[Especial Oscar 2023] Os Banshees de Inisherin

Sinopse: Os Banshees de Inisherin se passa na ilha fictícia de Inisherin, em 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa. Pádraic (Colin Farrell) é um homem extremamente gentil cujo ser inteiro é abalado depois de experimentar a crueldade abrupta e casual de Colm (Breendan Gleeson), dois amigos de longa data cuja amizade é quebrada após o conflito surgir no país. Pádraic, confuso e devastado, tenta reatar o relacionamento com o apoio de sua irmã Siobhan (Kerry Condon), que junto com Dominic (Barry Keoghan), filho do policial local, tem suas preocupações dentro da pequena ilha. Mas quando Colm lança um ultimato chocante para tornar suas intenções realidade, os eventos começam a se intensificar.

Os Banshees de Inisherin foi lançado em 2022, com direção e roteiro de Martin McDonagh e tem Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan no elenco.

Curiosidades:

- Colin Farrell e Brendan Gleeson concordaram de participarem do filme sete anos antes de ele ser confirmado.

- A J.J. Devine Public House foi construída com o propósito para a produção do filme na Ilha Achill no Condado de Mayo na costa oeste da Irlanda. Como a permissão para o planejamento não tinha sido adquirida, o pub teve que ser demolido depois do fim das filmagens.

- Brendan Gleeson é um tocador hábil de violino na vida real e toca sua própria música no filme como em Michael Collins, o Preço da Liberdade (1996), Tickle Head, O Melhor Lugar da Terra (2013) e Cold Mountain (2003).

- Enquanto compunha a trilha sonora para o filme, Carter Burwell disse que Martin McDonagh deu a ele uma regra dourada a seguir: sem música irlandesa tradicional.

- “Banshee” é o termo anglicizado de “bean sí” do irlandês arcaico que significa “mulher do monte das fadas” ou “mulher fada”. Ele é um espírito do folclore irlandês que anuncia a morte de um membro da família, através de gritos, berros ou lamentos.

- A última cena do filme foi filmada no último dia. Martin McDonagh disse que não sabia no início do roteiro se o filme teria um final feliz ou triste. Foi apenas depois que o resto do filme foi filmado e os elementos do roteiro foram incorporados no filme que a história ganhou seu tom. Foi então decidido como era o fim do filme e a última cena foi filmada. Deveria passar a sensação de que “não tinha outro jeito da história terminar” de acordo com o diretor.

- É mencionado no filme que a guerra está próxima do fim. Quando o filme começa (1º de abril de 1923), a Guerra Civil Irlandesa que durou 11 meses estava menos de dois meses do fim.

- De acordo com o departamento de figurino, Colin Farrell e Brendan Gleeson se envolveram no processo de criação do figurino de seus personagens e ambos mostraram uma profunda compreensão de como o figurino pode transformar uma cena.

- Inisherin é um lugar fictício. O nome vem de dois termos gaélicos, “Inish” e “Erin”. Inish significa “ilha” e Erin é uma forma arcaica de “Eire”, que é o nome gaélico de Irlanda. Juntos, Inisherin significa “Ilha da Irlanda”. No filme, Inisherin é uma ilha localizada à oeste da Irlanda.

- Brendan Gleeson e Martin McDonagh trabalharam juntos no curta O Revólver de Seis Tiros (2004).

- Colin Farrell resumiu a história como “a desintegração da alegria”. Seu personagem começa a história como “se ele tivesse ganhado na loteria; ele está feliz, contente e conectado”. Mas, ao final do filme, ele se transformou em “alguém que acredita que tem um lugar para violência no mundo, e que isso nem precisa ser justificado...e que ele não encontra nenhuma felicidade que tinha antes em sua vida”.

- Depois de terminar sua canção, The Banshees of Inisherin, Colm reflete que ele não acha que banshees gritam para pressagiar a morte mais, elas apenas se sentam, entretidas e atentas. Isso descreve Mrs. McCormick, que observa os acontecimentos (principalmente de Pádraic) e, de fato, pressagia a morte.

Os Banshees de Inisherin concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Martin McDonagh), Melhor Ator (Colin Farrell), Melhor Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), Melhor Atriz Coadjuvante (Kerry Condon), Melhor Roteiro Original (Martin McDonagh), Melhor Trilha Sonora (Carter Burwell) e Melhor Edição (Mikkel E.G. Nielsen). 

Trailer:


Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete.




Nenhum comentário