[News] Lideranças do candomblé celebram casamento marcado por ancestralidade e representatividade em São Paulo
Lideranças do candomblé celebram casamento marcado por ancestralidade e representatividade em São Paulo
Realizado neste sábado (16), em São Paulo, o casamento entre os líderes religiosos Daniel Pereirahttps://www.instagram.com/professor.danielpereira?igsh=MXRxc3RiajA1MGU2dA%3D%3D e Leandro Françahttps://www.instagram.com/santosffranca.24?igsh=MTV5MWMzaXlocmlsZg%3D%3D reuniu ancestralidade, espiritualidade e representatividade LGBTQIAPN+ em uma cerimônia marcada pelo axé e pela força das religiões de matriz africana.
A celebração foi conduzida pelo consagrado professor, escritor e babalorixá Sidnei Barreto Nogueirahttps://www.instagram.com/professor.sidnei?igsh=MTZ2NHBxaWhzaHU4eQ%3D%3D, uma das principais vozes no combate ao racismo religioso no Brasil, e reuniu familiares, convidados e integrantes da comunidade de terreiro em um encontro atravessado pelo afeto, fé e resistência.
Além da trajetória religiosa, Daniel Pereira, de 46 anos, é professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, licenciado pela USP e mestrando pela UNIFESP, atuando também em ações formativas sobre candomblé e enfrentamento ao racismo. Já Leandro França, de 31 anos, é graduando em Pedagogia pela UNISAN e dedica sua trajetória à preservação das tradições de matriz africana.
A união reforçou o candomblé como espaço de acolhimento, pertencimento e preservação da ancestralidade negra, evidenciando os terreiros também como territórios de afeto, resistência e continuidade cultural.
A cerimônia contou com atabaques, cantigas sagradas, elementos ligados aos orixás e momentos ritualísticos conduzidos com respeito à ancestralidade e à espiritualidade do casal, celebrando o amor sem dissociá-lo da identidade religiosa dos noivos. Destaque também para os trajes africanos dos noivos e dos convidados que esbanjaram estilo.
Nenhum comentário