[Resenha] Para a menina do rio, do autor Victor Marques


Resultado de imagem para Para a menina do rio amazon

Rompendo o véu ao mostrar a realidade do interior da Região Norte, Para a menina do rio é aposta, acima de tudo, na pureza da Patrícia Furtado, que escreve cartas para a misteriosa Menina do Rio, que ninguém sabe de quem se trata, apenas ela. Sua ligação com a figura é enorme, tornando-se o foco do conto.

A protagonista traz um empoderamento muito importante ao serem discutidos alguns assuntos relacionados à sua família, que são parte da vivência dos lares mais tradicionais. Vemos, no decorrer das páginas, a força que as mulheres representam, tanto quando assumem cargos fora de casa como quando permanecem em suas moradias criando seus filhos e os preparando para o mundo.

A leveza e a sutilidade são o toque principal da escrita, fazendo o leitor se encantar pela Menina do Rio, ainda que não a veja com clareza. Esse amor de Patrícia pela menina é mantido em segredo, justamente porque ela sente medo do que a sociedade fará caso descubra as cartas. A trajetória LGBTQ+ da professora é tratada com muita naturalidade, e esse amor à distância se torna um marco diferencial para a relação entre as personagens.

Destaco, também, o encerramento da trama. De maneira inesperada, Para a menina do rio nos traz uma revelação que gera diversos (e, por muitas vezes, conflituosos) pensamentos a respeito do enigma criado pelo autor desde a primeira página. Fica a critério do leitor qual o ponto de vista a ser tomado, de acordo com suas próprias visões de mundo e interpretação da história como um todo.

O conto está presente na plataforma da Amazon e pode ser adquirido por meio deste link: http://bit.ly/paraameninadorio

Um comentário:

  1. Que resenha maravilhosa! Não sabia sobre ela e descobri só hoje, por acaso. Muito obrigado pela leitura e pelo comentário!

    ResponderExcluir