[Filmes] "Narciso", coprodução brasileira dirigida por Marcelo Martinessi, é selecionada para Mostra Panorama do Festival de Berlim
![]() |
| Diro Romero em ‘Narciso’ |
“Narciso”, coprodução brasileira dirigida pelo paraguaio Marcelo Martinessi e produzida pela cineasta Julia Murat, foi anunciada hoje pelo Festival de Berlim como parte da prestigiada Mostra Panorama, uma das principais vitrines do evento. Adaptado do livro homônimo de Guido Rodríguez Alcalá, o longa é uma coprodução entre Brasil, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Portugal, Espanha e França e fará sua estreia mundial no festival. No Brasil, tem lançamento comercial previsto para o segundo semestre com distribuição da Imovision.
“Conheci o Marcelo na residência da Fundación Carolina em 2006. Na época, éramos jovens realizadores tentando fazer seus primeiros filmes. Desde então nos acompanhamos e, por isso, foi uma grande alegria produzir o primeiro filme do Marcelo, ‘As Herdeiras’, e poder seguir sua carreira agora com ‘Narciso’. Marcelo é um grande diretor, de quem tenho muito orgulho de ser produtora e amiga.", afirma a diretora Julia Murat sobre a parceria profissional com Martinessi.
Ambientado no Paraguai de 1958, a história acompanha Narciso, um jovem carismático que retorna de Buenos Aires com o rock ’n’ roll nas veias e, sob um regime militar sufocante, se transforma em uma sensação musical e símbolo de liberdade. Mas, após seu show final, ele é encontrado morto. No elenco estão Diro Romero, Manuel Cuenca, Mona Martinez e Nahuel Perez Biscayart, ator argentino que ficou conhecido por sua atuação em "120 Batimentos por Minuto" (2017).
Em 2018, o diretor Marcelo Martinessi foi um dos grandes destaques do Festival de Berlim com “As Herdeiras”, vencedor de cinco prêmios, incluindo o Urso de Prata de Melhor Atriz para Ana Brun e o Prêmio Fipresci (Federação Internacional de Críticos). O filme também foi o escolhido para representar o Paraguai no Oscar e, no Brasil, foi um dos grandes vencedores do Festival de Gramado com seis Kikitos.
Sinopse
Paraguai, 1958. Sob um regime militar sufocante, o carismático e misterioso Narciso retorna de Buenos Aires com o rock and roll correndo em suas veias. Ele se torna uma sensação no rádio e um símbolo de liberdade. Desejado por homens e mulheres, Narciso cativa e inquieta. Após seu último show, ele é encontrado sem vida. Em um país onde reina o silêncio e o medo sufoca a verdade – quem matou Narciso?
Ficha técnica
Título original: NARCISO
Título internacional: NARCISO
Países: Paraguai, Brasil, Portugal, Alemanha, Espanha, França, Uruguai
Ano de produção: 2026
Gênero: drama
Idioma: espanhol
Direção: Marcelo Martinessi
Roteiro: Marcelo Martinessi
Direção de fotografia: Luis Arteaga
Direção de arte: Carlo Spatuzza & Babi Targino
Montagem: Fernando Epstein, Marcelo Martinessi
Figurino: Diana Leste
Som: Tiago Raposinho
Edição de som: Fernando Henna
Música: Zeltia Montes
Produtores: Sebastián Peña-Escobar, Marcelo Martinessi
Produção: La Babosa Cine
Coprodutores: Julia Murat, Ico Costa, Christoph Friedel, Claudia Steffen, Alex Lafuente, Xavier Rocher, Marina Perales Marhuenda, Agustina Chiarino, Fernando Epstein.
Coprodução: Esquina Filmes, Outblaum Filmes, Pandora Film, BTEAM, La Fabrica Nocturna Productions, Mutante Cine
Sobre a Imovision
Presente no Brasil há 35 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo, realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.



Nenhum comentário