[News] SESSÃO DE A MELHOR MÃE DO MUNDO NO CINE PE MARCA ESTREIA DO FILME EM TERRITÓRIO NACIONAL

 

Luedji Luna, Shirley Cruz e Rubens Santos na apresentação da sessão de A Melhor Mãe do Mundo na abertura do CINE PE (Felipe Souto Maior)


São Paulo, 11 de junho de 2025 - A MELHOR MÃE DO MUNDO, oitavo longa de Anna Muylaert, teve sua estreia em território nacional na última segunda-feira (9), na abertura da 29ª edição do CINE PE. A obra traz Shirley Cruz interpretando Gal, uma catadora de materiais recicláveis que é violentada por seu marido e decide fugir de casa para não só se libertar, como libertar seus filhos de um ambiente opressor. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de agosto.

Os atores Shirley Cruz, Luedji Luna e Rubens Santos, além de Gustavo Maximiliano, produtor executivo e gerente de projetos da +Galeria, e Barbara Sturm, gerente de distribuição na produtora Biônica Filmes, a co-produtora do longa, estiveram presentes na apresentação da sessão de A MELHOR MÃE DO MUNDO na abertura do festival, que aconteceu no Teatro do Parque. “Estar no Recife, fazendo a nossa estreia nacional, não é por acaso. O que está cidade tem feito pelo cinema nacional é muito significante, e temos orgulho de mostrar nosso filme aqui”, disse Shirley Cruz sobre a oportunidade de representar o longa na abertura do Festival. 

A MELHOR MÃE DO MUNDO conta com uma sessão extra no CINE PE e acontecerá na sexta-feira (13), às 17h no Cinema do Teatro do Parque. Além disso, o longa também será exibido no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, nos dias 12 e 13 de junho. E em território nacional, sua próxima sessão acontecerá na 3ª edição do Bonito CineSur, que acontece entre os dias 25 de julho e 2 de agosto.  

O longa já passou por alguns dos mais prestigiados festivais do mundo, como o Festival de Berlim, La Fiesta Del Cine, em Nice, e CinéLatino, em Toulouse, e San Francisco International Film Festival, nos EUA, ganhando visibilidade na disputa pela vaga para representar o Brasil no Oscar de filme internacional em 2026.


A trama de A MELHOR MÃE DO MUNDO gira em torno de Gal (Cruz), uma catadora de recicláveis que busca romper o ciclo de violência doméstica imposto por seu companheiro, Leandro (Seu Jorge). Movida pela força e pelo amor por seus filhos, Rihanna (Rihanna Barbosa) e Benin (Benin Ayo), ela embarca com eles em uma jornada pelas ruas de São Paulo, enfrentando inúmeros desafios e perigos para fugir do ambiente opressor que os três vivem. E o que começa como uma fuga marcada pelo desespero, transforma-se, ao longo da narrativa, em uma jornada de resistência, em que a coragem e o instinto de proteger a infância dos filhos se tornam os principais impulsos de sua luta. 


Além de Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa e Benin Ayo, A MELHOR MÃE DO MUNDO conta com Luedji Luna, Rubens Santos, Rejane Faria, Lourenço Mutarelli, Kauezinho Rodrigues e João Fellipe Felix no elenco. Além disso, a obra também conta com participações especiais de Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e do rapper Dexter. 


Citado na coletiva do filme no CINE PE na terça-feira (10), a medida em que as gravações de A MELHOR MÃE DO MUNDO aconteciam, as filmagens de uma série documental dividida em 8 episódios eram feitas. Ela consiste em relatos de catadoras reais, cujas vivências frequentemente se assemelham às de Gal e foi dirigida por Pedro Bayeux. Com a exibição de um episódio por semana a partir da primeira semana de junho, o espectador é convidado a conhecer as trajetórias de Fabiana da Silva (in memoriam), Daniele da Silva, Cida Preta, Guiomar dos Santos, Laura da Cruz, Litz Gouvea, Maura Pereira e Alexandra da Silva. Gerente de marketing da +Galeria, Henrique Leinig indica que “esta série documental nasceu do desejo de ampliar o olhar do público para além da ficção. Dar protagonismo às catadoras reais é uma forma de reconhecer a potência dessas mulheres, suas histórias e suas lutas — e de conectar ainda mais o filme com a realidade que o inspira.” 


A MELHOR MÃE DO MUNDO é uma coprodução da +Galeria com a Biônica Filmes e conquistou o público na abertura do CINE PE na última segunda-feira (9). Sua estreia está marcada para 7 de agosto em todo Brasil com distribuição da +Galeria. 


 

Sinopse 

Para escapar de um relacionamento abusivo, Gal coloca seus dois filhos pequenos no carrinho de reciclagem que usa para coletar lixo nas ruas da cidade e foge. Sozinha e enfrentando os perigos da falta de moradia, ela os convence de que estão em uma aventura. 


