[News]Série "Blink" propõe um novo olhar sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro



SÉRIE “BLINK” PROPÕE UM NOVO OLHAR SOBRE OS PONTOS TURÍSTICOS DO RIO DE JANEIRO



Cineasta e artista multimídia Ricardo Nauenberg une o seu olhar ao de outros sete renomados fotógrafos brasileiros no novo programa do canal Travel Box Brazil

Obra chama a atenção para detalhes que passam despercebidos entre os principais atrativos da Cidade Maravilhosa


O Rio de Janeiro é um dos destinos turísticos mais almejados do mundo e o maior do Brasil, sendo a cidade brasileira mais conhecida no exterior. Mesmo enfrentando problemas de segurança, socioeconômicos e ambientais, suas inúmeras praias, diversidade cultural e arquiteturas singulares atraem turistas de todo o planeta, que ficam completamente apaixonados pela “Cidade Maravilhosa”. Levando em consideração toda a influência que atmosfera carioca exerce no setor turístico em nível mundial, além de detalhes relevantes que, na correria do dia a dia acabam sendo despercebidos por turistas e cidadãos, o cineasta e artista multimídia Ricardo Nauenberg idealizou a série Blink, em que ele se une a outros sete prestigiados fotógrafos para retratar oito olhares diferenciados sobre os principais atrativos da capital fluminense. O programa estreia no dia 1º de janeiro, a partir das 21 horas, com exclusividade no canal Travel Box Brazil. Episódios inéditos serão exibidos sempre nas noites de sextas-feiras.

https://boxbrazil.tv.br/travel-box-brazil-a-vida-e-uma-viagem/




Cada um dos oito episódios da série é apresentado por um consagrado fotógrafo brasileiro. Nauenberg marca presença logo na estreia, explorando o famoso Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Localizado no centro da cidade, o monumento foi construído no início do século 20 com arquitetura eclética, que mistura elementos barrocos e clássicos. Na semana seguinte, o jornalista e repórter fotográfico Frederico Mendes explora as belezas da Pedra do Arpoador, local muito disputado pelos turistas para cliques. Depois, o fotojornalista Evandro Teixeira visita o Jockey Club carioca para mostrar seus registros. Em seguida, o fotógrafo Levindo Carneiro captura elementos singulares da Pedra da Gávea, uma das montanhas mais altas do mundo junto de margens oceânicas.


O Museu do Amanhã e o Porto Maravilha foram escolhidos pelo fotógrafo de moda Gui Paganini, que desfruta de uma bagagem de mais de 20 anos na profissão para exercer o seu olhar sobre as construções contemporâneas. Já no sexto episódio, o notório Edifício Seabra foi selecionado minuciosamente por Cristiano Mascaro, que além de fotógrafo é arquiteto e professor e classifica tal construção como a sua favorita na cidade. Posteriormente, Luiz Garrido se desloca até a Lagoa Rodrigo de Freitas e registra particularidades do local, que é utilizado pelos cariocas para a realização de exercícios físicos, descanso, jantar ou simplesmente apreciar a vista única da cidade que a “Lagoa” proporciona. A série é encerrada com uma visita especial da fotógrafa de publicidade Isabel Garcia ao icônico Jardim Botânico, com direito a cliques deslumbrantes feitos no local.


“Blink em inglês significa piscar e o ato de fotografar é justamente isso: uma piscada da câmera que registra um momento. A piscada é justamente o momento em que o ponto de vista é congelado, para dar mais ênfase ao olhar”, afirma Nauenberg, ao contar sobre o conceito que levou ao título da série e sobre o prazer de se transitar por lugares heterogêneos do Rio de Janeiro. “Importantes fotógrafos emprestaram seu olhar, chamando a atenção para o que muitas vezes não vemos no dia a dia”, finaliza o diretor da obra.

Exposição virtual Blink

Uma primorosa seleção de cliques realizados durante as gravações da série foi transformada na exposição virtual “Blink – oito fotógrafos retratando oito lugares do Rio de Janeiro”, que começa a ser exibida no dia 28 de dezembro e será permanente na ZYX Photo Art Gallery, galeria de arte virtual dedicada à fotografia. Ali os visitantes da plataforma podem conferir, de maneira gratuita, 56 retratos que foram capturados durante as gravações da série do canal Travel Box Brazil.



SERVIÇO


Estreia da série “Blink”


Canal: Travel Box Brazil


Primeira exibição: 1º de janeiro, às 21h


Novos episódios: sextas-feiras, às 21h


Reprises: segundas-feiras, às 04h05 e às 15h; terças-feiras, às 9h; quartas-feiras, às 14h10;


e quintas-feiras às 16h30


Duração de cada episódio: 26 minutos


Número de episódios: 8


Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário