[Especial]Sexta-Feira 13: A Origem

A fama azarenta da Sexta-Feira 13 remete a um emaranhando histórico de simbologia e numerologia, misturando dois fatos que por si só, já não são boa coisa. Primeiro, o número 13 é considerado o número do azar, por representar algo incompleto (já que é um número ímpar e não faz parzinho), diferente do número 12, considerado um número completo, perfeito (12 apóstolos, 12 meses, 12 constelações do Zodíaco, 12 tribos de Israel...) Segundo, Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira.
A origem da crença na Sexta-Feira 13 varia de acordo com cada cultura, época e acontecimentos. Na França, por exemplo, acredita-se que o infortúnio da data teve origem com a ordem de perseguição aos Cavaleiros Templários numa sexta-feira de 1307; na Europa, tem a ver com o processo de colonização dos bárbaros no período medieval, sendo estes seguidores da deusa Frigga (deusa do amor e da beleza que inspirou o nome Friday -  Sexta-Feira em inglês) Quando convertidos, passou-se a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.
Uma história nórdica conta de um banquete onde Odin reuniu doze divindades e promoveu um banquete. Loki, ofendido por não ter sido convidado, foi a reunião e fez a farra, resultando na morte de Balder, uma das mais belas divindades. Daí originou-se o mito de que uma reunião com treze pessoas não há de terminar em coisa boa.

Não acredita? A própria Bíblia nos mostra que treze pessoas podem ser difíceis de conviver, já que na Santa Ceia, Jesus estava com seus 12 apóstolos, e, no fim, Judas e Jesus tiveram mortes trágicas.

Ainda no tocante religião, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte (coincidência?).

Até mesmo na nossa história há um sem números de acidentes e acontecimentos nada favorecedores à vida ocorreram numa Sexta-Feira 13: acidentes de avião, decreto fortalecendo a ditadura no Brasil, grandes incêndios...

Por tantos problemas, desastres e dores de cabeça desnecessárias relacionados a esse dia, acredite ou não, foram desenvolvidos FOBIAS! Sim, fobias – com nomes absurdamente complicados e assustadores!

São eles “Triscaidecafobia”, o medo irracional e incomum do número 13. Já o medo específico da sexta-feira 13 é chamado de “Parascavedecatriafobia”. Dá medo só de ler...

Então, se vocês forem à um hotel e não encontrarem o 13º andar ou quarto 13; se não encontrarem uma mesa de restaurante com 13 cadeiras, dentro outras tanto “não-13” por aí, não se assustem. É para o seu bem. 
As fotos a seguir são da coleção da Maisa, a blogueira responsável pelo blog.

Coleção de livros aleatórios:
Coleção Cine- Book:

 Box VHS:

Uma excelente sexta- feira 13 a todos.

Nenhum comentário