[Programação] Filmes em Destaque no Canal Brasil - 21 a 27 de outubro

BARONESA (2017) (71’)



Horário: Segunda, dia 21, às 20h15

Direção: Juliana Antunes
Classificação: 16 anos

Sinopse: Andreia Pereira de Sousa e Leidiane Ferreira interpretam personagens homônimos baseados em suas próprias vivências sem apresentar na tela, no entanto, um registro documental. As vizinhas moram lado a lado na Vila Mariquinhas, favela de Belo Horizonte, e ali trocam confidências, compartilham seus medos e ansiedades e discutem planos para o futuro – com alguma esperança de dias melhores mesmo sem qualquer projeção. A primeira, manicure, junta dinheiro para se mudar para o bairro Baronesa em busca de mais tranquilidade e com medo da constante guerra entre policiais e traficantes na comunidade. A segunda, dona de casa, espera pelo marido encarcerado e cria os filhos com dificuldades. O único homem da trama é Negão (Felipe Rangel), um pequeno traficante local com quem ambas flertam sem grande interesse.

INFÂNCIA (2015) (85’) 



Horário: Terça, dia 22, às 22h

Direção: Domingos Oliveira
Classificação: 14 anos

[Fernanda Montenegro – 90 Anos]

Sinopse:
A trama passeia por acontecimentos entrelaçados em um dia comum na família da matriarca conservadora Dona Mocinha (Fernanda Montenegro). Após a morte de seu marido, ela vive saudosa e controla de perto a vida dos filhos, Conceição (Priscilla Rozembaum) e Orlando (Ricardo Kosovski), e do genro, Orlando (Paulo Betti), mantendo relacionamentos paradoxais cujo medo de ficar sozinha e o tratamento ríspido caminham juntos. Alheio às brigas e traições que ocorrem dentro da casa, o jovem Rodriguinho (Raul Guaraná) – alter ego de Domingos Oliveira – vive isolado do mundo exterior devido à superproteção, enquanto convive com dificuldades de lidar com seus parentes.

FOGO NO MAR (FUOCOAMMARE) (2016)(112’)



Horário: Quarta, dia 23, às 20h

INÉDITO E EXCLUSIVO

Direção:
Gianfranco Rosi
Classificação: 12 anos

[É Tudo Verdade]

Sinopse:
A pequena ilha de Lampedusa, a alguns quilômetros da costa sul da Itália, viu sua pacata rotina ser radicalmente alterada nos últimos anos. Imigrantes da África e do Oriente Médio transformaram a comunidade de cerca de seis mil pessoas em um entreposto até a margem da Europa, destino final de quem convive com as frequentes guerras da região. A crise atraiu a atenção do cineasta Gianfranco Rosi, com moradia estabelecida por alguns meses na ínsula para tentar entender os efeitos da migração em massa. O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário e conquistou quatro prêmios no Festival de Berlim (Alemanha), incluindo o Urso de Ouro.
 

RELATOS DO FRONT – FRAGMENTOS DE UMA TRAGÉDIA BRASILEIRA (2019) (104’) 


Horário: Quinta, dia 24, às 20h45

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção:
Renato Martins
Classificação: 14 anos

Sinopse: O cineasta Renato Martins propõe em seu novo trabalho uma reflexão sobre segurança pública no Brasil, tendo como foco narrativo a situação da violência no Rio de Janeiro. A coprodução entre Canal Brasil, Globo Filmes, Globo News, Jacqueline Filmes, Film Pro e Syndrome Films foi exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival do Rio, em 2018. Além disso, foi selecionada para premiações internacionais em Copenhagen e Barcelona. A película imerge de forma visceral nos confrontos entre policiais e traficantes, utilizando uma câmera testemunha que participa de forma direta nos acontecimentos. Entre cenas chocantes de jovens assassinados, enterros de agentes de segurança e imagens do cotidiano de moradores da periferia obrigados a normatizar a violência em seu dia a dia, em meio à tiroteios e corpos estendidos pelo chão, a obra apresenta um retrato nu e cru da realidade na cidade dita maravilhosa. Para além de apontar culpados, o longa-metragem compromete-se com um caminho de elucubração acerca da situação, utilizando uma montagem ágil e depoimentos relevantes na fundamentação da narrativa. Tais recursos têm o intuito de promover um debate amplo em busca de soluções para esse contexto assustador.

O BEIJO NO ASFALTO (2018) (102’) 


 
Horário: Sexta, dia 25, às 20h45

Direção:
Murilo Benício
Classificação: 12 anos

Sinopse: Arandir (Lázaro Ramos) presencia o atropelamento de um desconhecido em uma conturbada tarde no centro do Rio de Janeiro e tenta ajudar o rapaz. A vítima dá seus últimos suspiros depois de ter sido atingido por um ônibus e, como um desejo final, pede-lhe um beijo. Amado Ribeiro (Otavio Müller), repórter sensacionalista de um periódico local, presencia o afago derradeiro e leva a história ao corrupto delegado Cunha (Augusto Madeira). Juntos, enxergam a oportunidade de garantir uma manchete vendável para o jornal e notoriedade para o policial de baixa reputação. O ato nobre do protagonista, no entanto, ganha contornos trágicos quando as notícias o acusam de pederastia, adultério – seu casamento com Selminha começa a ruir – e até assassinato em um cenário conservador da década de 1960 pouco antes do golpe militar.
 

TUNGSTÊNIO (2018) (80’) 

 
Horário: Sábado, dia 26, às 23h10

Direção: Heitor Dhalia
Classificação: 16 anos

Sinopse: O filme traz quatro personagens em momentos de crise cujas trajetórias se cruzam em Salvador, explicitando os demônios da terra de todos os santos. Richard (Fabrício Boliveira) é um policial violento e de métodos pouco ortodoxos para realizar seu trabalho. Casado com Keila (Samira Carvalho), o oficial coloca o relacionamento em risco diversas vezes por manter uma rede de amantes sem saber da intenção da esposa em pedir o divórcio. Ney (José Dumont) é um sargento reformado do exército revoltado com a falta de ordem na capital baiana e saudoso do tempo quando era considerado uma autoridade. Sem saber dos trabalhos escusos de Caju (Wesley Guimarães), o militar aposentado causa um rebuliço na praia ao perceber dois homens pescando com bombas e conecta a história dos envolvidos na trama.

VAZIO CORAÇÃO (2013)(120’)




Horário: Domingo, dia 27, às 12h35

Direção: Alberto Araújo
Classificação: Livre

Sinopse: Hugo Kari (Murilo Rosa) é um cantor brasileiro nacionalmente famoso. Em um determinado momento de sua carreira, ele decide fazer uma pausa em sua agenda para se encontrar com o pai, o Embaixador Mário Menezes (Othon Bastos), no Grande Hotel Termas do Arazá, lugar onde a família costumava se reunir nas férias. Nesse lugar repleto de memórias e recordações boas, ambos tentaram se reconciliar e concertar uma relação despedaçada pelo tempo e por conflitos, principalmente de ideias, e por uma tragédia que eles nunca conseguiram superar. 







Nenhum comentário