[News] Em fim de semana de estreia, “Ritas” supera 10 mil espectadores e entra para o top 5 de documentários brasileiros de 2025

 

Crédito: Divulgação

                                                                Trailer:



A rainha do rock brasileiro acaba de emplacar mais um hit, dessa vez nos cinemas: “Ritas”, longa-metragem que celebra sua multiplicidade artística e pessoal, e narrado pela própria Rita, foi visto por mais de 10 mil espectadores em seu primeiro fim de semana de exibição em cinemas pelo Brasil. O resultado coloca o filme dentro do top 10 do fim de semana, ao lado de grandes produções hollywoodianas, além de garantir também uma posição no top 5 de documentários brasileiros lançados em 2025. 
O lançamento, que ocorre exclusivamente nos cinemas, dá continuidade a uma campanha de sucesso iniciada no festival É Tudo Verdade — onde esgotou os ingressos para sessões em São Paulo e no Rio de Janeiro —, e reafirma o bom momento de produções brasileiras nos cinemas. 
Com sessões em mais de sessenta salas de cinema pelo Brasil, “Ritas” teve ação especial de estreia em salas selecionadas de São Paulo e do Rio, incluindo o Estação Net Rio e Net Gávea, que, até a próxima quarta-feira, 28, oferecem ingresso promocional (50% de desconto) para quem cantar uma música da Rita Lee, na bilheteria, no momento da compra. Além das capitais paulista e carioca, cinemas de Florianópolis e Recife também aparecem entre os melhores resultados do filme. 
 
"Assisiti sorrindo o tempo todo, feliz de estar vendo Rita Lee. Nunca existirá outra igual a essa. Desceu no Brasil esta alma, e veio para botar para quebrar. E botou para quebrar!” 
Ney Matogrosso 
“Ritas é a cara de Lee e, sendo assim, não poderia se deixar levar por uma bad trip, é sempre positivo e alto astral, como deveria ser.” 
- Raíssa Ferreira, Feito por Elas 
"Ritas é exatamente o que era Rita Lee: um ponto de luz dentro da cultura pop brasileira" 
- Roberto Sadovski, Splash UOL 
 
“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Productions e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.  
FICHA TÉCNICA 
Direção: Oswaldo Santana 
Codireção: Karen Harley 
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha 
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal  
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho 
Montagem: Oswaldo Santana, AMC 
Fotografia: Janice d’Avila 
Arte: Ricardo H Fernandes 
Animação: Gabriel Bitar 
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu 
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos  
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna 
Colorista: José Francisco Neto, ABC 
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi 
Estúdio de Imagem: DOT Cine 
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo 
Produtor Associado: João Macedo 
Produção de Distribuição: Barbara Sturm 
Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes 
 
SINOPSE 
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos. 
Oswaldo Santana | Diretor 
Em sua primeira direção de longa metragem, Oswaldo Santana trabalha em diversas plataformas audiovisuais, com destaque para trabalhos de montagens de ficção, documentários e séries. Trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica - A Série” (Globoplay). 
Karen Harley | Codiretora 
Karen Harley iniciou sua carreira dirigindo curtas-metragens e trabalhou como montadora para diretores como Carlos Diegues, Fábio Barreto, João Jardim e Walter Carvalho.  Foi montadora de grandes sucessos de crítica, como “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, “Big Jato”, de Cláudio Assis, “Zama”, de Lucrecia Martel, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “Lixo Extraordinário”, co-dirigido com João Jardim e Lucy Walker, teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, onde venceu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Internacional. 

Biônica Filmes | Produtora 
Fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, a Biônica Filmes consolidou-se como uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro. Com um portfólio diversificado que inclui 18 longas-metragens e 4 séries, a Biônica é focada em filmes com potencial comercial e valor artistico.  Entre suas conquistas mais recentes estão os longas “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” (2025), que levou mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas, e “A Melhor Mãe do Mundo” (2025), dirigido por Anna Muylaert - que estreou no Festival de Berlim (Berlinale) de 2025 e já conquistou 4 importantes prêmios.  Em 2023, A Biônica lançou “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz que estreou no Festival de Toronto (TIFF) e foi selecionado para mais de 70 festivais de cinema, conquistando 29 prêmios, incluindo Melhor Filme nos festivais de Roma, Ostende e Leeds, além do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Longa de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Ao longo dos últimos 12 anos, os filmes da Biônica Filmes já levaram mais de 7 milhões de pessoas às salas de cinema no Brasil, alcançando o topo das bilheteiras nacionais em três anos distintos, com Os Homens São de Marte… e é pra lá que eu vou”, Turma da Mônica - Laços e Turma da Mônica - Lições.  

Em 2025, a produtora lança “Ritas”, documentário sobre Rita Lee  e longa-metragem “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende. 
Claro l Coprodutora 
A participação na co-produção do filme 'Ritas' está em linha com a estratégia da Claro em apoiar o cinema nacional. Além de eventos e incentivos, a operadora ainda atua como co-produtora e colabora com produções locais e internacionais, apoiando filmes que buscam alcançar uma audiência maior no Brasil e em outros países da América Latina. Ao todo, já são cerca de 40 produções co-produzidas pela Claro, que incluem filmes premiados. 

Globo Filmes | Apoio 
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. 





Nenhum comentário