[News] Biblioteca de São Paulo recebe apresentações do Projeto Guri, esgrima histórica e contação de histórias em novembro
Capa de Laços de Família, de Clarice Lispector
tema de clube de leitura do dia 25/11
Programação gratuita de novembro reúne apresentações musicais, atividades literárias, oficinas e saraus, além de oficinas de esgrima histórica e do circuito de combates Steel Thrust SP
A Biblioteca de São Paulo (BSP), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela SP Leituras, realiza, ao longo de novembro, uma programação gratuita com atividades para frequentadores de diversas idades e interesses. O mês tem como destaques três apresentações do Projeto Guri — a Banda Sinfônica do Guri de São Paulo (07/11), a Camerata de Violões do Guri de São Paulo (14/11) e a Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo (28/11) — e a esgrima histórica, com oficinas da AEEA Stahlfechter e o circuito de combates Steel Thrust SP (29/11). A programação inclui ainda o Contaí, o BiblioCine, saraus, clubes de leitura e oficinas.
As atividades acontecem em diferentes espaços da biblioteca e, em sua maioria, não exigem inscrição prévia, com vagas preenchidas por ordem de chegada. Já nas atividades que exigem inscrições, elas podem ser feitas por meio deste link.
As apresentações do Projeto Guri acontecem sempre aos sábados, às 11h, na Tenda. Em 07/11, a Banda Sinfônica do Guri de São Paulo abre a série, sob regência de Marcos Sadao. O grupo tem trajetória iniciada em 2009 e já se apresentou no Festival Coreto Paulista – Tatuí, em intercâmbio com Neojibá e Olodum, em Salvador, no Prêmio Itaú-Unicef, no Auditório Ibirapuera, e no Projeto Tocando Santos. Em 14/11 é a vez da Camerata de Violões do Guri de São Paulo, formada em 2010 e regida por Fabio Bartoloni, que tem uma história de encomendas de composições, arranjos e transcrições originais e lançou o CD Retratos Brasileiros. A Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo, sob regência de Dario Sotelo, encerra a programação musical em 28/11, explorando repertório europeu, americano e brasileiro e composições contemporâneas.
O Projeto Guri é o maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil, com mais de 120 mil vagas em cursos gratuitos de música distribuídas em mais de 600 polos de ensino e mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens impactados desde a criação.
A esgrima histórica ocupa dois domingos do mês, com atividades da AEEA Stahlfechter, grupo fundado em 2015 que estuda e pratica a modalidade há dez anos a partir de manuais históricos de combate com espadas, em especial os da tradição germânica medieval Kunst des Fechtens. No dia 29/11, às 10h, a Esgrima Histórica na BSP convida os visitantes a aprender, praticar e combater em ambiente seguro, com espadas acolchoadas, além de assistir a demonstrações de combate com espadas de aço. No dia 29/11, às 14h, o Steel Thrust SP leva à Tenda um circuito de combates com grandes nomes do esporte, em formato longo, com pausas técnicas e narração ao vivo.
O Contaí recebe contadoras e contadores de histórias aos sábados, às 15h, no piso térreo, com narrativas lúdicas e interativas que valorizam a cultura popular e a tradição oral. Em 07/11, a Cia. Arte e Raiz, junto desde 2015, aborda manifestações culturais com ênfase nas relações humanas, na identidade, na inclusão e na resistência. O Rabo de Cutia, com Sandra Guzmán e André Gonçalves, se apresenta em 14/11 e 20/11, com repertório que já alcançou mais de 16 mil espectadores. Em 21/11, a Cia. Do Tok Tok une circo, teatro e narração de histórias, com os palhaços Tok Tok, Tililiko e Topeka. Irene Tanabi, que atua há mais de duas décadas com a palavra falada e a formação de leitores, encerra o mês em 28/11.
