[Especial Oscar 2023] Avatar: O Caminho da Água


Sinopse: Em Avatar: O Caminho da Água, sequência de Avatar (2009), após dez anos da primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos, Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e sua tribo. Ele e Ney'tiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos, devido a problemas conjugais e papéis que cada um tem que exercer dentro da tribo. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora, indo para o mar e fazendo pactos com outros Na'vi da região. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente. Mesmo com dificuldade, Jake acaba fazendo novos aliados - alguns dos quais já vivem entre os Na'vi e outros com novos avatares. Mesmo com uma guerra em curso, Jake e Ney'tiri terão que fazer de tudo para ficarem juntos e cuidar da família e de sua tribo

Lançado em 2022, Avatar: O Caminho das Águas é dirigido por James Cameron e foi roteirizado por James Cameron, Rick Jaffa e Amanda Silver. Conta com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang e Kate Winslet no elenco.

Curiosidades:

- De acordo com James Cameron, as sequencias de Avatar foram um grande empreendimento que ele dividiu os quatro roteiros entre o time de roteiristas Rick Jaffa, Amanda Silver, Josh Friedman e Shane Salerno.

- Kate Winslet fez todas as cenas de dublê debaixo d’água.

- Sigourney Weaver praticou segurar a respiração para filmas a captura de movimento para as sequencias aquáticas do filme. Ela também se juntou suas jovens colegas de trabalho em aprender língua de sinais debaixo d’água e parkour, para as cenas das adolescentes Na’vi correndo entre as árvores ou correndo no topo das montanhas flutuantes.

- Tem um intervalo de 13 anos entre o primeiro filme do Avatar e este filme, sendo uma das produções mais longas desde que foi anunciado quase imediatamente depois do sucesso do primeiro filme.

- O clã Metkayia foi inspirado pelo povo Maori, com atores Maori do elenco das sequências de Avatar trabalhando com Cameron para incorporar os elementos das culturas indígenas da Nova Zelandia nos costumes e tradições do clã.

- Não apenas James Cameron filmou duas sequências ao mesmo tempo como também esperou para começar as filmagens até que os roteiros de Avatar 2, 3, 4 e 5 estivessem completos.

- As sequências de Avatar custaram ao todo cerca de 1 bilhão de dólares.

- James Horner assinou sua participação na trilha sonora do filme até sua morte em junho de 2015. O novo compositor é Simon Franglen.

- Edward Norton recusou o papel após descobrir que ele faria o papel de um personagem humano, estando mais interessado no papel de um Na’vi. James Cameron, que ainda queria trabalhar com ele, eventualmente o colocou em Alita: Anjo de Combate (2019) no papel de Nova.

- A data de lançamento foi continuamente adiada, eventualmente acontecendo em 2022. De acordo com Cameron, foi porque todas as sequencias foram filmadas uma atrás da outra, parecida com a trilogia de Senhor dos Anéis de Peter Jackson.

- O filme revela que os clãs Na’vi de Pandora evoluíram para se adaptarem aos seus ambientes únicos. Há 15 clãs Na’vi diferentes e todos eles se evoluíram de maneiras diferentes. O filme também oferece algumas críticas sutis dos Na’vi, mostrando um pouco de preconceito racial baseado nas diferenças físicas.

- Primeira sequência de James Cameron desde O Exterminador 2 (1991).

- O co-roteirista Rick Jaffa revelou que o plano original de uma das sequências era para o povo Na’vi lutar com seus inimigos no espaço, mas a ideia foi descartada.

Avatar: O Caminho das Águas concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Design de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. 

Trailer:


Fontes: IMDb, AdoroCinema, Omelete

 


 

Nenhum comentário