[News] O ator americano tem documentário sobre seu filho exibido durante o Festival Assim Vivemos, no CCBB

“Pode qualquer tentativa de mensurar a inteligência predizer o valor de uma pessoa ou sua habilidade de contribuir significativamente para o mundo? ”, quem fez essa pergunta foi o ator norte-americano, premiado no Oscar por Melhor Ator Coadjuvante em O Anel (2002) e conhecido em filmes como: Beleza Americana (1999), Identidade Bourne (2002), Supremacia Bourne (2004), Vida de Casado (2007) entre outros sucessos, Chris Cooper ao relatar sobre sua experiência com o Jesse, seu filho tetraplégico no filme ‘Vidas Inteligentes – Intelligent Lives’.

No longa-metragem - que será um dos 38 filmes exibidos durante o Assim Vivemos - que vai acontecer entre os dias 23 de outubro e 4 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil -, três jovens com deficiência intelectual pioneiros: Micah, Naieer e Naomie desafiam as percepções de inteligência quando vão do ensino médio para o ensino superior e para o mercado de trabalho e Chris contextualiza as vidas desses personagens além de compartilhar sua perspectiva pessoal, revelando o sórdido histórico dos testes de inteligência nos EUA.

O Assim Vivemos é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). As sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.

Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
23 de outubro a 4 de novembro de 2019
Horário: Quarta-feira a segunda-feira, 9h às 21h 


Nenhum comentário