[News] Série Desafio nas Escolas encerra sua quarta temporada com mais de 64 mil alunos impactados na rede pública do Rio e inicia os preparativos da próxima temporada

 Série Desafio nas Escolas encerra sua quarta temporada com mais de 64 mil alunos impactados na rede pública do Rio e inicia os preparativos da próxima temporada



Ao longo de quatro temporadas e 16 escolas participantes, com produção da Araucária Agência Cultural e coprodução do Canal Futura, o programa destaca projetos que unem educação, cultura, inovação e cidadania


A série Desafio nas Escolas acaba de concluir sua quarta temporada com números que reforçam o alcance e a relevância da produção ao longo de seus quatro anos de realização: 16 escolas públicas do Rio de Janeiro envolvidas, 16 desafios realizados e mais de 64 mil alunos impactados desde a primeira edição. A cada episódio, estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública são convidados a resolver desafios reais ligados à cultura, inovação, sustentabilidade, saúde e mercado de trabalho.A produção é da Araucária Agência Cultural, de Miguel Colker, com coprodução do Canal Futura e todos os episódios estão disponíveis na Globoplay. 


“A cada temporada, nos surpreendemos com a capacidade dos estudantes de propor soluções criativas para problemas do cotidiano. Nosso objetivo é justamente esse: mostrar que, quando a escuta ativa, a confiança e os recursos certos chegam até esses jovens, eles respondem com potência, protagonismo e inovação”, destaca Miguel Colker, sócio-diretor da Araucária. 


Entre os destaques da temporada está o projeto Ab.Ecos, desenvolvido no Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz. Criado por professoras e alunas, o projeto ensina a confeccionar absorventes reutilizáveis, promovendo saúde menstrual, sustentabilidade e autonomia financeira. Segundo a professora Sylvia Helena de Carvalho, uma das idealizadoras, a iniciativa surgiu a partir de uma queixa de uma das alunas, que era alérgica aos absorventes convencionais. 


“Começamos costurando juntas, trocando material, e em pouco tempo o projeto cresceu. Hoje, com oficinas e rodas de conversa, impactamos não só estudantes como também suas famílias, promovendo dignidade menstrual e educação ambiental”, explica a professora. Logo após a veiculação do episódio na TV, o projeto recebeu ligações de pessoas interessadas em implementar o modelo em outros locais. “Ainda temos muito que fazer, chegar em outras escolas, outras instituições”, conta. 


Na quarta temporada, Desafio nas Escolas apresentou quatro episódios que destacam criatividade, inovação e protagonismo estudantil. No Caju, alunos do Ensino Fundamental I criaram uma peça teatral levada ao FESTU. No NAVE, no Andaraí, os estudantes desenvolveram projetos de empreendedorismo avaliados por especialistas. Em Santa Cruz, o Colégio Erich Walter Heine ampliou o alcance do projeto Ab.Ecos, sobre saúde menstrual e sustentabilidade. Já em Copacabana, alunos do curso técnico em hospedagem vivenciaram uma imersão profissional com visita ao Hotel Hilton Copacabana e troca com o gerente geral, Cedric Nubul.


Com linguagem documental e foco no protagonismo estudantil, a série tem se consolidado como uma plataforma de visibilidade para boas práticas nas escolas públicas. Mais do que apresentar projetos criativos, Desafio nas Escolas revela a potência da juventude e da educação pública quando há incentivo, escuta e oportunidade.


Sobre a Araucária Agência Cultural: 

Criada em 2009, a Araucária Agência Cultural, dirigida por Miguel Colker, desenvolve projetos socioculturais com objetivos conectados a transformações sociais, utilizando as artes como ferramenta de execução e a cultura como base para o pensamento de suas ações. É também produtora de projetos como o Presença Festival e realizadora do HACKTUDO - Festival de Cultura Digital. 


Sobre o Canal Futura: 

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais. Acesso gratuito via Globoplay (https://globoplay.globo.com/canais/futura/) para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.


Apoios e patrocínios:


A quarta temporada do Desafio Nas Escolas é apresentada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. 


Patrocínio: Mosaico, Dataprev, Multiterminais, Grupo OLX, BTG Pactual, Bemobi, Agenda Edu by Bemobi, Hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Apoio: SIS Swiss International School, Domingues e Pinho Contadores e Parceiros da Educação.

Apoio de Mídia: Itabus.

Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Coprodução: Canal Futura

Produção: Araucária Agência Cultural

Correalização: Futuro pela Educação

Realização: PDC

Nenhum comentário