[News]Livremente inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, nova peça infantojuvenil da diretora Duda Maia estreia em 4 de março no Teatro Oi Futuro

 

Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam

 

 


MANOEL


 

Livremente inspirada na obra do poeta Manoel de Barros,

nova peça infantojuvenil da diretora Duda Maia estreia

em 4 de março no Teatro Oi Futuro



 Dayze Posato e Luan Vieira - foto Renato Mangolin

Com texto de Eduardo Rios e trilha original de Beto Lemos,
espetáculo tem
Dayse Pozato e Luan Vieira no elenco

 

Em seu primeiro livro dedicado ao público infantil, “Exercícios de ser criança” (1999), o poeta Manoel de Barros publicou “O menino que carregava água na peneira”. Nos versos, o garoto do título fazia peraltices com as palavras, e sua mãe dizia que ele seria um poeta. A partir deste poema, a atriz Dayse Pozato teve a ideia de montar uma peça para toda a família, tendo como ponto de partida a obra do escritor mato-grossense.

 

Com direção de Duda Maia, “Manoel” estreia em 4 de março no teatro do Centro Cultural Oi Futuro, onde fica em cartaz até 7 de maio, com sessões aos sábados e domingos, às 16h. Parceiro da diretora desde o musical “AUÊ” (2016), o ator e autor Eduardo Rios assina o texto. A trilha sonora original ficou a cargo de Beto Lemos. A produção é da Palavra Z Produções Culturais, com direção de produção de Bruno Mariozz. O projeto conta com patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Em cena, Dayse Pozato e Luan Vieira são dois personagens – batizados de Bocós, em alusão a um termo que Manoel usa em alguns de seus poemas – que brincam de ser um monte de coisas, descobrem e inventam palavras, experimentam os sons das palavras despertando novos sentidos, catam formigas e galhos secos pelo chão, gostam de ouvir o silêncio da chuva e brincar de pensar em nada. Entre brincadeiras e reflexões típicas da infância, os dois percorrem temas presentes na obra do poeta, como a natureza, o nada, o escuro, o silêncio e as inutilidades.

 

 

 

“Os Bocós conduzem o espetáculo do começo ao fim, vão brincando de várias coisas. Pesquisamos muito para construir uma fisicalidade que trouxesse uma experiência sensorial pela plasticidade, movimentação e musicalidade”, diz a diretora. “É uma homenagem à obra do Manoel e ao nosso ofício também.”

 

Conhecida por seus trabalhos construídos com base na fisicalidade lapidada durante o processo de criação, Duda Maia desenvolveu com Eduardo Rios o roteiro da peça a partir de uma extensa pesquisa sobre a obra do poeta, que se estendeu aos ensaios.

 

“A gente começa pelo corpo e depois vai para o texto. É um método de trabalho que eu e Duda temos. Às vezes, ela faz uma coreografia e me pede um diálogo para aquele movimento. O roteiro do espetáculo é todo pensado em conjunto”, conta Eduardo Rios. “Ser Manoel não é ser incrível. É ser desencrível, é ser mínimo, inútil. E ele faz isso com muita maestria. Ele me conduziu a reconhecer essa inutilidade dentro de mim. Manoel me serviu como uma inspiração, uma provocação”, diz o autor sobre os desafios de criar um texto livremente inspirado na obra do poeta.

 

Trabalhando com Duda Maia pela primeira vez, Dayse Pozato foi aluna da diretora na Escola de Dança Angel Vianna: “Em 2016, quando eu decidi fazer um projeto inspirado na obra do Manoel de Barros, pensei imediatamente na Duda. Achei que tinha uma coisa ligada ao corpo, ao movimento”, diz. “Quando li pela primeira vez o poema ‘O menino que carregava água com a peneira’ achei um escândalo. Na época, perguntei ao meu filho, então com 13 anos, se ele conhecia Manoel Barros e se tinha estudado na escola. Ele me disse que não. Isso me estimulou a querer montar essa peça pensada não somente nas crianças, mas em toda a família”, conta a atriz e idealizadora.

 

De acordo com Victor D’Almeida, gerente de cultura do centro cultural, o Oi Futuro investe no teatro infantil como importante espaço de reflexão e formação de público: “Selecionado no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, “Manoel” aborda temas como a imaginação, a poesia e a sensibilidade em contraste com a racionalidade e a lógica do mundo adulto. Acreditamos que o teatro é um veículo potente para que crianças possam experimentar e descobrir novas ideias e conceitos, e ajudá-las a desenvolver habilidades importantes como a criatividade e a imaginação. Desejamos proporcionar, por meio da arte, o contato com o diferente e estimular o olhar crítico, sempre construtivo, sobre as normas vigentes e a realidade em que vivem”.

