[News] Autora vencedora do Prêmio Kindle 2023, Adriana Vieira Lomar lança obras em evento em São João de Meriti, no próximo sábado (26)
“Acredito que será ótimo atravessar a cidade e lançar dois livros tão diferentes em uma livraria na Baixada Fluminense”, diz a autora. As obras são “Corredor do Tempo”, que aborda os (des)encantos do cotidiano pelo olhar infantil, e “Ébano sobre os canaviais”, que reflete sobre as vivências em uma sociedade moldada com base no racismo estrutural.
Corredor do Tempo
Entre os quartos, o banheiro e a sala do apartamento 306 tem um portal mágico para o passado. É assim que a protagonista de Corredor do tempo, uma garota de apenas oito anos de idade, descreve o cômodo do novo lar. A história, de autoria de Adriana Vieira Lomar, vencedora do Prêmio Kindle 2023, retrata a vida cotidiana de uma família na década de 1970.
Entre as broncas da “leoa de túnica branca”, faxineira com quem divide os dias, as festas das irmãs mais velhas e a descoberta de um fantasma pelas esquinas do apartamento, a garota brinca e corre sem parar pelo imenso corredor.
Na linha tênue entre riso e assombro, a pequena menina levará você a refletir sobre temas complexos, mas vistos com ingenuidade por ela: “Apesar de ter sido rotulado infanto-juvenil, não o considero, pois trata de assunto muito profundos, como suicídio, violência doméstica, o sobrenatural, a morte, a desigualdade social, mas abordado de forma bem lúdica”.
Sempre acompanhada do boneco Tico, a personagem relata de forma simples, mas perspicaz, o sobrenatural, as relações familiares, a violência doméstica sofrida pela vizinha do andar de cima e a desigualdade social que afeta a saúde da “leoa”.
Sob o olhar da criança, Adriana Vieira Lomar te convida a viver o mundo com mais pureza e curiosidade. Com escrita sensível e emocionante e capítulos curtos, ela evoca a potência dos laços afetivos, amizades e reconciliações, incutidos na memória e na passagem do tempo.
⚠️ Alerta de gatilho: violência doméstica, suicídio, feminicídio. ⚠
Ficha Técnica
Corredor do Tempo
Adriana Vieira Lomar | Projeto Benfeitoria, 2023 | Rio de Janeiro
88 páginas; 14 x 21 cm
Preço: R$ 65,00
Ébano sobre os canaviais
Vencedor do Prêmio Kindle de Literatura de 2023 e semifinalista do 66° Prêmio Jabuti, romance Ébano sobre os canaviais, de Adriana Vieira Lomar traz uma narrativa sensível e potente para abordar o impacto de preconceitos de raça, gênero e classe na construção da sociedade brasileira.
Com a ancestralidade africana negada, Adriana Vieira Lomar por muito tempo tentou descobrir a identidade da trisavó, uma negra alforriada. Rastros de sua existência nem sequer foram encontrados no cartório, entre os documentos dos familiares que deixou em vida. Incomodada com essa falta de informações, a autora decidiu dar à mulher um nome: Ébano, em referência à árvore cuja madeira preta é considerada valiosa.
Mas ter somente uma palavra não foi suficiente. A escritora sentiu a necessidade de construir uma história para a trisavó e, por isso, escreveu Ébano sobre os canaviais. “O romance trata do vazio existencial de desconhecer o nome, a origem e a data de nascimento”, diz Adriana. “E diante dessa angústia nasce o romance.” Publicado em edição impressa pela editora José Olympio, o livro levanta reflexões sobre as múltiplas vivências em uma sociedade brasileira construída com base em estruturas preconceituosas.
A obra, composta por capítulos curtos, conta a trajetória de uma mesma família em dois períodos históricos distintos. No século XIX, os leitores conhecem a vida de José, um jovem imigrante português que se apaixona por Ébano, uma negra liberta da escravidão. Apesar de se amarem, os dois precisam se separar para que o filho do casal se torne um senhor de engenho. Já na contemporaneidade, a escritora apresenta Maria Antonieta, uma mulher racista e repleta de privilégios que nunca se incomodou em saber sobre seus antepassados.
Ainda há outros arcos narrativos importantes, como o de Anita. Sinhá, ela luta para melhorar as condições de vida das pessoas escravizadas. Por vezes escondida do marido, toma decisões para diminuir a violência contra os escravos. Entretanto, presa a uma relação pautada pela dominação masculina, precisa se submeter à realidade para sobreviver.
Com este livro, Adriana Vieira Lomar busca criticar o processo de apagamento histórico vivido pela população afro-brasileira, como também explicitar as consequências do patriarcado e do capitalismo. A escritora afirma: “Sabemos que historicamente é assim, mas ninguém questiona isso. Quis trazer análises sobre a sociedade capitalista, o racismo, o colorismo e o machismo por meio da ficção. Imortalizei Ébano pela ausência de memória da minha trisavó que desconheço o nome. Tornei-a uma heroína através da ficção”.
Ficha Técnica
Ébano sobre os canaviais
Adriana Vieira Lomar | Editora José Olympio, 2023 | Rio de Janeiro
240 páginas; 13.5 x 20.5 cm
Preço: R$ 69,90
Mulher sorrindo pousando para foto
O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Sobre a autora: Escritora e pós-graduada em Literatura Contemporânea e Roteiro para Cinema, TV e Novas Mídias pela PUC RJ, Adriana Vieira Lomar é autora de “Aldeia dos mortos”, “Corredor do tempo" (finalista Jabuti - 2024), “Ambiguidades” e “Ébano sobre os canaviais” (vencedor do prêmio Kindle de Literatura e finalista Jabuti 2024).
Redes sociais: Instagram | Site



Nenhum comentário