[News]Exposição coletiva do Cinema no Brejo segue em cartaz até fevereiro de 2026 em Pacoti
Exposição coletiva do Cinema no Brejo segue em cartaz
até fevereiro de 2026 em Pacoti
No Ecomuseu de Pacoti, a mostra “Polinizar os sentidos” reúne vídeos, fotografias e sons produzidos por jovens estudantes em diálogo com os saberes do território e da natureza
Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu | Créditos: Pérola Castro
Em 2025, o projeto “Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu” realizou um percurso formativo com oficinas gratuitas de audiovisual para estudantes da EMEIF Fernando Moreira Sales, no Distrito de Santana, em Pacoti, município localizado no Maciço de Baturité. A formação continuada culmina na exposição coletiva “Polinizar os sentidos”, propondo uma aproximação das práticas sensíveis do audiovisual aos saberes do território e da natureza. Gratuita e aberta ao público, a mostra segue em cartaz até fevereiro de 2026, no Ecomuseu de Pacoti.
Atuando desde 2018 com formação e experimentação audiovisual, o Cinema no Brejo propõe a prática do cinema como forma de potencializar a relação entre jovens de localidades rurais do Maciço de Baturité com as histórias, memórias, saberes e fazeres que habitam o imaginário e o cotidiano de seus territórios.
Em parceria com o Ecomuseu de Pacoti, o mais recente percurso formativo deve duração de três meses, com encontros semanais interdisciplinares, aliando o aprendizado prático, técnico e teórico do cinema a campos como a educação, a história, o meio ambiente, a cultura e a agroecologia. A formação culminou em uma exposição coletiva, organizada pelos próprios alunos, que reúne o material produzido ao longo da experiência formativa.
São fotografias, vídeos e sons que, colocados em diálogo, refletem sobre a relação com a terra, os animais, as histórias e as memórias compartilhadas pelos moradores do Maciço.
“Assim como as abelhas tecem redes de vida ao polinizar a mata e as roças, esta exposição evidencia os vínculos que unem os alunos e alunas às ações educativas do Cinema no Brejo e aos saberes da meliponicultura. Interações sensíveis que cultivam práticas de respeito ao ambiente e de compartilhamento de saberes. Na exposição, vemos, ouvimos e sentimos os fragmentos dessas experiências e processos desenvolvidos durante os módulos educativos, através de fotografias, vídeos, desenhos, textos e mapas", reforça a curadora Trojany.
Serviço
Exposição “Polinizar os sentidos”
Programação do Cinema no Brejo: Sons e imagens entre a casa, a escola e o museu
Em cartaz até fevereiro de 2026
Local: Ecomuseu de Pacoti (R. Cel. Luz, 787 - Pacoti, CE)
Mais informações em @cinemanobrejo
Nenhum comentário