 

Em “Manoel”, Duda Maia e Bruno Mariozz, diretor da Palavra Z Produções Culturais, dão continuidade à parceria de sucesso no teatro carioca feito para a família. Juntos, estão à frente da premiada trilogia musical infantojuvenil “Três Histórias de Amor Para Crianças”: “A Gaiola”, “Contos Partidos de Amor” e “Vamos Comprar Um Poeta”. “Criamos e pensamos o teatro para toda a família, promovendo o diálogo entre pais e filhos. ‘Manoel’ é um projeto que segue esse caminho, que ocupa esse lugar de fala”, diz Bruno Mariozz.

 

 

 

 

Sobre o Oi Futuro

 

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

 

Desde 2005, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação diversa e inovadora que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

 

O Oi Futuro gerencia também o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos.

 

Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.

 

Minibiografias

 

Eduardo Rios (autor)

 

Natural de Recife e graduado em jornalismo pela UFPE, Eduardo Rios atua, escreve, dirige e toca sanfona. É um dos fundadores da Barca dos Corações Partidos, tendo participado dos espetáculos “Gonzagão – A Lenda”, “Ópera do Malandro”, “AUÊ”, “Macunaíma” e “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”.

 

Com a Barca dos Corações Partidos, escreveu com Bráulio Tavares o texto do musical “Jacksons do Pandeiro”, que teve sua estreia on-line e ao vivo em 2020, no canal Bis. Por sua temporada presencial em 2022, a peça está concorrendo em cinco categorias do Prêmio Cesgranrio. A peça está em cartaz atualmente em São Paulo. Também com a Barca, codirigiu o clipe “Calcanhar”, de Elba Ramalho, e roteirizou e dirigiu o clipe “Ali”, realizado durante o isolamento social, com imagens feitas em casa por integrantes da companhia e colaboradores.

 

Escreveu duas peças da premiada trilogia musical infantojuvenil “Três Histórias de Amor para Crianças, com direção de Duda Maia: “A Gaiola” e “Contos Partidos de Amor”.  Foi ator e roteirista colaborador da série “Louco por Elas” (Rede Globo), de João Falcão. É integrante do Patuanú – Núcleo de Pesquisa em Dança Pessoal, sob a coordenação de Carlos Simioni (LUME Teatro). Em 2010 e 2011, compôs o elenco da organização Doutores da Alegria.

 

 

 

Duda Maia (diretora)

 

Duda Maia é formada pela Escola de Dança Angel Vianna, onde lecionou dança contemporânea por 13 anos. É diretora e idealizadora da premiada trilogia musical infantojuvenil “Três Histórias de Amor Para Crianças”: “A Gaiola”, “Contos Partidos de Amor” e “Vamos Comprar Um Poeta”.

 

Adaptação de Eduardo Rios para o livro homônimo de Adriana Falcão, “A Gaiola” foi contemplada com diversos prêmios, entre eles: Melhor Espetáculo e Direção nos prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e Botequim Cultural. “Contos Partidos de Amor” é uma livre adaptação de contos de Machado de Assis, com texto de Eduardo Rios. Por essa produção, Duda Maia ganhou o prêmio Zilka Salaberry de Melhor Direção. “Vamos Comprar Um Poeta”, adaptação de Clarice Lissovki para o livro do português Afonso Cruz, foi vencedora do Prêmio APCA na categoria Melhor Infantil em São Paulo; e do Prêmio CBTIJ nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção.

 

É diretora de “AUÊ”, da Barca dos Corações Partidos, tendo recebido os prêmios Cesgranrio, Shell e Botequim Cultural de Melhor Direção. Também com a Barca, dirigiu “Jacksons do Pandeiro”, que teve sua estreia on-line no canal Bis, em 2022. Por sua temporada presencial em 2022, está concorrendo em cinco categorias do Prêmio Cesgranrio, entre elas, Melhor Direção. A peça está em cartaz atualmente em São Paulo.

 

Dirigiu o aclamado musical “ELZA”. Por essa peça, recebeu os prêmios de Melhor Direção nos prêmios Cesgranrio, Reverência, Botequim Cultural, Brasil Musical e Bibi Ferreira. Foi diretora artística do último show de Elza Soares, “Planeta Fome”, que estreou no Rock In Rio 2019.

