[News] "Mundo Zira - Ziraldo Interativo" recebe mostra de objetos inéditos e documentário de Ziraldo, no CCBB RJ

 


A mostra inspirada na obra do cartunista, escritor e chargista Ziraldo, que faleceu no dia 06 de abril, aos 91 anos, já ultrapassou o marco de 120 mil visitantes e acaba de ser prorrogada até o dia 27 de maio. Dando sequência à programação, “Mundo Zira - Ziraldo Interativo” exibe agora ao público uma coleção inédita de 30 objetos pessoais do escritor, na Biblioteca do CCBB RJ, localizada no 6º andar.

Os objetos foram selecionados pelas curadoras da exposição, Daniela Thomas e Adriana Lins, filha e sobrinha do Ziraldo, respectivamente, e diretoras do Instituto Ziraldo. Entre as obras estão um dos coletes que Ziraldo usava, marca registrada do artista; materiais de trabalho, como pincéis, tintas, canetas tinteiro, lápis de cor; troféus; encadernações de publicações da Revista Pererê; bonecos de seus personagens; edições do livro O Menino Maluquinho em outros idiomas e livros do acervo do CCBB. “A gente nunca expôs objetos de trabalho do Ziraldo, é a primeira vez que abrimos esse acervo para o público. Os livros que usamos para a curadoria estão acessíveis agora. Também vamos trazer cenas de pessoas interagindo com a exposição e depoimentos de anônimos e famosos falando sobre a exposição. É um lugar de muito afeto e aconchegante”, explica Adriana Lins.

Documentário “Ziraldo - Era uma vez um menino”, original Canal Curta!


Com direção de Fabrizia Pinto, o filme retraça a trajetória e a obra de Ziraldo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos por ele ao longo de mais de quarenta anos, e de sua vasta produção artística. Uma história onde vida e arte estão entrelaçadas, contada por sua própria voz e emoção. No documentário ele faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e seu país. O documentário produzido pela Lumen Produções também está disponível no Canal Curta!, parceiro do longa.


Datas: Dias 18 e 19 de maio de 2024


Horários: 15h e 17h


Local: Cinema 2 do CCBB RJ


Capacidade: 50 lugares/sessão.


Classificação indicativa: Livre


Entrada Gratuita


Ingressos: distribuídos na bilheteria física ou virtual do CCBB, 1h antes de cada sessão.


Ficha Técnica:


Produção: Marcela Sá, Nina Luz | Lumen Produções


Roteiro: Fernanda Polacow, Julia de Abreu


Empresa(s) produtora(s): Lumen Produções


Mixagem: FW Studio


Montagem: André Alves Pinto, edt., Gustavo Ribeiro


Música: Antônio Pinto


Locução: Ge Pinto


Coordenação de Pós-Produção: Mauro Moreira


Motion Design: Ana Cissa Pinto


Produtor Executivo: Marcela Sá, Nina Luz


Diretor de Fotografia: Carlos Chaves, Tomaz Viola


Exposição Mundo Zira - Ziraldo Interativo prorrogada até 27 de maio


Em cartaz desde 06 de março no CCBB RJ, a mostra é uma celebração ao talento e à imaginação do artista, que faleceu há um mês, dia 06 de abril, aos 91 anos. Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, e do Ministério da Cultura, a exposição é um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. Sob a direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente, “Mundo Zira” promete uma experiência sensorial e interativa, mergulhando os visitantes no universo inspirador de Ziraldo.

   ‎  ‍


A exposição oferece uma jornada imersiva pelas criações mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como 'Flicts', 'O Menino Quadradinho' e 'A Turma do Pererê'. A exposição se destaca por unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. “Quando pensamos na obra do Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte. Agora, nessa exposição, queremos ir além das páginas, sair do papel, recriando uma conversa com o seu acervo. Em Mundo Zira, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes”, afirma Daniela Thomas.

   ‎  ‍


A filha de Ziraldo e curadora artística do Instituto complementa: “Toda exposição do Ziraldo é uma festa, e com as possibilidades interativas, essa será uma festa ainda maior, com as pessoas se relacionando com as obras. Eu acho que a nossa vida, dentro desse universo ligado aos games, às telas, vem fazendo com que as pessoas, principalmente as crianças, sintam necessidade desse engajamento para terem uma relação. É como se a visão pura já não desse mais conta da ansiedade com a experiência estética de uma obra”.

   ‎  ‍


Projetada para fascinar públicos de todas as idades, a exposição permite a interação direta com os personagens de Ziraldo. Os visitantes são convidados a cocriar e personalizar a arte de Ziraldo, adicionando seu toque individual às composições digitais.

