[News]CINE MATILHA EXIBE DOIS DOCUMENTÁRIOS DA SALVATORE FILMES

 

CINE MATILHA EXIBE DOIS DOCUMENTÁRIOS

DA SALVATORE FILMES

 

MEMÓRIA SUFOCADA e MARCHA CEGA

terão sessões gratuitas na sala em São Paulo

disparo2

A partir da próxima quinta (09), o CINE MATILHA exibirá dois longas da produtora Salvatore Filmes: MEMÓRIA SUFOCADA, que concorre na categoria de Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário no prêmio ABC 2024, promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia, e MARCHA CEGA, ambos dirigidos por Gabriel Di Giacomo Rocha. As sessões são gratuitas.

 

"Fiquei muito feliz com a possibilidade de exibir Marcha Cega e Memória Sufocada juntos. Os dois filmes buscam compreender a influência ideológica da ditadura na segurança pública e na sociedade brasileira e podem nos ajudar a entender as raízes da invasão ao Congresso".

Em MEMÓRIA SUFOCADA, Giacomo resgata a história da ditadura no Brasil a partir de materiais disponíveis na internet e acessíveis a qualquer pessoa, e o longa contou com a primeira equipe de cinema a filmar dentro do DOI-CODI de São Paulo.

 

Em 2018, começamos a pensar na estrutura do documentário e os possíveis entrevistados. Porém, em 2020, chegou a Covid-19, e todos os planos de filmagem foram adiados. Mas mesmo com a pandemia, aconteciam manifestações bolsonaristas pedindo o fim da quarentena e até uma intervenção militar. As tensões democráticas causadas pelo discurso bélico de Bolsonaro eram diárias. Para completar, o cerco à cultura e a paralisação da Ancine acabaram com qualquer possibilidade de financiar o Memória Sufocada. Trancado em casa, decidi viabilizar o filme da única forma que era possível naquele momento. Usando somente imagens de arquivo que estivessem disponíveis na internet”, explica o diretor.

 

Já MARCHA CEGA, acompanha protestos que aconteceram na cidade de São Paulo entre 2013 e 2016, e registra a ação excessiva da Polícia Militar contra os manifestantes.

 

O Estado não permite que a sociedade participe de debates sobre a polícia. A gente, que no final das contas é a parte mais interessada, fica de fora dessa discussão. Por mais que existam pesquisas, estudos que apontem que grande parte dos policiais, cerca de 70%, é a favor da desmilitarização, parece que é proibido debater esse assunto. Há um grande interesse em se manter essa estrutura perversa na segurança pública porque ela atende a interesses de determinadas classes sociais e de setores do governo. Além disso, avalio que é importante as frentes mais progressistas assumirem protagonismo nessa discussão sobre segurança pública. Porque às vezes quando a gente vai conversar sobre polícia, quem é mais de esquerda, mais do campo progressista, manifestam uma certa ojeriza ao tema. “Ah, polícia é o inimigo”. Esse pensamento acaba jogando o debate para o lado mais conservador, que assume a dianteira da discussão.”, explica o diretor em entrevista.

 

MEMÓRIA SUFOCADA

Coronel Ustra (1932-2015) é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. Hoje, ele é exaltado como um herói. Mas qual é a verdade? Por meio de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente.

IMAGENS

CARTAZ

TRAILER

MARCHA CEGA

Marcha Cega retrata a violenta repressão policial nas manifestações em São Paulo, que transformou as ruas da cidade em verdadeiros campos de batalha, deixando jornalistas cegos, estudantes feridos e dezenas de presos políticos.

IMAGENS

TEASER

CARTAZ

CINE MATILHA
Rego Freitas, 542 - 3º andar
República, São Paulo
PROGRAMAÇÃO
  • Quinta 16/05, 19h - Memória Sufocada

  • Sexta 17/05, 19h - Marcha Cega

  • Sábado 18/05, 17h - Memória Sufocada
                             19h - Marcha Cega

Sobre o Cine Matilha

O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly e acolhe regularmente o público junto com seus animais de estimação. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.

A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.

Sobre a Matilha Cultural

Em maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.

Convidamos vocês a se juntarem nesta emocionante jornada de reabertura.

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 
PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas
email: patirabello@uol.com.br; pati@patriciarabello.com.br
@patirabello

Nenhum comentário