[News] Documentário Retratos Fantasmas chega à Netflix no dia 2 de novembro

 

São Paulo, 25 de outubro de 2023 - A Netflix anuncia a chegada do documentário Retratos Fantasmas ao serviço no dia 2 de novembro. Com direção de Kleber Mendonça Filho (Aquarius, O Som ao Redor), o longa passou pela temporada de festivais nacionais e internacionais com ótima repercussão e avaliação da crítica.


Com produção da Cinemascópio e coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, o filme retrata o relacionamento do diretor com os cinemas de rua de Recife, Pernambuco, na época de sua juventude, e como eles foram fundamentais para sua educação como cineasta, além de trazer uma importante reflexão sobre a sociedade.


“Depois de uma trajetória incrível no cinema, com mais de 80.000 espectadores e 10 semanas em cartaz, é muito bom saber que Retratos Fantasmas vai agora chegar a um novo público, e especialmente pessoas que não têm acesso à sala de cinema em suas cidades. Ficamos felizes também de poder apresentar o filme na Netflix numa nova master em HDR e Dolby Atmos, nos mais altos padrões de imagem e som em streaming”, afirma Kleber Mendonça.


Em sua 9ª semana em cartaz e após estrear no Festival de Gramado, Festival de Cannes e no New York Film Festival na categoria Main Slate, entre muitos outros, Retratos Fantasmas chega à Netflix e estará disponível em mais de 190 países.


Sobre a Netflix

A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo. São mais de 247 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, filmes e jogos de diversos gêneros e idiomas. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título quantas vezes quiserem em qualquer lugar e alterar o plano a qualquer momento.


Sobre a CINEMASCÓPIO

A Cinemascópio é uma produtora independente pernambucana, criada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. Nos anos 2000, os curtas-metragens de Kleber, A Menina do Algodão (2003), Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005), Noite de Sexta, Manhã de Sábado (2006), Recife Frio (2009) e o documentário longa-metragem Crítico (2008) ganharam mais de 100 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Entre 2008 e 2015, a CinemaScópio também se destacou como uma das principais produtoras audiovisuais do Recife, produzindo ou coproduzindo filmes de jovens talentos, como Leonardo Sette (Ocidente, Confessionário), Tião e Nara Normande (Sem-Coração), Juliano Dornelles (Mens Sana in Corpore Sano) e Leonardo Lacca (Permanência). Em 2013, a CinemaScópio lançou o longa de ficção O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, selecionado em mais de 100 festivais e vencedor de 32 prêmios. O filme foi escolhido pelo The New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano e representou o Brasil no Oscar. Aquarius, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sônia Braga, estreou na competição principal do Festival de Cannes em maio de 2016. Foi distribuído em mais de 100 países e ganhou 51 prêmios em festivais. Bacurau, codirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri. A CinemaScópio também é responsável pela realização do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que se tornou um dos eventos de cinema mais importantes do país desde sua criação, em 2008.


Sobre a VITRINE FILMES

A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas apenas no Brasil. Entre seus maiores sucessos estão Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; Processo, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e Druk - Mais Uma Rodada, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.  

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros. 

Desde 2021, Vitrine produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles Amigo Secreto, (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente Jogada Ensaiada, de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; O Nosso Pai, curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; Caigan Las Rosas Blancas, (White Roses, Fall!), de Albertina Carri, a continuação de Las Hijas del Fuego, distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.




Nenhum comentário