[News] “Retratos Fantasmas” abre circuito de pré-estreias e sessões especiais em 50 salas no território nacional

 


Depois de ter sua estreia mundial em Cannes e nacional no Festival de Gramado, o longa-metragem “Retratos Fantasmas”, dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”), abre um circuito de pré-estreias em todo o Brasil no final da semana. Disponível em 50 salas, o longa passa por oito das nove capitais nordestinas (Aracaju, Belém, Maceió, Recife, São Luís, Natal, João Pessoa e Teresina), além das cidades de São Paulo, Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vila Velha (ES), Vitória (ES), Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Macapá e Palmas. 


Nos cinemas do Brasil e de Portugal, a estreia está programada para o dia 24 de agosto simultaneamente. Em outubro, será lançado nas salas da Espanha e, em novembro, nos cinemas da França e Estados Unidos.   


CANNES & TORONTO, NOVA YORK e OSCAR – "Retratos Fantasmas’ teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening. O filme já conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.  


Também foi confirmado para a Seleção Oficial de Toronto (TIFF), na categoria Wavelengths, que reúne “filmes que expandem nossas noções sobre cinema”. O festival acontece entre os dias 7 e 17 de setembro e aquece a temporada de indicações aos grandes prêmios do cinema. 


O prestigioso NYFF – New York Film Festival, que será realizado em setembro e outubro no Lincoln Center, anunciou a seleção de "Retratos Fantasmas” na categoria Main Slate – a seleção principal do festival. O NYFF reúne tradicionalmente os filmes de maior prestígio do ano no mundo e é a porta de entrada número um nos Estados Unidos de filmes lançados em Berlim, Cannes e Veneza. O NYFF e a imprensa em torno dos filmes no festival são também o início das conversas em torno da “temporada de prêmios”.  


“Com a carreira que ‘Retratos Fantasmas’ vem construindo, e com o que ainda será divulgado fora do Brasil, creio que devemos submeter o filme como representante do país no Oscar. Faz parte do trabalho e vamos aonde o filme vai”, vislumbra Emilie Lesclaux. 


GRAMADO – No Brasil, a primeira exibição foi na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, no dia 12 de agosto, em sessão única fora de competição. “Retratos Fantasmas” marca a volta de Kleber Mendonça Filho ao Festival de Gramado, onde também apresentou seus filmes “Crítico”, “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”.  


Kleber Mendonça Filho segue de Gramado para uma agenda extensa de pré-estreias em nove cidades brasileiras. “Eu gosto de trabalhar no lançamento dos filmes, de estar nas sessões, ainda mais num filme sobre as cidades e, especialmente, sobre o ato de ir ao cinema”, afirma o cineasta. 




Material para download: Cartaz | Fotos | Trailers | Cenas 


 


SINOPSE 

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.  

Detalhes técnicos: Brasil (2023), Documentário, 91 min., Cor/P&B, DCP (FLAT, 1.37:1, 1.85:1, 2.35:1) som 5.1 



FICHA TÉCNICA 


Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho 


Produção: Emilie Lesclaux para a CinemaScópio 


Coprodução e distribuição: Vitrine Filmes 


Montagem: Matheus Farias, edt 


Direção de fotografia: Pedro Sotero, abs 


Fotografia adicional: Kleber Mendonça Filho, Maira Iabrudi, Marcelo Lordello 


Pesquisa de imagens de arquivo: Karina Nobre, Cleodon Pedro Coelho 


Design de som: Kleber Mendonça Filho 


Montagem de Som e Mixagem: Ricardo Cutz 


Produtor associado: Marcelo Brennand 


 


KLEBER MENDONÇA FILHO | Diretor e roteirista 


Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Kleber Mendonça Filho tem um trabalho abrangente como crítico e programador. Foi responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco durante 18 anos, e escreveu para o Jornal do Commercio, no Recife, e outros veículos, como a Revista Continente e Folha de São Paulo. É diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador-chefe do Cinema do Instituto Moreira Salles.  


Como realizador, migrou do vídeo, nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes, para o digital e o 35mm na década de 2000. Seus curtas-metragens (“A Menina do Algodão”, “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica” e “Recife Frio”) receberam mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior.  


Seu primeiro longa-metragem é o documentário “Crítico” (2008), realizado ao longo de nove anos. Em 2014, realizou “A Copa do Mundo no Recife”, documentário de 15 minutos feito para o Canal SporTV e Casa de Cinema de Porto Alegre.  


“O Som ao Redor” (2012) foi seu primeiro longa de ficção, exibido em mais de 100 festivais internacionais, lançado comercialmente em 14 países, e vencedor de 32 prêmios. O filme foi o representante brasileiro no Oscar 2014 e considerado “Um dos 10 Melhores Filmes do Ano" pelo jornal The New York Times.  


“Aquarius” (2016), seu segundo longa, teve uma carreira ainda mais prestigiosa, estreando na competição do Festival de Cannes e distribuído em mais de 100 países.  


Em 2018, codirigiu e corroteirizou, ao lado de Juliano Dornelles, “Bacurau”, que estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri.  


 


EMILIE LESCLAUX | Produtora 


Emilie nasceu na França e criou, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a CinemaScópio, em 2008. Nos últimos 12 anos, tornou-se uma produtora de destaque no Brasil, produzindo oito curtas-metragens, oito longas e uma série, “Delegado”, de Leonardo Lacca e Marcelo Lordello, ainda inédita, somando mais de 250 prêmios. Seu último filme lançado nos cinemas, “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes. 


 


CINEMASCÓPIO | Produtora | www.cinemascopio.com 


A Cinemascópio é uma produtora independente pernambucana, criada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. Nos anos 2000, os curtas-metragens de Kleber, “A Menina do Algodão” (2003), “Vinil Verde” (2004), “Eletrodoméstica” (2005), “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” (2006), “Recife Frio” (2009) e o documentário longa-metragem “Crítico” (2008) ganharam mais de 100 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Entre 2008 e 2015, a CinemaScópio também se destacou como uma das principais produtoras audiovisuais do Recife, produzindo ou coproduzindo filmes de jovens talentos, como Leonardo Sette (“Ocidente”, “Confessionário”), Tião e Nara Normande (“Sem-Coração”), Juliano Dornelles (“Mens Sana in Corpore Sano”) e Leonardo Lacca (“Permanência”). Em 2013, a CinemaScópio lançou o longa de ficção “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, selecionado em mais de 100 festivais e vencedor de 32 prêmios. O filme foi escolhido pelo The New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano e representou o Brasil no Oscar. “Aquarius”, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sonia Braga, estreou na competição principal do Festival de Cannes em maio de 2016. Foi distribuído em mais de 100 países e ganhou 51 prêmios em festivais. “Bacurau”, codirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri. A CinemaScópio também é responsável pela realização do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que se tornou um dos eventos de cinema mais importantes do país desde sua criação, em 2008. 


 


VITRINE FILMES | Coprodutora e distribuidora | www.vitrinefilmes.com.br 


A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas apenas no Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.   


Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros.  


Desde 2021, Vitrine produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente "Jogada Ensaiada", de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; "Caigan Las Rosas Blancas" (White Roses, Fall!), de Albertina Carri, a continuação de "Las Hijas del Fuego", distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.  





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