[News] Filme de Carlos Segundo na Competição Novos Diretores da 43ª Mostra Internacional de Cinema

 Após estreia no FID, Festival Internacional de Cinema de Marselha, na França, "Fendas" primeiro longa-metragem do diretor Carlos Segundo, terá sua primeira exibição no dia 22 de outubro, terça-feira, às 21h45, no Espaço Itaú Frei Caneca, na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Selecionado para a Mostra Competição Novos Diretores, o filme acompanha a história de Catarina,  uma pesquisadora e captura imagens de pessoas à distância. Ao mergulhar nessas imagens, provocando nelas distorções e desconstruções, Catarina se defronta com um novo tipo de espectro sonoro. Ela passa a ouvir os sons da imagem [ambiente e vozes] a partir da luz, que atravessa os espaços sonoros do mundo sendo estimulada por eles, e chega até a câmera. À Catarina cabe a recodificação fonética desses espaços sonoros.

"Esse mergulho é também o gatilho para diferentes imersões dentro da história. Tempo e espaço são reconstruídos e fazem emergir discussões que envolvem diferentes aspectos da vida da personagem: conflitos e sentimentos internos, dúvidas científicas, arqueologia social e etc, afirma o diretor Carlos Segundo. Um filme que desloca o particular para o universal, o singular para o plural, e propõe uma diferente forma de se relacionar com as impossibilidades da vida, acrescenta ainda o diretor.  

Doutor em cinema pela Unicamp e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Segundo é um diretor, roteirista e montador brasileiro. Dirigiu, entre outros, os curtas Subcutâneo (2018), Balança Brasil (2017) e Ainda Sangro por Dentro (2016). Fendas é seu primeiro longa-metragem.

‘Fendas’ na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

22 de outubro (terça-feira) – 21h45 - Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3  

23 de outubro (quarta-feira) – 17h30 - Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5

27 de outubro (domingo) – 14h - Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1

Programação:   http://43.mostra.org/br/filme/9992-FENDAS  

SINOPSE

“Fendas” apresenta um recorte da vida de Catarina [personagem principal], uma pesquisadora do campo da física quântica recém-chegada à região do Rio Grande do Norte. Catarina trabalha no Instituto Internacional de Física e pesquisa os espaços sonoros na imagem. O mergulho em sua pesquisa é, ao mesmo tempo, um mergulho em sua vida. Catarina está em constante movimento. E nesse fluxo, passado, presente e futuro se convergem, nos dando a dimensão de seu universo subjetivo.



ELENCO 

Roberta Rangel
Juliana Nazar,
Ruston Gabriel
Ernesto Guerra
FICHA TÉCNICA

Direção  Carlos Segundo
Roteiro Carlos Segundo, Michelle Ferret
Fotografia Clóvis Cunha
Montagem Je?ro^me Bre?au, Carlos Segundo
Produtor Daniela Aun, Justin Pechberty, Pedro Fiuza
Produção Aun Filmes, Les Valseurs, Casa da Praia, O Sopro do Tempo
Distribuição Fênix Filmes
SOBRE A FÊNIX DISTRIBUIDORA DE FILMES

A Fênix Filmes é uma distribuidora independente, com foco no melhor da produção cinematográfica do mundo inteiro. Desde 2013, a distribuidora vem trazendo para o Brasil filmes considerados verdadeiros tesouros ainda pouco explorados no mercado e que encantaram espectadores nos principais festivais internacionais, especialmente Berlinale e Cannes. Dentre os lançamentos do nosso catálogo, podemos destacar: “O Ciúme”, “Amante por Um Dia” e “À Sombra de Duas Mulheres”, trilogia do diretor francês Philippe Garrel; “A Juventude” (indicado ao Oscar 2016), de Paolo Sorrentino; “As Mil e Uma Noites”, trilogia do cineasta português Miguel Gomes; “Paterson”, de Jim Jarmusch; “Visages Villages” (documentário indicado ao Oscar 2018), de Agnès Varda & JR; "A Grande Dama do Cinema", de Juan José Campanella; “A Árvore dos Frutos Selvagens”, de Nuri Bilge Ceylan (diretor vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes);  “De Amor e Trevas”, da vencedora do Oscar Natalie Portman; “Nahid: Amor e Liberdade”, de Ida Panahandeh; "Vingança" de Coralie Fargeat; “De Punhos Cerrados” (cópia restaurada do original de 1965), “Sangue do Meu Sangue” e o inédito "O Traidor" (Seleção Oficial em Cannes 2019, com previsão de lançamento para Janeiro de 2020, no Brasil), de Marco Bellocchio; "Synonyms" (vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2019, em breve nos cinemas) de Nadav Lapid.


Nenhum comentário