 

É criadora do musical infantil “Zaquim”, com produção da Aventura. Em 2022, a peça marcou a inauguração da EcoVilla Ri Happy – novo espaço cultural da Aventura Produções no Rio. No mesmo ano, dirigiu “VIRAMUNDO”, com o Balé do Teatro Castro Alves e a Orquestra Afrosinfônica, em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Atualmente, o espetáculo está em turnê pelo país.

 

Dayse Pozato (idealizadora e atriz)

 

Dayse Pozato é carioca, atriz, jornalista e bailarina. Cursou O Tablado e é formada como bailarina pela Escola de Dança Angel Vianna. Começou em 1987, com Bia Lessa, no espetáculo “Exercício Número 1”. Atuou em dramas e comédias, com profissionais como Jorge Dória, Jefferson Miranda, João Bethencourt, Luis Arthur Nunes, entre outros. Com o espetáculo infantil “A Pequena Vendedora de Fósforos”, projeto que idealizou e produziu, foi indicada ao 4º Prêmio Botequim Cultural de Teatro na categoria Melhor Atriz.

 

Na TV, fez a novela “Deus Salve o Rei” (Rede Globo), com direção de Fabrício Mamberti, sendo indicada como Atriz Revelação pelo site “Notícias da TV”. Atuou em “A Vida da Gente”, de Lícia Manzo, com direção de Jayme Monjardim, e na quarta temporada da série “Sob Pressão”, dirigida por Andrucha Waddington.

 

Em cinema, atuou em “Ninguém Ama Ninguém por Mais de Dois Anos”, com direção de Clóvis Mello. O filme publicitário “Kitchen”, no qual é a única protagonista, ganhou o Leão de Prata, em Cannes (2005) e o Prêmio Publicitários do Ano (2007), sob direção de René Sampaio. Seu último trabalho em teatro foi com o espetáculo “Histórias Veladas”, que foi interrompido pela pandemia do coronavírus. Foi diretora artística do jornal “O Globo”, onde durante 14 anos montou espetáculos com os funcionários da empresa.

 

Luan Vieira (ator)

 

Luan Vieira é graduado em atuação cênica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e estudante de licenciatura em Biologia pela UFRJ. Em 2013, ingressou na Cia Cortejo, tendo trabalhado nas peças “Alice Mandou um Beijo” e “Antes da Chuva”. Em 2018, em parceria com a Multifoco Cia de Teatro, fez o espetáculo “A Palavra Progresso na Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa”, obra do dramaturgo Matei Visniec.

 

Em 2019, participou do musical infantil “Vamos Comprar um Poeta”, com direção de Duda Maia. Pela obra, foi indicado na categoria Melhor Ator de Espetáculo Infantil no Prêmio Botequim Cultural e premiado na categoria "Melhor Elenco de Espetáculo Infantil " no Prêmio CBTIJ. No mesmo ano, escreveu e encenou o esquete “Aquele Último Filme Antes da Partida", tendo recebido os prêmios de Melhor Ator e Melhor Texto no FESTU 2019.

 

Na TV, participou das novelas “Liberdade Liberdade” e “Rock Story” (Rede Globo). Atualmente, guia uma pesquisa na UNIRIO chamada “O organismo e a expressividade”, que tem como intenção aliar os conhecimentos em torno das áreas da biologia e do corpo humano com a expressividade do ator e atriz.

 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Eduardo Rios

Direção: Duda Maia

Diretora assistente: Luiza Loroza e Carolina Futuro
Iluminação: Renato Machado e Felipe Medeiros

Cenografia: Anderson Dias
Trilha sonora original: Beto Lemos
Figurinista: Karen Brusttolin
Elenco: Dayse Pozato e Luan Vieira
Direção de produção: Bruno Mariozz

Produção: Palavra Z Produções Culturais 

 

SERVIÇO:

Espetáculo: “Manoel”

Temporada: de 04 de março a 07 de maio de 2023

Horários: sábados e domingos, às 16h

Local: Centro Cultural Oi Futuro

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro

Tel: (21) 3131-3060

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) | R$ 20,00 (meia entrada)

Vendas pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br

Duração: 50min
Capacidade: 63 lugares

Classificação indicativa: livre 

O Centro Cultural Oi Futuro é acessível a pessoas com necessidades especiais

Instagram do espetáculo: @manoelespetaculo

 

Assessoria de Imprensa:

Paula Catunda (paula.catunda@gmail.com)

(21) 98795-6583

 

 

Informações para imprensa sobre o Centro Cultural Oi Futuro:

monica@monicavillela.com.br

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