[News]BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS ESTÁ NA 47ª MOSTRA DE SP

 

Premiado diretor de curtas de animação Marcelo Marão, mais conhecido como Marão, estreia na direção de longas com BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, que será exibido na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. No dia 29 de outubro, às 21h15, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, e no dia 30, às 14h, tem outra sessão no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. Nos cinemas, o longa terá distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição Vitrine Filmes.


Para a exibição do dia 29, as presenças dos atores Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro, da produtora Leticia Friedrich e do diretor Marão estão confirmadas e a atriz Natália Lage ainda está para ser confirmada na sessão. BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS participou do Festival do Rio deste ano e recebeu Menção Honrosa na Premiere Brasil - Novos Rumos.


Após catorze curtas em quase trinta anos trabalhando com animação, seu primeiro longa é também seu primeiro filme com uma protagonista feminina, dublada pela atriz Natália Lage. O elenco de vozes conta ainda com Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs.


O filme, como título já deixa claro, traz personagens peculiares, como uma mulher com poderes inesperados, uma tartaruga com transtornos obsessivos-compulsivos e uma nuvem com incontinência pluviométrica. 


“É um título estranho para um filme estranho. A protagonista traça uma jornada heróica em busca de algo. No caso, a heroína percorre múltiplos e distintos locais, desde a Baixada Fluminense até a Sérvia e as fossas abissais do título, para encontrar partes de um misterioso mapa”, explica o diretor que também assina o roteiro do longa.


Essa jornada funciona apenas para possibilitar bizarras situações de humor nonsense durante todo o filme, envolvendo um trio que inclui uma mulher cuja região glútea se metamorfoseia em um primata ao pronunciar a frase "Minha Bunda É Um Gorila". Voltada para o público adulto, essa é uma comédia estilizada de super-heróis bizarros.


“A animação 2D tradicional é utilizada seguindo a técnica chamada de full animation, na qual todo o personagem se move e não apenas partes dele: se ele corre, todo o personagem é redesenhado para movimentar os braços e pernas e também os cabelos e roupas, criando um movimento mais fluido essencial para as - muitas - cenas de ação e de luta deste que é um filme de super-heroína, mas simultaneamente de humor exagerado”, explica o cineasta. 


Marão conta que fez seu primeiro longa da mesma lógica que seus curtas: sem model sheet, sem storyboard e sem animatic, improvisando as cenas de um modo teatral, em ordem cronológica. “A primeira cena do filme foi a primeira a ser animada e a última foi a última a ser animada. A narrativa e o design dos personagens evoluíam à medida que o filme avançava, assim como uma graphic novel autoral onde o design do personagem se altera com o passar das páginas. E eu não queria ‘dirigir’ enquanto uma equipe animava e desenhava. Eu queria desenhar e animar também, de preferência a maior parte do filme.”


O diretor explica que fez diversos desenhos a lápis no papel, e montou uma pequena equipe com pessoas próximas para produzir BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS. “Ao invés de quatrocentos animadores, fomos Rosaria, Fernando Miller e eu a animar o longa em 2D tradicional / full animation por seis anos. Antes disso, foram quase quatro anos para captação de recursos. Praticamente dez anos no total. A equipe foi formada intencional e exclusivamente por pessoas que amo e com quem já trabalhava há anos, ou décadas.”


Marão já fez 14 filmes, e conta com 649 participações em festivais por todo o mundo. “O primeiro filme foi em 1996, mas as primeiras animações foram feitas, como flipbooks, nos bloquinhos do armarinho do meu pai em Nilópolis, nos anos setenta. E há novos projetos de longas de animação para o futuro. O próximo será ‘O elevador’, longa de animação 2D também voltada para adultos e jovens adultos, que está em pré-produção e acabou de receber seu primeiro aporte pela Riofilme”.


BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS foi selecionado para diversos festivais internacionais e ganhou o Prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular na categoria Perspetivas do XXII do Festival Internacional de Animação de Lisboa MONSTRA, em Portugal e o Prêmio de Melhor Longa de Animação no ‘City Film Festival Stockholm’, na Suécia. O filme será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes com codistribuição da Vitrine Filmes.


Sinopse

Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano


Ficha Técnica

Direção: Marão

Roteiro: Marão

Produção Executiva: Letícia Friedrich

Elenco dublagem: Natália Lage, Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro

Direção de Arte: Marão

Trilha Sonora: Duda Larson

Montagem: Alessandro Monnerat + Yohana Lazarova

Gênero: comédia, animação

País: Brasil

Ano: 2023

Duração: 75 min.


Festivais e Prêmios


XXII Festival Internacional de Animação de Lisboa MONSTRA - Portugal (Prêmio: Melhor Longa pelo Júri Popular na categoria Perspetivas)


City Film Festival Stockholm (Prêmio: Melhor Longa de Animação) - Suécia


Festival do Rio – 25° Rio de Janeiro International Film Festival - Brasil


47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Brasil


13° ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Filme de Abertura) - Brasil


7° CHANIARTOON – International Comics & Animation Festival - Grécia


ANIMA 2023 – XIII Córdoba International Animation Festival - Argentina


21ª MUMIA - Mostra Udrigrudi de Animação - Brasil


Sobre Marão

Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas metragens (EU QUERIA SER UM MONSTRO, ENGOLERVILHA, O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, ATÉ A CHINA e outros) e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema.


Foi Presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e desde 2003 é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Seus curtas foram selecionados para 642 festivais de cinema em mais de quarenta países e receberam 123 prêmios. Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi e também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia) e Anima BR (Angola).


BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS é seu primeiro longa metragem de animação.



Sobre a Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes, criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa  se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras do norte ao sul do país.


Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Raia 4, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Proibido Nascer no Paraíso, Libelu - Abaixo a Ditadura, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, Legalidade, Amor, Plástico e Barulho, Açúcar, entre outros.


Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk: Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.


Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; a Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros; e, em 2022, a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo.


Na produção, o primeiro lançamento, "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente "Jogada Ensaiada", de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; e "Caigan Las Rosas Blancas" (“White Roses, Fall!”), de Albertina Carri, a continuação de "Las Hijas del Fuego", distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.


Em 2023, a Vitrine Filmes apresenta ainda mais novidades para a produção e distribuição audiovisual. Entre as estreias, estão confirmados para os próximos meses o filme “Canção ao Longe”, de Clarissa Campolina, e “Retratos Fantasmas”, novo filme de Kléber Mendonça Filho que teve sua première mundial no Festival de Cannes.





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