   ‎  ‍


De acordo com Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, “essa é uma exposição para ser imersiva, divertida, dinâmica, indo além da contemplação, convidando o visitante a atuar e fazer parte da brincadeira. Pensando nessa interatividade, voltamos ao vastíssimo acervo do Ziraldo com essa ideia de dar vida ao papel, como estamos fazendo com Flicts, seu primeiro livro infantil, quando o visitante se transforma em um maestro da ‘orquestra das cores’ que compõe a história. Em Mundo Zira, o público é ao mesmo tempo personagem e coautor desse universo ziraldiano”.

   ‎  ‍


Enaltecendo a trajetória ímpar de Ziraldo, que desde os anos 60 criou personagens icônicos que atravessaram gerações, a exposição no Rio apresenta novidades exclusivas. Além das atrações já admiradas em Brasília, duas áreas inéditas enriquecem a experiência. A primeira, um mini estúdio, onde os visitantes têm a chance de se verem dentro dos desenhos do cartunista. A segunda, um caça palavras cromático convida a uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela literatura de Ziraldo.

   ‎  ‍


O percurso da exposição incentiva a criatividade e a imaginação, com um design que mescla painéis projetados e artes gráficas, criando uma imersão total no “Mundo Zira”. Adultos e crianças poderão interagir com o universo fascinante dos personagens, vivenciando de perto histórias inspiradoras da literatura infanto-juvenil brasileira.

   ‎  ‍


“Mundo Zira – Ziraldo Interativo” é, portanto, mais que uma exposição visualmente deslumbrante; é um convite ao estímulo da criatividade e da reflexão. A interação com as obras oferece uma experiência educativa, unindo arte, tecnologia e mensagens sociais e ambientais. Esses temas, tratados pioneiramente por Ziraldo desde os anos 60, permanecem não apenas contemporâneos, mas também urgentes.

   ‎  ‍


“O Ziraldo, através de seus personagens, vive há muitos anos no imaginário de pessoas de várias idades, e que um dia já foram crianças. Sua obra toca em mensagens importantes e ultrapassa gerações. É por acreditar nisso que estamos patrocinando a exposição e também o Instituto Ziraldo, que visa tornar atemporal e acessível a obra deste artista – criando e mantendo memórias afetivas. Para nós, é uma honra participar deste processo e ajudar a perpetuar a genialidade desse artista que escolheu o Rio de Janeiro como sua cidade e foi abraçado pelo mundo”, conta Gabriel Hackme, gestor de Patrocínios e Projetos Incentivados da PRIO. “Está no DNA da nossa empresa investir em projetos com grande potencial de conexão, emoção e transformação social, ainda mais desde o seu início e podendo unir tecnologia, criatividade e dinamismo, que fazem parte do nosso dia a dia”, complementa.

   ‎  ‍


O CCBB Rio de Janeiro, no coração do Centro Histórico, abre suas portas para esta experiência imersiva, proporcionando aos visitantes uma oportunidade lúdica de se conectar com o legado de Ziraldo. A mostra, com duração de 10 semanas, promete encantar, educar e inspirar cariocas e turistas, reafirmando a importância e a atemporalidade da obra de Ziraldo no cenário cultural brasileiro.

   ‎  ‍


Serviço Mundo Zira – Ziraldo Interativo


Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, nº 66 – 4º andar - Centro, Rio de Janeiro/RJ

Período: 06 de março a 27 de maio de 2024

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, das 9h às 20h.

Ingressos gratuitos: site CCBB Rio

Contato: (21) 3808 2020 | ccbbrio@bb.com.br


Digital:

Mundo Zira – Instagram

Instituto Ziraldo - Instagram / site oficial

CCBB Rio - Instagram - Facebook - Twitter - site




  ‎  ‍

   ‎  ‍


Ficha técnica


Coordenação Geral: Nina Luz e Marcela Sá


Curadoria e Direção de Arte: Daniela Thomas e Adriana Lins


Design: Guto Lins, Manifesto


Tecnologia: Daniel Morena, Samambaia Digital


Cenografia: T+T e Cenografia.net


Produção: Lumen Produções


Patrocínio: PRIO


Realização:


Ministério da Cultura


Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)



   ‎  ‍


Sobre o Instituto Ziraldo:

Instituição cultural que preserva e disponibiliza o acervo visual e intelectual do artista Ziraldo, é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir desse acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa história atual.

   ‎  ‍


Sobre o CCBB Rio

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

   ‎  ‍


Prazer, PRIO

Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com ativos localizados na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.


Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos transformar a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente.

  ‎  ‍

Site: Link 

LinkedIn Link

Instagram Link


Assessoria de comunicação exposição “Mundo Zira - Ziraldo Interativo”

Lupa Comunicação:

Pedro Franco: pedro@lupa.inf.br

Flavia Motta: flavia@lupa.inf.br 






Nenhum comentário