, Julia Senne 


Sinopse: Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha da bateira da escola de samba de sua comunidade. Contudo, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas. 


Comentários: O filme ganhou mais de 30 prêmios e foi selecionado para a mostra Perspectives do Festival de Rotterdam. A diretora, Sabrina Fidalgo, foi presidente do júri do 48º Festival de Gramado, se tornando a primeira mulher negra a ocupar esse posto. Foi também apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo. 


PRETO 


Brasil (SP), 2016, 22 min, cor, 12 anos


Direção: Elton de Almeida 


Elenco: Bruno Lourenço dos Santos, Ju Colombo, Ricardo Dantas, Vera Kowalska, Patrícia Bispo, Clod Dias.


Sinopse: Lucas é um jovem negro que foi adotado ainda bebê por uma família branca de classe média alta paulistana e, desde cedo, teve que se acostumar a ser sempre o diferente. Agora, no começo da vida adulta, encara conflitos cotidianos que colocam em cheque sua identidade.


MATO ADENTRO 


Brasil (SP), 2019, 19 min, cor


Direção: Elton de Almeida 


Elenco: Júlio Silvério, Riggo Oliveira, Antonio Salvador


Sinopse: Amadi, um homem escravizado, foge por uma mata fechada em busca de um suposto quilombo. Em seu encalço, estão Matias e Zé Crioulo, dois capitães-do-mato com ordens de capturá-lo a todo custo. Mas a mata, em suas profundezas, abriga mistérios e fantasmas capazes de cercá-los numa letal armadilha.


 


 


 Quinta-feira, 23 de novembro, na sala Grande Otelo


 


20h - CAROLINA 


Brasil (SP), 2003, 15 min, cor livre


Direção: Jeferson De 


Elenco: Zezé Motta 


Sinopse: O seu diário da favela, escrito dentro da barraca onde morava, denunciava a fome, o preconceito e a miséria. Intitulava-se Quarto de despejo e tornou-se um sucesso em 1960, tendo sido publicado em mais de 40 países e traduzido para 13 idiomas. Carolina Maria de Jesus, negra e moradora de uma favela, apesar do reconhecimento, morreu esquecida e pobre. 


A NEGAÇÃO DO BRASIL 


Brasil (SP), 2000, 92 min, cor, 12 anos


Direção: Joel Zito Araújo 


Elenco: Milton Gonçalves; Zezé Motta; Ruth de Souza; Maria Caiça; Léa Garcia; João Acaibe; Joel Zito Araújo. 


Sinopse: Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância da história da telenovela - o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O filme analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros. 


 


 


 Sexta-feira, 24 de novembro, na sala Grande Otelo


 


20h - TEMPORADA 


Brasil (MG), 2018 , 113 min, cor, 12 anos


Direção: André Novais Oliveira 


Elenco: Grace Passô; Russo Apr; Rejane Faria; Hélio Ricardo; Juliana Abreu; Renato Novaes. 


Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate a doenças endêmicas. Lá, ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, enfrenta dificuldades no relacionamento com o marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.  


 

CINEMATECA BRASILEIRA


A Cinemateca Brasileira é um órgão vinculado à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.


Site oficial | Facebook | Instagram | Twitter | Spotify


 



Nenhum comentário