[News] TERRINHA À VISTA-mostra de cinema português contemporâneo
Em 2025, a Filmes do Estação traz para o Brasil grandes destaques do documentário português contemporâneo. A aposta da distribuidora é a realização de uma mostra de cinema, evidenciando o melhor do cinema autoral e independente português para o público brasileiro.
Confira a programação.
isso é o que temos…
CLANDESTINA - DIR. MARIA MIRE
Sinopse: Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha precisa desempenhar um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora por militância política.
Direção: Maria Mire
Duração: 82 min.
Gênero: Documentário, Drama
País de origem: Portugal
Idioma: Português (Portugal)
ASTRAKAN 79 - DIR. CATARINA MOURÃO
Sinopse: Martim tinha 15 anos quando se mudou para a União Soviética. Quarenta anos depois, decide contar pela primeira vez esta história ao seu filho, quebrando o silêncio que existia entre eles.
Direção: Catarina Mourão
Duração: 64 min.
Gênero: Documentário, Drama
País de origem: Portugal
Idioma: Português (Portugal)
A MORTE DE UMA CIDADE - DIR. JOÃO ROSAS
Sinopse: No coração de Lisboa, o edifício de uma antiga gráfica é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Em meio a crise financeira e da especulação imobiliária, o filme é um retrato do quotidiano no canteiro de obras e seus trabalhadores.
Direção: João Rosas
Duração: 116 min.
Gênero: Documentário
País de origem: Portugal
Idioma: Português (Portugal)
O QUE PODEM AS PALAVRAS - DIR. LUÍSA SEQUEIRA E LUÍSA MARINHO
Sinopse: Em 1972, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicaram o livro “Novas Cartas Portuguesas”. O livro foi imediatamente banido pela polícia política e as escritoras foram julgadas por atentado à moral. O seu caso tornou-se a Primeira Ação Feminista Internacional.
(Still)
Direção: Luísa Sequeira e Luísa Marinho
Duração: 76 min.
Gênero: Documentário
País de origem: Portugal
Idioma: Português (Portugal)
MINHA AVÓ TRELOTOTÓ - DIR. CATARINA RUIVO
Sinopse: Confrontada com a possibilidade de perder sua avó, a cineasta se volta para o cinema como uma possibilidade de mantê-la viva.
Direção: Catarina Ruivo
Duração: 173 min.
Gênero: Documentário
País de origem: Portugal
Idioma: Português (Portugal)
O OURO E O MUNDO - DIR. ICO COSTA
Sinopse: Domingos e Neusia são um jovem casal de uma pequena cidade de Moçambique. Ela vai à escola, ele tem um trabalho mal pago numa oficina de lavagem de carros. Ansiando por uma vida melhor, ele decide fazer uma mudança. Domingos embarca então numa viagem por Moçambique, com destino às minas de ouro no norte do país. Neusia fica em casa. Pouco tempo depois, tem novidades.
Direção: Ico Costa
Duração: 104 min.
Gênero: Drama
País de origem: Portugal, França
Idioma: Português (Portugal)
AMO-TE IMENSO - DIR. HERMANO MOREIRA
Sinopse: Na bela cidade de Lisboa, a história de amor entre Fábio, um brasileiro meio tímido, e Maria, uma destemida portuguesa, é assombrada por histórias do passado.
Direção: Hermano Moreira
Duração: 87 min.
Gênero: Romance
País de origem: Portugal, Brasil
Idioma: Português (Portugal)
Filmes do Estação - Distribuidora
A Distribuidora Filmes do Estação, braço de distribuição do Grupo Estação, completa um ano de atuação no mercado, após a retomada de suas atividades, em 2024. Fundada originalmente em 1990, foi responsável por lançamentos de sucessos brasileiros e internacionais e distribuiu no Brasil cerca de 300 títulos, se especializando também no relançamento de clássicos. Em 2024, retornou às atividades com o propósito de continuar a formar novas gerações de amantes do cinema. Pensando em lançar cada filme de forma atenta, criativa, original e cuidadosa, a empresa opta por trabalhar com poucos projetos por ano. Dentre os brasileiros, a Filmes do Estação distribuiu, ao longo de sua trajetória, filmes independentes como "Cheiro do Ralo", de Heitor Dhalia; "Riscado", de Gustavo Pizzi e "Juízo", de Maria Augusta Ramos. em 2024, dos sete filmes lançados, três deles fizeram parte de listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, e os filmes nacionais “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire. Em 2024, a distribuidora também lançou os filmes nacionais “De Pai para Filho”, de Paulo Halm, “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes, “Transe”, de Anne Pinheiro Guimarães e Carolina Jabor (estes três em parceria com a Arthouse), além do documentário “Ospina, Cali, Colômbia”, do diretor português Jorge Carvalho. Em 2025, já lançou vários filmes internacionais, com destaque o premiado “Sempre Garotas”, de Suchi Talati, e lança “Uma Bela Vida”, de Costa-Gavras, além de longas nacionais, como “As Vitrines”, da diretora e roteirista Flavia Castro, seu quarto longa-metragem, uma produção de Marcello Maia, em parceria com a Globo Filmes.
Site: https://filmesdoestacao.com.br/
Instagram e tiktok: @filmesdoestacao



Nenhum comentário