O Clubinho de Leitura se reúne às sextas-feiras, nos dias 06, 13, 20 e 27, às 15h, com textos e atividades lúdicas que despertam o interesse pela literatura, em encontros mediados por Taina Moreira Duarte de Assis e Isabela Dantas Garcia. O BiblioCine exibe A Princesa e o Sapo (2009) em 08/11, domingo, às 15h, no auditório, com pipoca gratuita. O Sarau da Juventude acontece às quintas-feiras, nos dias 05, 12, 19 e 26, às 13h, e em 22/11, domingo, às 14h, com Microfone Aberto (palco aberto e microfone livre para músicas, poesias, leituras e apresentações espontâneas). O Sarau dos Conversadores chega à 111ª edição em 21/11, às 14h30, com Alex Rodrigues e Liberto Solano Trindade, além de microfone aberto e sorteio de livros.
O Clube de Leitura BSP – Histórias Compartilhadas discute Caniços ao Vento, de Grazia Deledda, em 21/11, às 15h, com mediação de Claudia Aratangy. O Clube de leitura juvenil – Formando Histórias recebe jovens em 25/11, às 13h, para conversar sobre Laços de Família, de Clarice Lispector. As inscrições para as atividades estão abertas.
O Empreendedorismo BSP oferece a Oficina de bordado artesanal – Transbordar Histórias nos dias 07, 14 e 28, às 14h. A Tecnologia na Terceira Idade (Turma 4) encerra a turma com encontros em 04, 06, 11 e 13 de novembro, das 10h às 12h, voltados à inclusão digital de pessoas com 60 anos ou mais. A programação inclui ainda o curso Inovação na Biblioteca: Repensando serviços para o fortalecimento da comunidade, com Valéria Valls, em 17/11, das 10h às 17h; a Oficina de Xadrez – Jogada de Mestre, aos domingos, às 16h, com orientação da Fox – Consultoria e aulas de xadrez, indicada a partir de 7 anos e com tabuleiros adaptados para pessoas com deficiência visual; e a Batalha de rima da BSP: Carandirap, em 28/11, às 15h30.
Confira a programação completa
As sinopses detalhadas de cada atividade estão disponíveis no site da Biblioteca São Paulo
Projeto Guri na BSP
07/11 – Banda Sinfônica do Guri de São Paulo (11h)
14/11 – Camerata de Violões do Guri de São Paulo (11h)
28/11 – Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo (11h)
Esgrima Histórica na BSP
29/11 – Esgrima Histórica na BSP (10h)
29/11 – Steel Thrust SP (14h)
BiblioCine
08/11 – A Princesa e o Sapo (15h)
Contação de Histórias – Contaí
07/11 – Cia. Arte e Raiz (15h)
14/11 – Rabo de Cutia (15h)
20/11 – Rabo de Cutia (15h)
21/11 – Cia. Do Tok Tok (15h)
28/11 – Irene Tanabi (15h)
Clubinho de Leitura
06/11 – (15h)
13/11 – (15h)
20/11 – (15h)
27/11 – (15h)
Sarau da Juventude
05/11 – (13h)
12/11 – (13h)
19/11 – (13h)
22/11 – (14h)
26/11 – (13h)
Tecnologia na Terceira Idade | Turma 4
04/11 – (10h)
06/11 – (10h)
11/11 – (10h)
13/11 – (10h)
Empreendedorismo BSP
07/11 – Oficina de bordado artesanal – Transbordar Histórias (14h)
14/11 – Oficina de bordado artesanal – Transbordar Histórias (14h)
28/11 – Oficina de bordado artesanal – Transbordar Histórias (14h)
Sarau dos Conversadores
21/11 – Sarau dos conversadores | 111ª edição (14h30)
Clube de Leitura BSP
21/11 – Clube de leitura BSP – Histórias compartilhadas – Caniços ao Vento, de Grazia Deledda (15h)
25/11 – Clube de leitura juvenil – Formando Histórias – Laços de Família, de Clarice Lispector (13h)
Oficina de Xadrez – Jogada de Mestre
08/11 – (16h)
15/11 – (16h)
22/11 – (16h)
29/11 – (16h)
Curso – Inovação na Biblioteca
17/11 – Inovação na Biblioteca: Repensando serviços para o fortalecimento da comunidade (10h às 17h)
Batalha de rima da BSP: Carandirap
28/11 – Carandirap (15h30)
Serviço
Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, Parque da Juventude, São Paulo/SP (ao lado do Metrô Carandiru – Linha 1-Azul)
Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Entrada gratuita.

Nenhum comentário