Ficha técnica 

Título original: A Melhor Mãe do Mundo 

País de Origem: Brasil 

Gênero: Drama 

Duração: 106’ 

Ano de Produção: 2025 

Áudio: 2.0 e 5.1 

Formato: 4K 2D FLAT 

Versões: Original (Português) 

Direção: Anna Muylaert 

País do Diretor: Brasil 

Elenco: Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa, Benin Ayo, Luedji  Luna, Rubens Santos, Rejane Farias, Lourenço Mutarelli 

Participação Especial: Katiuscia Canoro, Ayomi Domenica e Dexter 

Roteirista: Anna Muylaert 

Produtores: Ricardo Costianovsky, Tomás Darcyl, Gabriel Gurman, Clara Ramos,  Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho e Anna Muylaert 

Produtor Executivo: Deborah Nikaido, Leonardo Mecchi e Anatalia Lyrio 

Colaboração de Roteiro: Mariana Jaspe  

Direção de Arte: Maíra Mesquita e Juliana Ribeiro 

Direção de Fotografia: Lílis Soares  

Figurino: Nina Maria e Yuri Kobayashi 

Maquiagem: Simone Souza 

Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi 

Montagem: Fernando Stutz 

Som Direto: Ruben Valdes 

Música Original: André Abujamra e George Nahssen 

Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC e Ricardo Reis, ABC 

Supervisão Musical: Anna Muylaert e Fernando Stutz  

Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Reis, ABC 

Direção de Produção: Henrique Lapa 

Direção de Elenco: Gabriel Domingues 

Distribuidora: Galeria Distribuidora 


Elenco 

Shirley Cruz - Gal 

Seu Jorge - Leandro 

Rihanna Barbosa - Rihanna 

Benin Ayo - Benin 

Luedji Luna - Valdete 

Rubens Santos - Anivaldo 

Rejane Faria - Munda 

Lourenço Mutarelli - Reginaldo 

Kauezinho Rodrigues - Valdo 

João Fellipe Felix - Neto 

Participações especiais de:  

Katiuscia Canoro - Delegada 

Ayomi Domenica - Adjane 

Dexter - Babu 


Sobre a +Galeria 

A +Galeria é um estúdio que desenvolve, produz e distribui conteúdo audiovisual brasileiro de alta qualidade, com forte apelo comercial e conexão com o público. Atuando de ponta a ponta, da curadoria e desenvolvimento à produção, lançamento e distribuição, a empresa tem a missão de transformar boas ideias em grandes histórias que emocionam, engajam e valorizam a diversidade e a cultura brasileira. 


Fundada em 2018, a +Galeria se destaca pela combinação entre curadoria refinada, acompanhamento minucioso e parcerias estratégicas com talentos criativos e produtoras de referência no país. 


A empresa vem construindo uma trajetória sólida no audiovisual brasileiro, com produções que unem inovação, excelência técnica e diálogo com o grande público. Um marco dessa história é a trilogia baseada no caso Richthofen: “A Menina Que Matou Os Pais”, “O Menino Que Matou Meus Pais” e “A Menina Que Matou Os Pais – A Confissão” — realizada em parceria com a Santa Rita Filmes. 


Entre os próximos lançamentos estão “A Melhor Mãe do Mundo” (dir. Anna Muylaert), com Shirley Cruz e Seu Jorge, com produção da Biônica Filmes, que teve estreia internacional no 75º Festival de Berlim; “Mãe Fora da Caixa” (dir. Manuh Fontes), estrelado por Miá Mello, com produção de Morena Filmes; “Um Pai em Apuros” (dir. Carolina Durão), com Dani Calabresa e Rafael Infante, coprodução com Glaz e Disney; além de “Assalto à Brasileira” (dir. José Eduardo Belmonte) e “Pecadora” (dir. Dainara Toffoli), com produção da própria +Galeria, que têm  Murilo Benício, Christian Malheiros, Rayssa Bratillieri e José Loreto nos papéis principais. 


Também em desenvolvimento estão projetos como “Nico” (dir. Mariana Youssef), com Murilo Benício e Kevin Vechiatto, coproduzido com a LB Entertainment, além de futuras produções baseadas na obra da Palavra Cantada. 

No catálogo recente, a +Galeria conta com produções próprias como “Fé Para o Impossível”, além de coproduções com produtoras renomadas, incluindo “Papai é Pop”, com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, em parceria com a Pródigo; “Fazendo Meu Filme”, com Bela Fernandes, produzido pela Panorâmica; “Meninas Não Choram”, com Letícia Braga e Duda Matte, e produçãoo da Morena Filmes; “Vovó Ninja”, estrelado por Gloria Pires, em colaboração com a LC Barreto; “Doce Família”, coproduzido junto à Glaz; “Detetive Madeinusa”, com Tirullipa, coprodução com a Formata; “Partiu América”, com Matheus Ceará, coproduzido com a All Screens; além da trilogia Richthofen, com a Santa Rita Filmes. 


Sobre a Biônica Filmes 

Fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, a Biônica Filmes já produziu 4 séries e 18 filmes, que já levaram mais de 7 milhões de pessoas aos cinemas. O lançamento mais recente foi “Chico Bento e A Goiabeira Maraviosa”, adaptação do personagem criado por Mauricio de Sousa, que faturou mais de R$ 17 milhões nas bilheterias. Do universo do mestre das HQs, a produtora assinou também os longas “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021) e as séries “Turma da Mônica - A Série” (2022) e “Turma da Mônica: Origens” (2024). Os filmes da Biônica marcaram presença em mais de 100 festivais internacionais, como os de Toronto, San Sebastián, Roma, Estocolmo e o SXSW, ganhando mais de 70 prêmios. “Pedágio” (2023), de Carolina Markowicz, foi um dos mais laureados. Foram 28 prêmios fora do país, além dos troféus Grande Otelo nas categorias de melhor filme, direção e roteiro.





Nenhum comentário